Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental um conhecimento profundo sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, explorando as motivações econômicas e geopolíticas que embasaram a expansão marítima portuguesa. Divididos em grupos, os alunos terão a oportunidade de representar uma das embarcações de Cabral, criando suas próprias caravelas com materiais recicláveis. Esta construção manual visa estimular a criatividade e o trabalho em equipe. Além da construção das caravelas, cada grupo realizará uma pesquisa para apresentar informações pertinentes sobre a viagem de descobrimento, focando nas motivações que levaram à exploração marítima e ao eventual encontro com o Brasil. A atividade promove a aprendizagem ativa através de metodologias mão-na-massa e baseada em jogos, incentivando os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem por meio da exploração, investigação e colaboração.
O propósito desta atividade é que os alunos possam entender o contexto histórico do descobrimento do Brasil, identificando as motivações econômicas e geopolíticas da época. Isso inclui o reconhecimento da história como resultado da ação humana no tempo e no espaço, assim como a identificação das motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços. Busca-se promover a capacidade analítica dos estudantes, estimular o trabalho em equipe, a criatividade na construção das caravelas e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.
O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo do Descobrimento do Brasil, enfocando a viagem de Pedro Álvares Cabral e a importância das motivações econômicas e geopolíticas na expansão marítima portuguesa. Através de uma abordagem prática, os alunos poderão compreender melhor os conceitos de migração e exploração em contextos históricos, aplicando seus conhecimentos na construção de caravelas e na elaboração de apresentações sobre o tema.
A metodologia desta atividade integra a abordagem mão-na-massa e a aprendizagem baseada em jogos para promover um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma embarcação de Pedro Álvares Cabral, e desafiados a construir caravelas utilizando materiais recicláveis. Esta prática estimula o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade e consciência sustentável. Além disso, será incentivada a realização de pesquisas em grupo para que os alunos possam explorar as motivações por trás da viagem de Cabral, desenvolvendo habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. A primeira parte da aula será dedicada à divisão dos grupos e início da construção das caravelas. Na sequência, haverá um momento para pesquisa sobre as motivações da viagem de Cabral. A última parte da aula será reservada para as apresentações dos grupos.
A avaliação será realizada com base na participação dos alunos nas diversas etapas da atividade, incluindo o engajamento na construção das caravelas, a qualidade e profundidade da pesquisa realizada sobre as motivações da viagem de Cabral, e a clareza e criatividade das apresentações em grupo. Será considerada a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de aplicar conhecimentos históricos na construção de argumentos e a criatividade no uso dos materiais recicláveis para a construção das caravelas. Exemplos de critérios avaliativos incluem: coesão e coordenação do grupo, originalidade e funcionalidade da caravela, profundidade e precisão nas informações da pesquisa, clareza e persuasão na apresentação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis como caixas de papelão, rolos de papel higiênico, garrafas PET, tampinhas, entre outros, para a construção das caravelas. Além disso, serão utilizados materiais para decoração e montagem como cola, tesoura, fita adesiva, tinta e pincéis. Recursos de pesquisa sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral e as motivações para a exploração marítima também serão importantes, podendo incluir livros, artigos e acesso à internet.
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