Nesta atividade, com a utilização do método Sala de Aula Invertida, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a desenvolver embalagens para produtos, visando o menor desperdício de material possível, fazendo uso de softwares de design ou de desenhos em papel milimetrado. Eles deverão calcular o volume do produto que a embalagem deve conter e, a partir disso, determinar a quantidade de material necessário para sua fabricação. O projeto desta embalagem também deve levar em consideração a praticidade e a estética do produto final. Esta tarefa requer que os alunos pesquisem previamente em casa sobre áreas de diferentes polígonos e o volume de sólidos geométricos. Aplicando esses conhecimentos, deverão criar designs inovadores para as embalagens e refletir sobre conceitos de consumo consciente e sustentabilidade. A culminância da atividade será a apresentação dos projetos, onde cada grupo explicará os cálculos realizados e as estratégias adotadas para minimizar o uso de material.
O objetivo desta atividade é que os alunos apliquem conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos, desenvolvendo competências tanto na área específica de Matemática quanto em consciência ambiental e sustentabilidade. Espera-se que, ao projetar embalagens com o menor desperdício de material possível, os alunos percebam a importância do consumo consciente e das práticas sustentáveis, relacionando esses conceitos com aspectos da vida cotidiana e da produção industrial. Além disso, a atividade intenciona aprimorar habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, criatividade e apresentação em público.
Dentro do conteúdo programático, os alunos revisitarão aspectos fundamentais da geometria espacial, como o cálculo de área e volume de diferentes sólidos geométricos. Eles também vão relacionar esses conceitos com conhecimentos de sustentabilidade, abordando minimalismo em design de produto. Este syllabus é fundamental para desenvolver no estudante uma visão integrada de como a Matemática aplica-se no mundo real, especialmente em questões de impacto ambiental e inovação.
Esta atividade será desenvolvida com base na metodologia de Sala de Aula Invertida, na qual os alunos são responsáveis pela pesquisa e estudo preliminar dos conteúdos em casa, trazendo para a sala de aula conhecimentos prévios para serem aplicados em uma tarefa prática. A aula será dividida em momentos de discussão em grupo para a troca de ideias e soluções, seguidos de trabalho prático de design e cálculo das embalagens. Por fim, haverá uma apresentação dos projetos, favorecendo a argumentação e a capacidade de síntese dos estudantes.
Distribuída em duas aulas de 50 minutos, esta atividade propõe que na primeira aula os estudantes compartilhem suas pesquisas e desenvolvam os primeiros esboços de suas embalagens. Na segunda aula, ocorrerá o aprimoramento desses projetos e a preparação das apresentações.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos como a aplicação correta de conceitos matemáticos, inovação e criatividade no design das embalagens, eficiência na minimização do uso de materiais e a qualidade da apresentação. Os alunos serão avaliados em grupo, valorizando o esforço colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipe. Será considerada também a capacidade de argumentação durante a apresentação do projeto, a habilidade de explicar os processos de cálculo utilizados e a clareza com que relacionam o projeto com os conceitos de sustentabilidade
Para a realização desta atividade, serão necessários além dos materiais padrão de sala de aula, acesso a computadores com softwares de design (ou papel milimetrado para desenhos manuais), acesso à internet para a pesquisa de conceitos e calculadoras científicas ou aplicativos de smartphone para os cálculos de área e volume. Será incentivado o uso de materiais reciclados ou recicláveis para a prototipagem das embalagens, promovendo a conscientização ambiental.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula