Designer de Embalagens: o desafio do consumo consciente

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Sustentabilidade e consumo consciente

Nesta atividade, com a utilização do método Sala de Aula Invertida, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a desenvolver embalagens para produtos, visando o menor desperdício de material possível, fazendo uso de softwares de design ou de desenhos em papel milimetrado. Eles deverão calcular o volume do produto que a embalagem deve conter e, a partir disso, determinar a quantidade de material necessário para sua fabricação. O projeto desta embalagem também deve levar em consideração a praticidade e a estética do produto final. Esta tarefa requer que os alunos pesquisem previamente em casa sobre áreas de diferentes polígonos e o volume de sólidos geométricos. Aplicando esses conhecimentos, deverão criar designs inovadores para as embalagens e refletir sobre conceitos de consumo consciente e sustentabilidade. A culminância da atividade será a apresentação dos projetos, onde cada grupo explicará os cálculos realizados e as estratégias adotadas para minimizar o uso de material.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é que os alunos apliquem conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos, desenvolvendo competências tanto na área específica de Matemática quanto em consciência ambiental e sustentabilidade. Espera-se que, ao projetar embalagens com o menor desperdício de material possível, os alunos percebam a importância do consumo consciente e das práticas sustentáveis, relacionando esses conceitos com aspectos da vida cotidiana e da produção industrial. Além disso, a atividade intenciona aprimorar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, criatividade e apresentação em público.

  • Aplicar conceitos de área e volume no desenvolvimento de embalagens
  • Promover a conscientização sobre consumo consciente e práticas sustentáveis
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade
  • Aprimorar a capacidade de apresentação e explicação de processos e resultados

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13MAT309: Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais e de volumes de prismas, pirâmides e corpos redondos em situações reais (como o cálculo do gasto de material para revestimento ou pinturas de objetos cujos formatos sejam composições dos sólidos estudados), com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Conteúdo Programático

Dentro do conteúdo programático, os alunos revisitarão aspectos fundamentais da geometria espacial, como o cálculo de área e volume de diferentes sólidos geométricos. Eles também vão relacionar esses conceitos com conhecimentos de sustentabilidade, abordando minimalismo em design de produto. Este syllabus é fundamental para desenvolver no estudante uma visão integrada de como a Matemática aplica-se no mundo real, especialmente em questões de impacto ambiental e inovação.

  • Área de polígonos
  • Volume de sólidos geométricos
  • Design de embalagens
  • Conceitos de sustentabilidade e consumo consciente
  • Uso de softwares de design ou habilidades de desenho

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida com base na metodologia de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos são responsáveis pela pesquisa e estudo preliminar dos conteúdos em casa, trazendo para a sala de aula conhecimentos prévios para serem aplicados em uma tarefa prática. A aula será dividida em momentos de discussão em grupo para a troca de ideias e soluções, seguidos de trabalho prático de design e cálculo das embalagens. Por fim, haverá uma apresentação dos projetos, favorecendo a argumentação e a capacidade de síntese dos estudantes.

  • Pesquisa prévia em casa sobre os conteúdos teóricos
  • Discussão em grupos para troca de ideias e soluções
  • Desenvolvimento prático de projetos de embalagens
  • Apresentação dos projetos aos demais colegas

Aulas e Sequências Didáticas

Distribuída em duas aulas de 50 minutos, esta atividade propõe que na primeira aula os estudantes compartilhem suas pesquisas e desenvolvam os primeiros esboços de suas embalagens. Na segunda aula, ocorrerá o aprimoramento desses projetos e a preparação das apresentações.

  • Aula 1: Discussão dos conceitos pesquisados e desenvolvimento inicial dos projetos de embalagem
  • Aula 2: Finalização dos projetos e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos como a aplicação correta de conceitos matemáticos, inovação e criatividade no design das embalagens, eficiência na minimização do uso de materiais e a qualidade da apresentação. Os alunos serão avaliados em grupo, valorizando o esforço colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipe. Será considerada também a capacidade de argumentação durante a apresentação do projeto, a habilidade de explicar os processos de cálculo utilizados e a clareza com que relacionam o projeto com os conceitos de sustentabilidade

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários além dos materiais padrão de sala de aula, acesso a computadores com softwares de design (ou papel milimetrado para desenhos manuais), acesso à internet para a pesquisa de conceitos e calculadoras científicas ou aplicativos de smartphone para os cálculos de área e volume. Será incentivado o uso de materiais reciclados ou recicláveis para a prototipagem das embalagens, promovendo a conscientização ambiental.

  • Computadores com softwares de design ou papel milimetrado
  • Acesso à internet
  • Calculadoras científicas ou aplicativos de smartphone
  • Materiais reciclados para prototipagem das embalagens

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