Debate Barroco: Entre o Sagrado e o Profano

Desenvolvida por: Michel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Barroco: Cultismo x Conceptismo

Esta atividade tem como objetivo aprofundar o entendimento dos alunos sobre o período Barroco, enfocando em duas de suas principais vertentes: o cultismo e o conceptismo, representados pelas obras de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, respectivamente. Os alunos serão divididos em dois grupos, onde cada grupo representará uma vertente. Através de uma Roda de Debate, os estudantes deverão utilizar argumentos sólidos baseados nas obras dos autores para defender a relevância de cada vertente no contexto barroco, abordando temas como a transitoriedade da vida, o conflito entre os desejos materiais e espirituais, e o uso da linguagem para refletir sobre a condição humana. Esta atividade emprega metodologias ativas como a Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos para estimular a participação ativa dos estudantes, desenvolver habilidades de argumentação e promover uma análise crítica sobre os textos em estudo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito deste plano de aula é habilitar os alunos a compreenderem profundamente as características e diferenças entre as vertentes cultista e conceptista do Barroco, mediante análise e debate sobre obras de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira. Busca-se desenvolver no estudante a capacidade de arguição com base em evidências textuais, estimulando o pensamento crítico e a percepção sobre como os autores barrocos lidavam com questões existenciais através da linguagem. Além disso, visa-se promover habilidades sociais como a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista, fundamentais para o exercício consciente da cidadania e para a construção de argumentos sólidos nos debates.

  • Compreender as principais características e diferenças entre o cultismo e o conceptismo.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
  • Analisar como os temas da fugacidade da vida e o conflito entre o material e o espiritual são explorados nas obras barrocas.
  • Estimular a capacidade de trabalhar em grupo e de respeitar diferentes perspectivas.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático desta atividade, serão abordadas as características marcantes do Barroco, com foco nas vertentes do cultismo e conceptismo. A atividade se baseará na análise de textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, permitindo que os alunos reconheçam os recursos estilísticos e temáticos usados por cada autor. O debate girará em torno da expressão da transitoriedade da vida, da dicotomia entre o material e o espiritual, e do emprego da linguagem para explorar as complexidades da existência humana dentro do contexto barroco.

  • Introdução ao Barroco: contexto histórico e características gerais.
  • Cultismo: análise de textos de Gregório de Matos.
  • Conceptismo: análise de sermões de Padre Antônio Vieira.
  • Os temas barrocos nas obras analisadas: fugacidade da vida, material versus espiritual.

Metodologia

A metodologia desta atividade integra a Roda de Debate, a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a uma participação ativa. Os alunos serão divididos em grupos representando as vertentes do cultismo e conceptismo. Serão preparados argumentos baseados nas análises textuais prévias em uma sessão de brainstorming, para que posteriormente sejam expostos na Roda de Debate. A técnica do debate proporcionará um ambiente de aprendizado dinâmico, estimulando o engajamento, a reflexão crítica e a habilidade de argumentar com embasamento.

  • Divisão dos alunos em grupos representativos das vertentes barrocas.
  • Sessão de estudo dirigido dos textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
  • Brainstorming em grupo para a preparação dos argumentos para o debate.
  • Realização da Roda de Debate com a participação ativa dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá a duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, estudo dos textos e preparação dos argumentos. A segunda aula será dedicada à realização da Roda de Debate, seguida de uma discussão guiada sobre as experiências de aprendizagem.

  • Aula 1: Apresentação do tema, estudo dirigido dos textos e preparação para o debate.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate e discussão guiada.

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação, no engajamento durante as atividades preparatórias e no desempenho durante o debate. Será considerada a capacidade de argumentação, o uso adequado de evidências textuais, a clareza na exposição de ideias e o respeito pelas opiniões alheias. Feedbacks serão fornecidos após o debate, focando nos pontos fortes e aspectos a melhorar. Exemplos de critérios a serem avaliados incluem: eficácia dos argumentos, compreensão das obras e temas barrocos, habilidades comunicativas e colaboração em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento eficaz desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo cópias dos textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira para estudo e análise, equipamentos de áudio e vídeo para a gravação da Roda de Debate, caso queiram revisitar as apresentações, além de materiais de escrita para anotações e preparação dos argumentos. Recursos online também podem ser explorados, como artigos e vídeos que enriqueçam a compreensão do contexto barroco.

  • Textos selecionados de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
  • Equipamentos de áudio e vídeo (opcional).
  • Materiais de escrita (canetas, papéis, quadro branco).
  • Acesso à internet para pesquisa complementar.

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