Coordenadas em Ação!

Desenvolvida por: Rute M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Orações Coordenadas

A atividade 'Coordenadas em Ação!' é uma estratégia pedagógica destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é permitir a exploração e compreensão das orações coordenadas, tanto sindéticas quanto assindéticas, por meio da análise, transformação e produção textual. A atividade envolve a divisão dos alunos em grupos, aos quais serão entregues tirinhas ou pequenos textos contendo frases candidatas a transformação em orações coordenadas. A partir disso, os estudantes trabalharão colaborativamente para reescrever estas frases, aplicando diferentes conjunções, e posteriormente, apresentarão suas criações, promovendo um debate acerca das escolhas feitas e seus impactos nos significados dos textos originais. Esta abordagem lúdica e interativa visa não apenas o aprendizado gramatical, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fornecer aos alunos do 9º ano uma compreensão profunda das orações coordenadas, tanto sindéticas quanto assindéticas, e das conjunções, realçando sua importância para a construção de significados em textos. Almeja-se que os estudantes sejam capazes de identificar, classificar e empregar orações coordenadas em contextos variados, promovendo assim o desenvolvimento de suas capacidades de análise e produção textual. Espera-se também que, por meio da colaboração e discussão em grupo, os alunos aprimorem suas habilidades de comunicação, argumentação e crítica, elementos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

  • Identificar orações coordenadas sindéticas e assindéticas em textos.
  • Classificar as orações coordenadas conforme as conjunções empregadas.
  • Reescrever frases empregando diferentes tipos de orações coordenadas.
  • Analisar o impacto das escolhas de conjunções no sentido dos textos.
  • Promover habilidades de argumentação e crítica através da discussão em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP09 - Produzir textos argumentativos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a finalidade, o leitor presumido, os argumentos e os contra-argumentos.
  • EF89LP05 - Identificar e analisar o efeito de sentido decorrente do uso de orações coordenadas e subordinadas nos textos.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se no programa curricular de Língua Portuguesa do 9º ano, focando especificamente na análise sintática e no uso de orações coordenadas, um conteúdo crucial para a compreensão e produção textual eficiente e criativa. Através da prática de transformação e criação de textos, os estudantes vão aplicar conhecimentos gramaticais de forma significativa, ligando a teoria à prática textual e explorando a relação entre gramática e significado numa perspectiva comunicativa e expressiva.

  • Orações coordenadas sindéticas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
  • Orações coordenadas assindéticas.
  • Classificação e uso de conjunções.
  • Análise e produção de textos utilizando orações coordenadas.
  • Discussão sobre a escolha de conjunções e o efeito de sentido em textos.

Metodologia

A abordagem da atividade 'Coordenadas em Ação!' fundamenta-se na metodologia ativa, envolvendo os alunos diretamente no processo de aprendizagem através da colaboração, do diálogo e do engajamento prático. Ao colocar os alunos como protagonistas na transformação e análise textual, valoriza-se seu papel ativo no aprendizado, fomentando um ambiente de descoberta coletiva. Discussões em grupo serão incentivadas, proporcionando uma rica troca de ideias e aprimoramento das habilidades comunicativas e argumentativas.

  • Trabalho em grupo para análise de tirinhas e pequenos textos.
  • Reescrita colaborativa das frases dos textos, aplicando orações coordenadas.
  • Apresentação e discussão das versões produzidas por cada grupo.
  • Debate sobre as escolhas das conjunções e os efeitos de sentido resultantes.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os grupos analisarão os textos e trabalharão na reescrita das frases. A segunda aula se dedicará às apresentações dos trabalhos pelos grupos e às discussões sobre as escolhas feitas e os efeitos de sentido.

  • Aula 1: Análise de textos e reescrita das frases em grupo.
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos e discussão em classe.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação ativa dos alunos nas atividades propostas, sua colaboração no trabalho em grupo, a capacidade de argumentação durante as discussões, bem como o entendimento e aplicação correta das orações coordenadas sindéticas e assindéticas nos textos reescritos. Os critérios de avaliação incluirão a criatividade, a coerência, a correção gramatical e o emprego adequado das conjunções. A apresentação dos trabalhos também será considerada, observando-se a clareza e a argumentação na defesa das escolhas realizadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários textos e tirinhas impressas contendo frases passíveis de transformação em orações coordenadas, quadro branco ou lousa para anotações gerais, marcadores, acesso à internet para pesquisa de textos adicionais caso necessário, e um projetor para as apresentações finais dos grupos. Estes recursos visam apoiar o desenvolvimento da atividade, facilitando a visualização e discussão do material e permitindo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Textos e tirinhas impressos.
  • Quadro branco ou lousa e marcadores.
  • Acesso à internet.
  • Projetor para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo