Galeria de Arte das Palavras

Desenvolvida por: Marcos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Produção Textual e Visual

A atividade 'Galeria de Arte das Palavras' permitirá que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental explorem a integração de textos com elementos visuais para criar obras de arte significativas. Usando materiais como cartolinas, lápis de cor, canetinhas, cola e revistas, cada aluno ou grupo produzirá um texto multissemiótico, como cartazes, quadrinhos ou anúncios, que comunicará uma mensagem específica. Esta atividade enfatiza a compreensão e o uso efetivo de recursos gráfico-visuais para reforçar ou complementar o texto escrito. Dedicada a estimular a criatividade, as competências linguísticas e visuais, esta tarefa desafia os estudantes a pensar criticamente sobre como as imagens e o texto trabalham juntos para criar significado. A culminância do projeto será uma exposição na escola, onde cada criação será apresentada e discutida, permitindo aos alunos refletir sobre o impacto destes recursos na comunicação de suas ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos multissemióticos, explorando as interações entre modalidades verbo-visuais para comunicar ideias de forma eficaz. Os alunos irão aprimorar sua capacidade de analisar e criar mensagens que utilizam simultaneamente linguagem verbal e elementos visuais, entendendo o papel dos recursos gráfico-visuais na construção de significados e na persuasão. Isso permitirá que apreciem como textos multissemióticos são utilizados em diversos contextos da vida cotidiana e como podem ser empregados para diferentes propósitos comunicativos.

  • Desenvolver a capacidade de integrar texto e imagens para criar significados complexos.
  • Compreensão dos efeitos de sentido produzidos por recursos gráfico-visuais em textos.
  • Estimular a criatividade na produção de textos visuais e escritos.
  • Promover a capacidade de apresentação e discussão de obras criativas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda conteúdos fundamentais para o desenvolvimento de competências comunicativas em língua portuguesa e artes visuais. Inclui a exploração de textos multissemióticos, as funções dos recursos gráfico-visuais e a integração de texto e imagem. Também enfatiza a importância da composição visual e textual na construção de narrativas e mensagens persuasivas. A atividade promove o desenvolvimento da alfabetização visual e textual, essencial no mundo contemporâneo, onde a comunicação é frequentemente mediada por textos multimodais.

  • Textos multissemióticos e sua função na sociedade
  • Recursos expressivos gráfico-visuais
  • Composição visual e concepção de textos
  • Análise e produção de textos multimodais

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, através da qual os alunos serão incentivados a explorar livremente os materiais disponíveis para a criação de seus projetos. Este método permite que os alunos assumam o papel de criadores ativos, enquanto descobrem a importância dos elementos visuais em textos. A exposição ao final da atividade funcionará como uma plataforma de jogos em que cada grupo apresenta sua criação, recebendo feedback instantâneo de seus colegas e professores, promovendo assim uma aprendizagem significativa e engajadora.

  • Exploração e seleção de materiais para a criação de textos multissemióticos
  • Produção criativa em pequenos grupos ou individualmente
  • Apresentação das obras e discussão sobre o uso de recursos visuais
  • Feedback coletivo como forma de reflexão sobre o processo criativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será introduzido o projeto e os alunos começarão a planejar suas criações. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à produção dos textos multissemióticos. Na quarta aula, os alunos irão finalizar suas obras e prepararão suas apresentações para a exposição da classe.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início do planejamento.
  • Aula 2-3: Produção dos textos multissemióticos.
  • Aula 4: Finalização e preparação para a exposição.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Galeria de Arte das Palavras' envolverá a observação do processo de criação, a qualidade e originalidade das obras produzidas e a capacidade de apresentação e discussão sobre a obra. Os critérios incluem: clareza na comunicação da mensagem pretendida, integração eficaz de texto e imagens, criatividade na escolha e no uso dos recursos visuais, e habilidade em explicar e defender as escolhas feitas durante a apresentação. A participação ativa no processo criativo e nas discussões também será valorizada. Esta forma de avaliação holística permite não só medir a aprendizagem dos alunos, mas também incentivar o desenvolvimento de habilidades importantes como pensamento crítico, criatividade e comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais como cartolinas, lápis de cor, canetinhas, cola e revistas velhas para recorte. Esses recursos permitirão aos alunos explorar diferentes técnicas e estilos visuais em suas criações. Também será utilizado um espaço na sala de aula ou na escola para a exposição das obras, além de dispositivos para captura de imagem, caso deseje-se documentar os trabalhos e a exposição. Estes materiais e espaço educativo criam um ambiente propício para a expressão artística e literária dos alunos.

  • Cartolinas
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Cola e tesoura
  • Revistas velhas para recortes
  • Espaço para exposição
  • Dispositivos para captura de imagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo