Roda de Histórias: de Quem é a Voz?

Desenvolvida por: Aryann… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa e Ponto de Vista

Nesta atividade, 'Roda de Histórias: de Quem é a Voz?', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental tornar-se-ão detetives literários, empenhando-se na missão de identificar o narrador de histórias e seus respectivos pontos de vista. O professor começará a aula contando histórias breves, variando entre narrativas em primeira e terceira pessoa, preparando assim o terreno para a investigação. Posteriormente, em uma dinâmica de rodízio, os alunos selecionarão, um a um, livros da biblioteca da sala, com o desafio de determinar perante a turma o ponto de vista do narrador da obra escolhida. Esta atividade culminará em um debate orientado, explorando como a escolha do narrador altera nosso entendimento e apreciação da história, fomentando não apenas a compreensão literária, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos elementos fundamentais da narrativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é enriquecer a capacidade analítica dos alunos quanto à estrutura de narrativas, fomentando a identificação de narradores e suas perspectivas distintas. Visa também estimular o pensamento crítico sobre como essas escolhas narrativas influenciam a recepção de uma história, além de reforçar a habilidade de articular argumentos e compartilhar interpretações em um contexto de grupo, encorajando o respeito por diferentes pontos de vista e opiniões.

  • Identificar narradores em textos diversos e compreender seus pontos de vista.
  • Analisar como a escolha do narrador pode influenciar a percepção da história.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate em um contexto coletivo.
  • Estimular o pensamento crítico e a compreensão literária.
  • Promover a interação entre os alunos por meio de atividades de rodízio e debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a compreensão das categorias narrativas, com enfoque especial no narrador e ponto de vista. Explora a importância dos pronomes pessoais, possessivos, e demonstrativos na construção de coesão e coerência textual, além de habilidades de análise literária e argumentação.

  • Narrador e ponto de vista
  • Análise de narrativas em primeira e terceira pessoa
  • Uso de pronomes como recurso coesivo
  • Elementos fundamentais da narrativa

Metodologia

Utilizar-se-á uma abordagem de aprendizagem baseada em projetos, conjugada com a metodologia ativa de sala de aula invertida. Iniciaremos com contações de histórias pelo professor, seguidas por seleção e análise de livros pelos alunos. O projeto culminará numa roda de debate, incentivando a interação e o diálogo crítico entre os estudantes.

  • Contação de histórias pelo professor
  • Seleção e análise individual de livros
  • Roda de debate e argumentação
  • Avaliação reflexiva

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total é de 3 horas, divididas em três aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema e a contação de histórias. Na segunda, os alunos farão a seleção e análise dos livros. A última aula será dedicada à roda de debate.

  • Aula 1: Introdução e contação de histórias
  • Aula 2: Seleção e análise de livros
  • Aula 3: Roda de debate e conclusões

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos durante as etapas da atividade, a capacidade de identificar os narradores e seus pontos de vista, além da qualidade das contribuições no debate. Será valorizada a habilidade de argumentação, o respeito pelas diferentes interpretações dos colegas e a capacidade de síntese e reflexão sobre como o ponto de vista influencia a narrativa. Exemplos específicos de sucesso podem incluir a habilidade de relacionar o ponto de vista do narrador com o tema da história e o impacto emocional na audiência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários uma coleção diversificada de livros da biblioteca da sala, espaço apropriado para contação de histórias e debates, quadro branco ou flip-chart para anotações durante as discussões, e materiais para registro individual das análises (cadernos ou tablets).

  • Livros da biblioteca da sala
  • Espaço para contação de histórias e debates
  • Quadro branco ou flip-chart
  • Materiais para registro (cadernos, tablets)

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