Quadrinhas do Folclore

Desenvolvida por: Katiuc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Folclore Brasileiro

Esta atividade tem como ponto de partida uma Roda de Debate, onde os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental discutirão sobre personagens e histórias do folclore brasileiro, compartilhando conhecimentos prévios e novas descobertas. Esta discussão inicial visa promover a troca de informações, estimular a curiosidade e o respeito pelas diversas culturas que compõem o folclore nacional. Após o debate, cada aluno escolherá um personagem folclórico para escrever uma quadrinha, prática que incentiva a escrita autônoma e a criatividade ao respeitar a estrutura de quatro linhas rimadas. Os alunos serão estimulados a empregar ritmo, rima e medidas de versos, favorecendo a compreensão das estruturas rímicas. A produção poética será, então, exposta em um mural na sala, celebrando a diversidade do folclore brasileiro e a criatividade dos estudantes. Esta atividade não apenas promove a alfabetização e o letramento, mas também valoriza o patrimônio cultural brasileiro.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão textual dos alunos, através da exploração do folclore brasileiro e da produção de quadrinhas. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar elementos da cultura popular brasileira, melhorar a capacidade de argumentação em debates, bem como praticar a escrita poética com criatividade e autonomia. Além disso, espera-se que esta atividade contribua para o reconhecimento e a valorização das diversidades culturais encontradas no Brasil, promovendo a inclusão e o respeito às múltiplas manifestações folclóricas.

  • Promover a leitura, escrita, oralidade e compreensão textual por meio do folclore.
  • Identificar e valorizar elementos da cultura brasileira.
  • Estimular a criatividade e a autonomia na produção textual poética.
  • Favorecer a compreensão das estruturas rímicas.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e compreensão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF02LP04: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo do folclore brasileiro, suas histórias e personagens, e a estrutura e criação de quadrinhas. Os alunos serão introduzidos à diversidade cultural brasileira por meio do folclore, aprendendo sobre suas lendas, mitos e tradições. A partir daí, avançarão para a prática da escrita poética, especificamente as quadrinhas, abordando conceitos como rima, ritmo e métrica. Este percurso didático integra conhecimentos linguísticos e culturais, visando a alfabetização e o letramento, além de desenvolver habilidades socioemocionais como empatia e criatividade.

  • Introdução ao folclore brasileiro: lendas, mitos e personagens.
  • Estrutura rímica: rima, ritmo e métrica de quadrinhas.
  • Escrita autônoma poética: criação de quadrinhas.
  • Explicação e prática da Roda de Debate.

Metodologia

A metodologia adotada inclui técnicas como Roda de Debate, para encorajar a troca de conhecimentos sobre o folclore; Aprendizagem Baseada em Projetos, por meio da criação de quadrinhas; e Atividade Mão-na-massa, para a elaboração do mural. Esta abordagem permite aos alunos serem ativos no processo de aprendizado, aplicando os conhecimentos adquiridos de forma criativa e significativa. Aprenderão a respeitar diferentes pontos de vista e aprimorar a habilidade de argumentar, enquanto desenvolvem a capacidade escrita e criativa.

  • Roda de Debate sobre folclore brasileiro.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos na criação de quadrinhas.
  • Atividade Mão-na-massa na elaboração do mural de quadrinhas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 4 horas, distribuídas em 4.8 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Iniciaremos com a apresentação do tema e condução da Roda de Debate, seguindo para a fase de planejamento e escrita das quadrinhas, e finalizaremos com a confecção e apresentação do mural.

  • Aula 1: Apresentação do folclore brasileiro e Roda de Debate.
  • Aula 2: Planejamento das quadrinhas e início da escrita.
  • Aula 3: Continuação da escrita das quadrinhas.
  • Aula 4: Finalização das quadrinhas e preparação do mural.
  • Aula 5: Apresentação do mural e relexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, considerando a participação ativa dos alunos durante a Roda de Debate, a criatividade e o esforço na criação das quadrinhas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe para a elaboração do mural. Será valorizado o processo de aprendizagem, a melhoria e o envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Observações diretas e feedbacks construtivos serão utilizados para acompanhar o progresso individual e coletivo, garantindo um ambiente de apoio e incentivo ao desenvolvimento das habilidades propostas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem textos e livros sobre o folclore brasileiro, materiais de arte para a criação do mural (papel, canetas, lápis de cor, cola), além de espaço adequado para a realização da Roda de Debate e exposição do mural. Acessos à internet podem enriquecer a pesquisa dos alunos sobre os personagens folclóricos. Estes materiais e recursos visam apoiar a execução das metodologias ativas propostas, fomentando uma experiência de aprendizado rica e diversificada.

  • Textos e livros sobre folclore brasileiro.
  • Materiais de arte para o mural (papel, canetas, lápis de cor, cola).
  • Espaço para Roda de Debate e exposição do mural.
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo