Ciranda de Quadrinhas

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos literários

A atividade 'Ciranda de Quadrinhas' tem como objetivo principal promover a leitura, interpretação e expressão artística dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental por meio de quadrinhas e parlendas. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos, e cada grupo receberá uma quadrinha diferente. Eles deverão ler o texto em conjunto, promovendo uma primeira interação com o material. Após a leitura, os alunos discutirão em grupo o significado, as rimas e a estrutura do texto, incentivando a análise e a reflexão sobre a linguagem. A partir desta etapa, a roda de debate será introduzida, permitindo que os alunos compartilhem suas interpretações e aprendizados com os demais, enriquecendo a experiência de todos. Em seguida, cada grupo trabalhará na criação de desenhos que representem suas quadrinhas, procurando estabelecer uma conexão entre a leitura feita e a ilustração, e assim, reforçar a compreensão do texto. Para finalizar, os desenhos serão apresentados à classe, e os demais alunos tentarão adivinhar quais quadrinhas estão sendo representadas, promovendo interação, revisão do conteúdo aprendido e, sobretudo, diversão.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos entre os alunos do 1º ano, além de incentivar o trabalho em equipe e a expressão artística. Além de fomentar a capacidade de compreensão e análise crítica através da discussão em grupo, os alunos também trabalharão aspectos da expressão oral e habilidades sociais durante as rodas de debate. A conexão da leitura com o desenho busca promover a criatividade, a interpretação pessoal e a capacidade de síntese, mostrando como diferentes formas de arte podem se complementar. A estratégia de tentar adivinhar as quadrinhas com base nos desenhos dos colegas visa revisar e reafirmar o conteúdo de forma lúdica, estimulando a memória e a construção de conhecimento de maneira divertida e interativa.

  • Promover a leitura e interpretação de textos literários.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística através do desenho.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a habilidade de debate.
  • Reforçar a compreensão de texto por meio de atividades lúdicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo de quadrinhas e parlendas, abordando aspectos como leitura, interpretação de textos, expressão artística e habilidades sociais. O planejamento enfoca notadamente a importância de conectar a literatura com outras formas de arte, como o desenho, e a relevância da discussão e troca de ideias em grupo como veículo para um melhor entendimento e apreciação dos textos. Além disso, explicita a necessidade de desenvolver a expressão oral e a escuta ativa entre os alunos como parte integral do processo educativo.

  • Leitura e interpretação de quadrinhas e parlendas.
  • Análise de rima, ritmo e estrutura de textos.
  • Expressão artística por meio do desenho.
  • Discussão e compartilhamento de interpretações em grupo.
  • Atividades lúdicas como método de aprendizagem.

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa de Roda de Debate e pela Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, haverá uma introdução aos textos de forma coletiva, seguida de uma leitura em grupo dos materiais designados. Os grupos de alunos então discutirão as quadrinhas, guiados por perguntas disparadoras fornecidas pelo professor, para promover reflexões profundas sobre o texto. A parte de criação de desenhos permitirá que os alunos expressem suas interpretações visualmente, promovendo um aprendizado multidisciplinar. A apresentação e o jogo para adivinhar as quadrinhas fortalecem a revisão do conteúdo de maneira divertida, incentivando a participação ativa de todos.

  • Introdução coletiva ao tema e aos textos.
  • Leitura e discussão em pequenos grupos.
  • Criação de desenhos para representar as quadrinhas.
  • Roda de debate para compartilhamento de interpretações.
  • Apresentação dos desenhos e jogo de adivinhação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema e a divisão dos grupos. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à leitura, debate e criação dos desenhos. A quarta e última aula será reservada para a apresentação dos desenhos e para o jogo de adivinhação das quadrinhas.

  • Aula 1: Introdução e organização dos grupos.
  • Aula 2: Leitura e discussão das quadrinhas.
  • Aula 3: Criação dos desenhos.
  • Aula 4: Apresentação e jogo de adivinhação.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, observando a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, a qualidade e criatividade dos desenhos produzidos, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. A performance no jogo de adivinhação também será considerada, avaliando a capacidade dos alunos de associar os desenhos às quadrinhas correspondentes. Serão valorizados a expressão oral, a argumentação nas discussões, o envolvimento no projeto e a capacidade de escuta ativa. O feedback será fornecido após cada etapa, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como cópias das quadrinhas, papel, lápis de cor e/ou giz de cera, e um espaço adequado para as discussões em grupo e a roda de debate. A organização do espaço deve permitir a livre expressão dos estudantes tanto na fase de debate quanto na criação artística, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e criativo.

  • Cópias impressas de diferentes quadrinhas e parlendas.
  • Papel branco para desenho.
  • Lápis de cor, giz de cera e outros materiais de arte.
  • Espaço adequado para a realização das rodas de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo