Detetives do Céu: Investigando Raios e Trovões

Desenvolvida por: Eliana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Meteorologia e Eletricidade

Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da meteorologia, focando especificamente na formação de raios e trovões. Antes da aula, os alunos serão encarregados de assistir a vídeos e ler textos selecionados como dever de casa para construir uma base de conhecimento sobre o tema. Durante a aula, eles trabalharão em pequenos grupos para sintetizar e aplicar o conhecimento adquirido, criando mapas conceituais em papel kraft. Esses mapas irão destacar conexões entre conceitos-chave, como cargas elétricas nas nuvens e a eletricidade na atmosfera, e explicar como esses fenômenos levam à formação dos raios e ao som dos trovões. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, permitindo uma rica troca de informações e perspectivas entre os alunos. Esta atividade não só visa promover o entendimento científico sobre um fenômeno natural impressionante, mas também estimula habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a formação de raios e trovões, utilizando uma abordagem prática e colaborativa. Através da criação de mapas conceituais, os alunos poderão visualizar e entender as relações entre diferentes conceitos científicos, como as cargas elétricas nas nuvens e a eletricidade na atmosfera. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pensamento crítico e habilidades de apresentação. Os alunos serão encorajados a analisar e sintetizar informações, aplicar conhecimento em um contexto prático e comunicar suas descobertas de maneira eficaz.

  • Compreender os conceitos científicos relacionados à formação de raios e trovões.
  • Desenvolver habilidades de síntese e análise ao criar mapas conceituais.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Praticar habilidades de apresentação e comunicação eficaz.
  • Promover o pensamento crítico através da discussão e troca de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI12 - Explicar a formação de chuvas, raios e trovões, com base no entendimento de fenômenos relacionados a mudanças de estado físico da água e à eletricidade.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está integrado ao currículo de Ciências da Natureza, promovendo uma abordagem interdisciplinar que combina conceitos de meteorologia e física. O conteúdo programático está alinhado aos objetivos de aprendizagem da BNCC, garantindo que, ao investigar os fenômenos dos raios e trovões, os alunos poderão explorar a relação entre as mudanças de estados físicos da água e os aspectos elétricos envolvidos na formação destes fenômenos naturais. A atividade promove um entendimento científico robusto, ao mesmo tempo que valoriza a aplicação prática do conhecimento em situações do cotidiano.

  • Conceitos de eletricidade e cargas elétricas.
  • Formação de nuvens e estados físicos da água.
  • Processos que levam à formação de raios.
  • Som dos trovões e suas causas.
  • Segurança durante tempestades elétricas.

Metodologia

A metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' será empregada nesta atividade, incentivando os alunos a assumirem um papel ativo na sua aprendizagem. Antes da aula, os alunos acessarão material de estudo pré-selecionado, garantindo que cheguem à aula preparados para engajar em discussões profundas e colaborativas. Durante a aula, a criação dos mapas conceituais em pequenos grupos promoverá a aplicação do conhecimento de forma prática, incentivando a colaboração e o compartilhamento de ideias. Esta abordagem promove não apenas a compreensão dos conceitos científicos em questão, mas também habilidades essenciais de comunicação e trabalho em equipe.

  • Estudo dirigido com vídeos e textos como dever de casa.
  • Formação de pequenos grupos para discussão e colaboração.
  • Criação de mapas conceituais em papel kraft.
  • Apresentações em grupo para a classe.
  • Discussão aberta para troca de informações entre os alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos, discussão dos conceitos estudados em casa e início da criação dos mapas conceituais. A segunda aula focará na finalização dos mapas conceituais e nas apresentações em grupo, seguidas por uma discussão aberta entre todos os participantes.

  • Aula 1: Formação de grupos e início da criação dos mapas conceituais.
  • Aula 2: Finalização e apresentação dos mapas conceituais; Discussão aberta.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e criatividade dos mapas conceituais produzidos e na eficácia das apresentações em grupo. A capacidade de trabalhar em equipe, de comunicar ideias de maneira clara e de demonstrar compreensão dos conceitos científicos estudados serão critérios importantes. Além disso, a participação nas discussões e a capacidade de fazer conexões entre os conceitos apresentados contribuirão para a avaliação final. Exemplos concretos de avaliação incluirão a verificação do uso de conceitos chave nos mapas, a clareza com que as ideias são comunicadas e a originalidade das conexões feitas entre os conceitos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem o acesso aos materiais de estudo pré-selecionados (vídeos e textos), papel kraft para a criação dos mapas conceituais, marcadores ou canetas coloridas e recursos de apresentação para as apresentações finais. O acesso à internet será essencial para o estudo inicial em casa. O uso de um quadro branco ou projetor durante as apresentações também pode enriquecer a atividade, permitindo que os grupos compartilhem suas descobertas de forma mais dinâmica e interativa.

  • Vídeos e textos sobre formação de raios e trovões.
  • Papel kraft para mapas conceituais.
  • Marcadores, canetas coloridas.
  • Acesso à internet para o estudo em casa.
  • Quadro branco ou projetor para as apresentações.

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