Minha Família de Ontem e de Hoje

Desenvolvida por: Cleia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Transformações Sociais e Culturais

Esta atividade pedagógica 'Minha Família de Ontem e de Hoje' é projetada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, objetivando criar um espaço de troca de experiências intergeracionais, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar histórias familiares, ouvidas de pais e avós, sobre seus modos de vida na infância e compará-las com suas próprias vivências. Através de uma estruturada Roda de Debate, os alunos serão encorajados a discutir as mudanças e as permanências nas formas de organização familiar, hábitos diários, brincadeiras e o uso da tecnologia. Esta atividade não apenas aborda a habilidade EF01HI07 como também valoriza a história familiar dos alunos, promove o respeito às diferentes gerações e fomenta uma compreensão das transformações sociais e culturais ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e reconhecer as mudanças e permanências nas formas de vida e organização familiar ao longo do tempo, desenvolvendo sua capacidade de comparação, análise e reflexão crítica. Pretende-se também promover a valorização da história pessoal e familiar, incentivando-os a reconhecer a diversidade de vivências e perspectivas. Além disso, almeja-se fortalecer habilidades socioemocionais, como a empatia e o respeito pelas histórias de vida de outros, realçando a importância do diálogo intergeracional.

  • Explorar conceitos de mudança e permanência nas formas de organização familiar e social.
  • Fomentar o respeito e a valorização da história e tradições familiares.
  • Desenvolver habilidades de escuta ativa e expressão oral.
  • Incentivar a comparação entre diferentes modos de vida e perspectivas.
  • Estimular a compreensão das transformações sociais e tecnológicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a dinâmica das transformações sociais, tecnológicas e nos modos de vida ao longo do tempo, partindo da experiência familiar dos alunos como ponto de início para discussões mais amplas sobre as mudanças e permanências culturais e sociais. Serão incluídas no debate temáticas como as diferentes brincadeiras, formas de aprendizado, dinâmicas familiares e o uso da tecnologia em diferentes gerações.

  • Mudanças e permanências nas formas de organização familiar
  • Histórias e tradições familiares
  • Transformações sociais e tecnológicas
  • Comparação entre passado e presente
  • Valorização da diversidade de experiências

Metodologia

A metodologia ativa Roda de Debate será utilizada para engajar os alunos em uma discussão construtiva sobre as várias temáticas abordadas na atividade. Esta abordagem promove a participação ativa, a escuta respeitosa e a expressão livre de ideias e opiniões. A preparação para o debate incluirá a coleta de histórias familiares pelos alunos, reflexão individual e a organização de pensamentos para compartilhar com o grupo.

  • Preparação e coleta de histórias familiares
  • Roda de Debate sobre mudanças e permanências
  • Reflexão e compartilhamento de experiências pessoais e familiares
  • Atividades de desenho e escrita para expressar aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão as histórias coletadas e participarão de uma discussão inicial. A segunda aula será dedicada à continuação da Roda de Debate, refletindo sobre as aprendizagens e expressando através de desenhos ou escrita suas compreensões.

  • Aula 1: Compartilhamento de histórias e início da Roda de Debate
  • Aula 2: Continuação da Roda de Debate e atividades de reflexão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a Roda de Debate, observando sua capacidade de escutar, refletir e expressar ideias e opiniões de forma respeitosa. A qualidade das contribuições para o debate, assim como a reflexão individual expressa nas atividades de desenho ou escrita, também serão consideradas. O objetivo é avaliar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, mais do que o acúmulo de conteúdo factual.

Materiais e ferramentas:

Será necessária a preparação de um espaço acolhedor e que favoreça a discussão em grupo, como uma sala de aula reorganizada em forma de círculo. Materiais como papel, canetas, lápis de cor e materiais de artes podem ser solicitados para as atividades de expressão das aprendizagens. Será útil também ter acessibilidade a um gravador ou smartphone, para que os alunos possam ouvir novamente as histórias coletadas, caso haja necessidade.

  • Sala de aula com arranjo para Roda de Debate
  • Papel, canetas, lápis de cor e materiais de arte
  • Gravador ou smartphone para reprodução de histórias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo