Nessa atividade interativa e colaborativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão o desafio de trabalhar em grupos para pesquisar, recontar e reimaginar lendas clássicas do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Curupira, entre outros. O principal objetivo é incentivar a criatividade dos alunos na elaboração de textos, utilizando adequadamente os conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como pontuação correta, organização em parágrafos e implementação de elementos narrativos essenciais. Cada grupo escolherá uma lenda para servir de base para a criação de sua própria versão dessa narrativa, adicionando elementos originais e inovadores. Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua lenda reformulada para a classe inteira, exercitando não apenas a capacidade de escrita, mas também habilidades de oralidade e escuta ativa, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Essa proposta de atividade busca promover a revisão de conceitos gramaticais e narrativos de uma forma dinâmica, inserida em um contexto cultural rico e significativo para os alunos.
Esta atividade pedagógica objetiva desenvolver competências linguísticas e gramaticais nos alunos, focando na correta aplicação de pontuação, concordância nominal e verbal, além de encorajar a organização textual em parágrafos. Visa também a apreciação e valorização do rico folclore brasileiro, incentivando a criatividade e imaginação dos estudantes ao reimaginar e recriar lendas tradicionais com elementos originais. A prática da oralidade e escuta ativa durante as apresentações estimula habilidades comunicativas essenciais, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Através desta atividade, abordaremos aspectos essenciais da narrativa, como enredo, personagens, tempo e espaço, além de práticas de escrita criativa, enfatizando a importância da correta utilização da língua (ortografia, pontuação, concordância). O contato com o folclore brasileiro serve como ponto de partida para a exploração da riqueza cultural do país, oferecendo aos alunos não apenas o reconhecimento de tradições, mas também a oportunidade de fazer parte da criação de novas histórias que enriqueçam este imaginário coletivo.
Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão incentivados a aprender fazendo, trabalhando em grupo para pesquisar, idealizar e executar suas versões de lendas do folclore brasileiro. Esta abordagem promove a autonomia do aluno, estimula o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade. As atividades serão divididas em etapas que incluem pesquisa, planejamento, produção textual e apresentações orais, tornando o aprendizado mais dinâmico e engajador.
A carga horária total da atividade será de 1 horas, dividida em 1.0 aulas de 60 minutos, onde os estudantes passarão por todas as etapas do projeto: desde a escolha da lenda até a apresentação final de suas criações.
A avaliação da atividade se dará por meio de critérios claros e pré-estabelecidos, considerando a participação individual e em grupo, a criatividade na reformulação das lendas, o uso correto da língua (gramática, pontuação, concordância) e a capacidade de trabalhar coletivamente durante a pesquisa e criação. Será também avaliada a habilidade de apresentação, observando clareza, coesão, coerência e engajamento com a audiência. Feedbacks construtivos serão oferecidos após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como acesso à internet para pesquisas sobre as lendas do folclore brasileiro, materiais de escrita (lápis, borracha, papel) para o esboço das histórias, e um espaço apropriado para as apresentações orais. O uso de recursos visuais ou digitais, como slides ou vídeos, para acompanhar as narrativas durante as apresentações também é encorajado, porém não obrigatório.
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