Caça-palavras Ecológico

Desenvolvida por: Oziele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências
Temática: Ecologia e Meio Ambiente

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de unir aprendizado e diversão por meio da construção de um grande caça-palavras ecológico no chão da sala de aula. Utilizando fita crepe, cada grupo de alunos será desafiado a pensar e escrever palavras relacionadas à ecologia e ao meio ambiente, incorporando essas palavras em um caça-palavras gigante. Esta atividade não apenas promove a conscientização ambiental através do vocabulário, mas também estimula habilidades importantes, como trabalho em equipe, planejamento, e a habilidade de resolver problemas de forma criativa. Além disso, ao trocarem os caça-palavras entre os grupos, os alunos se engajam em uma aprendizagem colaborativa, utilizando suas habilidades de leitura e conhecimento adquirido sobre o tema para encontrar as palavras escondidas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos temas ecológicos e de preservação do meio ambiente, expandindo seu vocabulário e consciência ambiental. Além disso, visa fomentar habilidades sociais essenciais, como trabalho em equipe, cooperação e comunicação eficaz, enquanto desenvolve competências cognitivas, como habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico. Ao participarem desta atividade, os alunos também aprenderão a gerenciar recursos, como tempo e materiais, de forma eficiente, promovendo a criatividade e a solução de problemas em um contexto lúdico e educativo.

  • Expandir o vocabulário dos alunos relacionado a temas ecológicos e meio ambiente
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio de uma atividade lúdica
  • Incentivar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos
  • Fomentar o pensamento crítico e a solução de problemas de forma criativa
  • Promover a consciência ambiental e a importância da preservação da natureza

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP06 - Empregar, corretamente, em situações de escrita, as convenções ortográficas estudadas
  • EF04LP18 - Reconhecer o tema e a finalidade de textos de diferentes gêneros
  • EF15LP03 - Ampliar o vocabulário por meio da compreensão da formação de palavras
  • EF02CI03 - Compreender que as mudanças no ambiente podem afetar os seres vivos
  • EF04CI01 - Associar a saúde dos ambientes e dos seres vivos à qualidade ambiental

Conteúdo Programático

Através do caça-palavras ecológico, o conteúdo programático abrangerá importantes tópicos de estudo tanto da língua portuguesa quanto das ciências. Os alunos aprofundarão seus conhecimentos em vocabulário específico relacionado ao meio ambiente, práticas de escrita e leitura, e temas ecológicos, como preservação ambiental e impactos das atividades humanas nos ecossistemas. Este programa está alinhado com a BNCC e visa a interdisciplinaridade, conectando conhecimentos de diferentes áreas de uma maneira significativa e aplicada.

  • Vocabulário específico sobre ecologia e meio ambiente
  • Convenções ortográficas
  • Análise e compreensão de temas e finalidades de textos
  • Importância da preservação ambiental e impactos humanos nos ecossistemas
  • Formação de palavras e ampliação de vocabulário

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada, envolvendo os alunos diretamente na construção do caça-palavras ecológico. Esta abordagem prática estimula a participação ativa, permitindo que os estudantes se envolvam fisicamente na aprendizagem. Eles colaborarão em grupos, discutindo e decidindo quais palavras usar, a melhor forma de interligá-las e, posteriormente, decifrando os caça-palavras dos outros grupos. Esse processo promove não apenas a absorção do conteúdo de forma mais efetiva, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas críticas.

  • Formação de grupos para brainstorm de palavras relacionadas à ecologia
  • Uso de fita crepe para criação das palavras no chão da sala
  • Troca de caça-palavras entre os grupos para encontrar as palavras
  • Discussão em grupo sobre as palavras encontradas e seu significado
  • Reflexão coletiva sobre a importância do tema ecológico abordado

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e então se dividirão em grupos para o brainstorm e criação do caça-palavras. A segunda aula será dedicada à troca dos caça-palavras entre os grupos, busca pelas palavras e discussão sobre as descobertas, finalizando com uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão em grupos, brainstorm e construção do caça-palavras
  • Aula 2: Troca de caça-palavras entre grupos, busca de palavras, discussão e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação deverá considerar tanto o processo quanto o produto final. Observará-se a participação e engajamento dos alunos durante a atividade, a habilidade de trabalhar em equipe, a criatividade empregada na seleção e disposição das palavras, e a compreensão do conteúdo temático. Além disso, será avaliada a capacidade de leitura e identificação das palavras no caça-palavras de outros grupos. Esta avaliação formativa ajudará a entender o progresso dos alunos em diversas habilidades, incluindo cognitivas, sociais e linguísticas. Será dada ênfase ao esforço, cooperação e aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre ecologia e meio ambiente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples, porém essenciais. Fita crepe será usada para a criação das palavras no chão, garantindo que a atividade possa ser realizada de forma segura e sem danificar o ambiente da sala de aula. Além disso, será útil ter acesso a uma lista prévia de palavras relacionadas ao tema ecológico para auxiliar os grupos que tenham dificuldade no brainstorm inicial. O professor poderá facilitar a discussão e o aprendizado com uso de materiais complementares como livros, vídeos ou artigos sobre ecologia.

  • Fita crepe
  • Lista de palavras sobre ecologia e meio ambiente
  • Materiais complementares (livros, vídeos, artigos) sobre o tema
  • Lousa ou quadro para anotações do professor
  • Cronômetro ou timer para gerenciamento do tempo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo