Esta atividade pedagógica 'Minha Família de Ontem e de Hoje' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, objetivando criar um espaço de troca de experiências intergeracionais, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar histórias familiares, ouvidas de pais e avós, sobre seus modos de vida na infância e compará-las com suas próprias vivências. Através de uma estruturada Roda de Debate, os alunos serão encorajados a discutir as mudanças e as permanências nas formas de organização familiar, hábitos diários, brincadeiras e o uso da tecnologia. Esta atividade não apenas aborda a habilidade EF01HI07 como também valoriza a história familiar dos alunos, promove o respeito às diferentes gerações e fomenta uma compreensão das transformações sociais e culturais ao longo do tempo.
O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e reconhecer as mudanças e permanências nas formas de vida e organização familiar ao longo do tempo, desenvolvendo sua capacidade de comparação, análise e reflexão crítica. Pretende-se também promover a valorização da história pessoal e familiar, incentivando-os a reconhecer a diversidade de vivências e perspectivas. Além disso, almeja-se fortalecer habilidades socioemocionais, como a empatia e o respeito pelas histórias de vida de outros, realçando a importância do diálogo intergeracional.
O conteúdo programático abordará a dinâmica das transformações sociais, tecnológicas e nos modos de vida ao longo do tempo, partindo da experiência familiar dos alunos como ponto de início para discussões mais amplas sobre as mudanças e permanências culturais e sociais. Serão incluídas no debate temáticas como as diferentes brincadeiras, formas de aprendizado, dinâmicas familiares e o uso da tecnologia em diferentes gerações.
A metodologia ativa Roda de Debate será utilizada para engajar os alunos em uma discussão construtiva sobre as várias temáticas abordadas na atividade. Esta abordagem promove a participação ativa, a escuta respeitosa e a expressão livre de ideias e opiniões. A preparação para o debate incluirá a coleta de histórias familiares pelos alunos, reflexão individual e a organização de pensamentos para compartilhar com o grupo.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as histórias coletadas e participarão de uma discussão inicial. A segunda aula será dedicada à continuação da Roda de Debate, refletindo sobre as aprendizagens e expressando através de desenhos ou escrita suas compreensões.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a Roda de Debate, observando sua capacidade de escutar, refletir e expressar ideias e opiniões de forma respeitosa. A qualidade das contribuições para o debate, assim como a reflexão individual expressa nas atividades de desenho ou escrita, também serão consideradas. O objetivo é avaliar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, mais do que o acúmulo de conteúdo factual.
Será necessária a preparação de um espaço acolhedor e que favoreça a discussão em grupo, como uma sala de aula reorganizada em forma de cÃrculo. Materiais como papel, canetas, lápis de cor e materiais de artes podem ser solicitados para as atividades de expressão das aprendizagens. Será útil também ter acessibilidade a um gravador ou smartphone, para que os alunos possam ouvir novamente as histórias coletadas, caso haja necessidade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula