Inspirados pela rica mitologia amazônica, os alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de entrar em contato com as histórias que formam o tecido cultural dessa região, através da criação de poemas. Esta atividade visa não apenas a aproximação dos estudantes com o universo mitológico amazônico, como também o desenvolvimento da habilidade de versificação e expressão poética, utilizando a língua de forma criativa e expressiva. Será um verdadeiro laboratório de experimentação linguística, onde os alunos poderão explorar diferentes recursos estilísticos e variedades linguísticas para construir seus textos. A atividade será concluída com uma roda de leitura, promovendo a partilha e discussão dos poemas produzidos, incentivando a escuta ativa e o feedback construtivo entre os participantes.
Os objetivos desta atividade centram-se no desenvolvimento das competências interpretativas e produtivas dos alunos, no âmbito da língua portuguesa. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham aprimorado suas habilidades de leitura, interpretação e produção textual, particularmente em relação à poesia. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade e sensibilidade dos alunos, capacitando-os a expressar ideias complexas de maneira poética e simbólica, ao mesmo tempo que aprofunda seu conhecimento e apreciação pelo riquíssimo universo cultural da Amazônia.
O conteúdo programático abrangerá um estudo introdutório sobre a mitologia amazônica, explorando suas principais lendas e símbolos. Além disso, serão abordados os fundamentos da criação poética, como versificação, metrificação e o uso expressivo da língua. O foco estará na flexibilidade e riqueza da língua portuguesa como veículo para a expressão da identidade cultural amazônica.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, com foco na participação efetiva dos alunos. A atividade será estruturada em duas etapas principais: estudo dirigido e laboratório de produção poética. Na primeira etapa, os alunos receberão material para estudo das lendas amazônicas e fundamentos poéticos. A segunda etapa será dedicada à criação de poemas, com orientação e acompanhamento do professor. A roda de leitura servirá como espaço de partilha, crítica construtiva e reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão ao estudo das lendas amazônicas e aos fundamentos da poesia. A segunda aula será dedicada à produção dos poemas e à preparação para a roda de leitura.
A avaliação será baseada em critérios como criatividade, uso expressivo da língua, aderência à temática amazônica e aplicação dos recursos estilísticos estudados. Consideraremos também a participação ativa na roda de leitura, a capacidade de dar e receber feedback construtivo e a reflexão sobre o processo de criação. A avaliação terá caráter formativo, valorizando o esforço e o progresso dos alunos ao longo da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais de apoio que incluem textos sobre mitologia amazônica, exemplos de poemas, e recursos didáticos sobre técnicas poéticas. Será importante contar com um ambiente que favoreça a escrita e a reflexão, além de dispositivos para a leitura dos poemas durante a sessão de partilha.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula