Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na prática democrática ao criar uma 'Constituição da Sala de Aula'. Começando com uma introdução sobre a Constituição Brasileira, enfatizaremos sua importância fundamental na consolidação dos princípios democráticos e na promoção dos direitos humanos no país. A atividade será desenvolvida em duas fases principais: inicialmente, haverá uma sessão de brainstorming em grupos, onde os alunos discutirão e listarão os direitos e deveres essenciais para manter uma convivência harmônica na sala de aula, inspirados nos valores de respeito à diversidade, pluralidade cultural e direitos humanos. Na segunda fase, cada grupo apresentará suas sugestões para toda a turma, e, através de um exercício democrático de votação, decidirão quais direitos e deveres incluirão na sua 'Constituição da Sala de Aula'. Este documento final será um reflexo do entendimento coletivo de cidadania e uma expressão do compromisso dos alunos com um convívio respeitoso e inclusivo.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem os fundamentos da democracia e da cidadania através de uma abordagem prática e participativa. Especificamente, almejamos que os alunos identifiquem e discutam a importância dos direitos e deveres dentro de um grupo, reflitam sobre a diversidade e pluralidade como pilares de uma sociedade democrática, e vivenciem o processo democrático de tomada de decisões coletivas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos tenham desenvolvido uma compreensão mais profunda sobre o conceito de cidadania e sua aplicação no cotidiano escolar, além de terem aprimorado suas habilidades de comunicação, negociação, e trabalho em equipe.
A atividade combinará conteúdos de História e Educação para a Cidadania, abordando temas como a importância da Constituição, o papel dos direitos e deveres no convívio social, e os princípios democráticos. Através dessa proposta, pretendemos oferecer aos alunos uma base teórica sólida que será explorada de forma prática durante a elaboração da 'Constituição da Sala de Aula'. Desta forma, os estudantes poderão aplicar seus conhecimentos sobre democracia, cidadania e direitos humanos de forma concreta, fortalecendo seu entendimento sobre como esses conceitos afetam suas vidas e a sociedade.
Utilizando uma abordagem de metodologias ativas, como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, a atividade será centrada na participação ativa dos alunos. Através da colaboração em grupos, rodas de discussão e votações, os alunos serão protagonistas no processo de aprendizagem. Esta estratégia promove não apenas a compreensão teórica, mas também a vivência prática dos conceitos de democracia, cidadania e direitos humanos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas fundamentais.
A atividade será desenvolvida ao longo de dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, haverá a introdução da temática e o início do trabalho em grupo. No segundo encontro, os grupos finalizarão suas propostas e ocorrerá a votação e formalização da 'Constituição da Sala de Aula'.
A avaliação da atividade será processual e formativa, observando a participação, engajamento e contribuição individual e coletiva dos alunos no processo de discussão, elaboração e votação da 'Constituição da Sala de Aula'. Serão considerados critérios como respeito ao próximo, capacidade de argumentação, trabalho em equipe e compreensão dos conceitos de cidadania e democracia. Feedbacks serão fornecidos ao longo da atividade para promover a reflexão e o aprimoramento contínuo.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a redação da 'Constituição da Sala de Aula', como folhas de papel, canetas e marcadores. Além disso, será utilizado o quadro para anotações gerais e a organização das ideias durante as votações. Recursos adicionais como vídeos e artigos sobre a Constituição Brasileira, democracia e cidadania podem ser utilizados como material de apoio.
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