Debates Dinâmicos: Entendendo Argumentos!

Desenvolvida por: Neuza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos Argumentativos

Esta atividade prática visa desenvolver nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental as habilidades de leitura, interpretação de textos argumentativos e a capacidade de argumentação. Os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será entregue um conjunto de textos argumentativos diversos, como artigos de opinião e cartas ao leitor. O desafio de cada grupo será identificar a tese principal do texto, os argumentos empregados para sustentar essa tese e avaliar a eficácia desses argumentos. Após essa análise, os grupos participarão de um ambiente controlado de debate, onde terão a chance de defender ou contestar as teses apresentadas usando seus próprios argumentos. Esta dinâmica promove não apenas o desenvolvimento de habilidades lingüísticas importantes, mas também incentiva o diálogo crítico, respeitoso e o reconhecimento da validade de diferentes perspectivas. O objetivo é equilibrar o fortalecimento da expressão da opinião própria ao mesmo tempo em que se cultiva o respeito pela opinião alheia, fundamentais para a convivência democrática e o desenvolvimento do senso crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade está estruturada para aprimorar a compreensão dos alunos sobre textos argumentativos, abordando sua estrutura, estratégias argumentativas e recursos persuasivos utilizados pelos autores para convencer o leitor. Além disso, busca desenvolver habilidades essenciais de argumentação e expressão de opinião fundamentada, incentivando os estudantes a se expressarem de forma crítica e respeitosa. O exercício do debate constitui uma oportunidade ímpar para que os alunos vivenciem na prática a importância da escuta ativa e do respeito pelas diferentes opiniões, preparando-os para a participação ativa e consciente na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e compreensão de textos argumentativos.
  • Praticar a argumentação e a expressão de opinião de maneira fundamentada.
  • Promover o respeito pelas diferentes perspectivas e opiniões.

Conteúdo Programático

O conteúdo explorado nesta atividade abrange a estrutura dos textos argumentativos, identificando teses, argumentos e recursos persuasivos. Além disso, discutiremos a importância do respeito à pluralidade de opiniões e como argumentar de forma eficaz e respeitosa. Tais temas são essenciais para a formação crítica dos alunos, preparando-os para interações sociais positivas tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.

  • Estrutura de textos argumentativos
  • Identificação de teses e argumentos
  • Recursos persuasivos em textos argumentativos
  • Prática de debate e argumentação
  • Respeito por diferentes perspectivas e opiniões

Metodologia

A atividade será realizada por meio de uma metodologia ativa, colocando o aluno no centro do processo de aprendizagem. Inicialmente, os grupos receberão textos para análise, promovendo a leitura crítica. Posteriormente, em debates estruturados, os alunos terão a oportunidade de defender ou contestar teses, utilizando argumentos próprios. Esta abordagem incentiva a participação ativa dos alunos, fomenta o desenvolvimento do pensamento crítico e promove habilidades interpessoais valiosas.

  • Leitura e análise crítica de textos argumentativos em grupos
  • Identificação e discussão de teses e argumentos dos textos
  • Debates em grupo com defesa e contestação de ideias
  • Uso de argumentos próprios baseados na análise crítica dos textos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 6 horas. Este cronograma permite uma imersão adequada nos conteúdos e práticas propostas, com tempo suficiente para leitura, análise, preparação e realização dos debates.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos
  • Aula 2-3: Leitura e análise dos textos argumentativos
  • Aula 4: Discussão em grupo das teses e argumentos identificados
  • Aula 5-6: Preparação para os debates
  • Aula 7: Realização dos debates
  • Aula 8: Reflexão final e feedback da atividade

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos durante as leituras, análises e debates, considerando a capacidade de interpretação de texto, uso de argumentação própria e respeito às diferentes perspectivas. Além disso, será valorizado o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, expressar ideias de maneira coerente e fundamentada, e a capacidade de escutar e considerar as opiniões alheias. A participação individual e em grupo será pontuada, assim como a qualidade dos argumentos apresentados durante os debates.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados textos argumentativos variados, que serão selecionados para abranger uma gama de temas relevantes e interessantes para os alunos. Além disso, o uso de quadro e marcadores facilitará o processo de brainstorming e organização das ideias durante a preparação para os debates. Recursos audiovisuais também poderão ser empregados para exemplificar estratégias de argumentação eficazes.

  • Textos argumentativos impressos ou digitais
  • Quadro e marcadores para organização de ideias
  • Recursos audiovisuais para exemplificar argumentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo