A atividade 'Expedição Literária: Construindo Sonetos e Explorando Gramática' tem como principal objetivo introduzir os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à estrutura e característica dos sonetos, tanto em sua forma clássica quanto contemporânea. Ao longo desta jornada, os estudantes serão encorajados a experimentar e explorar a riqueza da língua portuguesa, enfatizando a importância da escolha lexical na expressão poética. Através de exemplos significativos, discussões colaborativas e atividades práticas, os alunos empregarão seu conhecimento sobre artigos, substantivos, adjetivos e advérbios na criação de seus próprios sonetos. Esta atividade não só aprimora a habilidade de escrita dos estudantes, mas também promove uma compreensão mais profunda dos elementos gramaticais, destacando sua relevância na construção de efeitos de sentido dentro da poesia.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade pedagógica se centram na capacitação dos alunos para ler, compreender e criar textos poéticos, especificamente sonetos, utilizando a gramática de forma estratégica e criativa. Visa-se fomentar uma apreciação literária e uma compreensão profunda da estrutura do soneto, além de promover a habilidade de escolha lexical cuidadosa para a construção de significados e efeitos de sentido. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sejam capazes de expressar seus pensamentos e sentimentos de forma poética, demonstrando domínio sobre as ferramentas linguísticas e gramaticais.
O conteúdo programático abrange a história e estrutura do soneto, análise de sonetos de diferentes épocas, elementos da gramática com ênfase na escolha lexical (artigos, substantivos, adjetivos, e advérbios) e atividades práticas de escrita criativa. Enfatizando uma abordagem interdisciplinar, a análise dos sonetos servirá como um meio para compreender a função dos elementos gramaticais na composição poética, estimulando, assim, uma reflexão sobre a linguagem e seu poder expressivo.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade engaja os alunos em uma aprendizagem participativa, onde são os protagonistas do processo educativo. As sessões começarão com a análise conjunta de sonetos, seguida de discussões e reflexões guiadas pelo professor, promovendo o pensamento crítico. Em seguida, aplicarão seus conhecimentos em exercícios práticos de escrita, recebendo feedbacks contínuos. A colaboração será incentivada, permitindo aos alunos aprenderem uns com os outros durante o processo criativo.
A carga horária total será de 2 horas. A atividade será executada em uma única aula de 90 minutos, onde os alunos irão realizar todas as etapas propostas, desde a introdução ao soneto até a produção dos próprios sonetos.
A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de análise crítica demonstrada nas discussões, a aplicação dos conceitos gramaticais na criação poética e a originalidade e profundidade dos sonetos escritos. Feedbacks personalizados serão dados para encorajar o desenvolvimento contínuo de habilidades. Exemplos de critérios de avaliação incluem a aderência à estrutura do soneto, a riqueza lexical, a coesão e coerência textual e a expressividade e criatividade.
Os recursos necessários para esta atividade incluirão cópias de sonetos clássicos e contemporâneos, material didático sobre estrutura de soneto e elementos gramaticais, quadro branco, marcadores e acesso a computadores ou tablets para pesquisas adicionais. A utilização de recursos digitais também será encorajada para permitir uma exploração mais ampla de textos poéticos.
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