Nesta atividade educacional, direcionada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, os participantes serão introduzidos ao conceito de espaçamento entre palavras através de uma prática dinâmica e interativa. Receberão tiras de papel com frases compostas por sequências de palavras sem espaços entre elas. Em grupos, deverão identificar os limites de cada palavra e cortar as tiras nessas transições, gerando assim palavras separadas. Após esta etapa, os alunos colarão as palavras cortadas em uma nova folha, recriando as frases com o espaçamento correto. A experiência visa não apenas a reconhecer a importância dos espaços em branco na escrita, mas também a reforçar a percepção visual da separação das palavras, aprimorar habilidades de leitura, e a facilitar o entendimento de como as palavras são formadas e visualmente separadas na escrita. Esta atividade está alinhada à metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando a aprendizagem através da prática direta e colaborativa.
Esta atividade tem como objetivos propiciar aos alunos o reconhecimento da estrutura da língua escrita, destacando a função e a importância do espaçamento adequado entre as palavras para a fluência e compreensão leitora. Almeja também desenvolver habilidades de análise visual, trabalho em equipe e a habilidade motora fina necessária para o manuseio de tesoura e colagem. Além de reforçar conhecimentos sobre o alfabeto e a ordem das letras, a atividade propõe a compreensão prática da separação das palavras na escrita, essencial para a formação de leitores proficientes e escritores competentes.
O conteúdo programático desta atividade enfatiza o reconhecimento da separação das palavras na escrita como elemento fundamental para a compreensão da leitura e fluidez textual. Ao envolver os alunos em uma tarefa de corte e colagem de palavras, a atividade introduz conceitos básicos do sistema de escrita alfabética e a composição visual dos textos, elementos essenciais na base da alfabetização.
Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade incentiva os alunos a aprenderem de maneira prática e colaborativa. Ao manipular e rearranjar fisicamente as palavras, os participantes engajam-se diretamente no processo de aprendizagem, o que favorece a retenção do conhecimento e a compreensão dos conceitos ensinados. Esta abordagem promove um ambiente de aprendizagem ativo e participativo, onde os alunos têm a oportunidade de explorar o conteúdo de forma lúdica e significativa.
A atividade será realizada ao longo de quatro aulas, cada uma com duração de 60 minutos, totalizando 4 horas de carga horária. Nas primeiras duas aulas, os alunos serão introduzidos à atividade e começarão o processo de corte e separação das palavras. Na terceira aula, continuarão a colagem das palavras para formar as frases corretamente espaçadas. A última aula será dedicada à revisão das frases formadas e a uma reflexão guiada sobre o aprendizado.
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