A Viagem do Descobrimento

Desenvolvida por: Christ… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Descobrimento do Brasil

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental um conhecimento profundo sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, explorando as motivações econômicas e geopolíticas que embasaram a expansão marítima portuguesa. Divididos em grupos, os alunos terão a oportunidade de representar uma das embarcações de Cabral, criando suas próprias caravelas com materiais recicláveis. Esta construção manual visa estimular a criatividade e o trabalho em equipe. Além da construção das caravelas, cada grupo realizará uma pesquisa para apresentar informações pertinentes sobre a viagem de descobrimento, focando nas motivações que levaram à exploração marítima e ao eventual encontro com o Brasil. A atividade promove a aprendizagem ativa através de metodologias mão-na-massa e baseada em jogos, incentivando os alunos a se engajarem ativamente no processo de aprendizagem por meio da exploração, investigação e colaboração.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é que os alunos possam entender o contexto histórico do descobrimento do Brasil, identificando as motivações econômicas e geopolíticas da época. Isso inclui o reconhecimento da história como resultado da ação humana no tempo e no espaço, assim como a identificação das motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços. Busca-se promover a capacidade analítica dos estudantes, estimular o trabalho em equipe, a criatividade na construção das caravelas e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

  • Entender o contexto histórico do descobrimento do Brasil
  • Reconhecer a importância das motivações econômicas e geopolíticas na expansão marítima
  • Desenvolver habilidades manuais e criativas na construção das caravelas
  • Estimular a capacidade de pesquisa e apresentação em grupo
  • Fomentar o trabalho em equipe e a tomada de decisões coletivas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI01: Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
  • EF04HI09: Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo do Descobrimento do Brasil, enfocando a viagem de Pedro Álvares Cabral e a importância das motivações econômicas e geopolíticas na expansão marítima portuguesa. Através de uma abordagem prática, os alunos poderão compreender melhor os conceitos de migração e exploração em contextos históricos, aplicando seus conhecimentos na construção de caravelas e na elaboração de apresentações sobre o tema.

  • Descobrimento do Brasil
  • Pedro Álvares Cabral e suas embarcações
  • Motivações econômicas e geopolíticas da expansão marítima
  • Construção de caravelas com materiais recicláveis
  • Pesquisa e apresentação sobre a viagem de Cabral

Metodologia

A metodologia desta atividade integra a abordagem mão-na-massa e a aprendizagem baseada em jogos para promover um ambiente dinâmico e interativo de aprendizagem. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma embarcação de Pedro Álvares Cabral, e desafiados a construir caravelas utilizando materiais recicláveis. Esta prática estimula o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade e consciência sustentável. Além disso, será incentivada a realização de pesquisas em grupo para que os alunos possam explorar as motivações por trás da viagem de Cabral, desenvolvendo habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação.

  • Dinâmicas de grupo para divisão das equipes e definição das tarefas
  • Construção de caravelas com materiais recicláveis como atividade prática
  • Pesquisa em grupo sobre as motivações da viagem de Pedro Álvares Cabral
  • Apresentação das pesquisas e das caravelas construídas para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. A primeira parte da aula será dedicada à divisão dos grupos e início da construção das caravelas. Na sequência, haverá um momento para pesquisa sobre as motivações da viagem de Cabral. A última parte da aula será reservada para as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Divisão dos grupos, construção das caravelas, pesquisa e apresentações

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação dos alunos nas diversas etapas da atividade, incluindo o engajamento na construção das caravelas, a qualidade e profundidade da pesquisa realizada sobre as motivações da viagem de Cabral, e a clareza e criatividade das apresentações em grupo. Será considerada a habilidade de trabalhar em equipe, a capacidade de aplicar conhecimentos históricos na construção de argumentos e a criatividade no uso dos materiais recicláveis para a construção das caravelas. Exemplos de critérios avaliativos incluem: coesão e coordenação do grupo, originalidade e funcionalidade da caravela, profundidade e precisão nas informações da pesquisa, clareza e persuasão na apresentação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis como caixas de papelão, rolos de papel higiênico, garrafas PET, tampinhas, entre outros, para a construção das caravelas. Além disso, serão utilizados materiais para decoração e montagem como cola, tesoura, fita adesiva, tinta e pincéis. Recursos de pesquisa sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral e as motivações para a exploração marítima também serão importantes, podendo incluir livros, artigos e acesso à internet.

  • Materiais recicláveis para a construção das caravelas
  • Materiais para decoração e montagem das caravelas
  • Recursos de pesquisa sobre a viagem de Pedro Álvares Cabral

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo