Caça-Palavras no Parque

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências Naturais
Temática: Observação da Natureza e Prática da Escrita

A atividade 'Caça-Palavras no Parque' é uma experiência educativa planejada para integrar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao ambiente externo, especificamente em um parque, e incentivar a observação ativa da natureza, bem como a prática da escrita. Durante a saída de campo, os estudantes terão a tarefa de localizar e fotografar diversos objetos e elementos naturais previamente listados pelo professor. Para esta atividade, será necessário que os alunos sejam acompanhados de câmeras ou celulares, sob a supervisão de adultos responsáveis, garantindo assim sua segurança e foco na tarefa. Após o retorno à sala de aula, cada criança será encorajada a escrever pequenos textos descritivos sobre os elementos ou objetos que conseguiu fotografar, exercitando a habilidade de observação, a grafia correta das palavras, a utilização adequada de letras maiúsculas e a correta aplicação da pontuação. Este projeto busca promover uma aprendizagem significativa, aproveitando o ambiente ao ar livre para estimular a curiosidade natural dos alunos, bem como sua capacidade física, criatividade e habilidades de escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a habilidade de observar atentamente o mundo ao redor, utilizando a natureza como um vasto campo de aprendizado. Visa também aprimorar habilidades de escrita, focando na grafia correta das palavras, uso apropriado de maiúsculas e aplicação de pontuação. Além disso, pretende-se incentivar a expressão individual através da descrição pessoal de experiências observacionais, estimular o trabalho em equipe e a cooperação durante a saída de campo e despertar nos alunos um maior interesse e respeito pelo ambiente natural. Esta atividade também busca introduzir os conceitos de biodiversidade e sustentabilidade de maneira prática e envolvente.

  • Observar e identificar elementos da natureza.
  • Desenvolver habilidades de escrita, com ênfase na ortografia e gramática.
  • Estimular a expressão individual e a criatividade.
  • Promover a educação ambiental e o respeito pela natureza.
  • Fomentar a cooperação e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF02LP01: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba estudo do ambiente natural, prática de observação da natureza, conceitos de biodiversidade, introdução à prática da escrita e desenvolvimento textual, incluindo a correção de grafia, uso de pontuações e letras maiúsculas. Através desta atividade, os alunos conseguirão alinhar teoria e prática de forma harmoniosa, exercitando a escrita a partir de observações diretas e estabelecendo um elo significativo com o meio ambiente.

  • Observação direta da natureza e biodiversidade.
  • Fotografia como ferramenta de registro de observações.
  • Principais regras de ortografia e pontuação.
  • Composição de textos descritivos.
  • Educação ambiental e sustentabilidade.

Metodologia

A metodologia adotada para a realização desta atividade integra diferentes abordagens pedagógicas, como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos. Inicialmente, os alunos serão preparados para a saída com instruções sobre como realizar as observações e registros fotográficos. Durante a visita ao parque, a observação ativa será incentivada, promovendo o envolvimento direto dos alunos com o ambiente. Posteriormente, em sala de aula, serão realizadas atividades de escrita, onde os alunos transformarão suas observações em textos descritivos, seguidas por rodas de debate para compartilhamento das experiências.

  • Preparação e instruções pré-saída.
  • Saída de Campo para observações diretas no parque.
  • Registro fotográfico como ferramenta de documentação.
  • Escrita de textos descritivos baseados nas observações.
  • Roda de Debates para compartilhamento das experiências.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será realizada em uma carga horária de 2 horas, planejada para ser conduzida em duas aulas de 50 minutos. A primeira aula será dedicada à saída de campo e coleta de fotos. A segunda aula focará na escrita dos textos descritivos em sala e compartilhamento das experiências.

  • Aula 1: Saída de campo ao parque para coleta visual e fotográfica.
  • Aula 2: Redação de textos descritivos e compartilhamento em roda de debate.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça-Palavras no Parque' considerará a participação e engajamento do aluno durante a saída de campo, a qualidade e esforço aplicado na redação dos textos descritivos, bem como a aderência às regras de ortografia e pontuação previamente estudadas. Será dada especial atenção à criatividade e originalidade dos textos e à capacidade de reflexão e expressão sobre as experiências vividas. A apresentação oral dos textos e a participação na roda de debate também serão critérios de avaliação, promovendo habilidades de expressão oral e argumentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem câmeras digitais ou celulares com câmera para a coleta de imagens, cadernos ou folhas de papel para anotações prévias e a escrita dos textos descritivos, canetas ou lápis, e um espaço físico adequado na escola para a realização da roda de debates. Além disso, será necessário organizar o transporte e supervisionar a visita ao parque, garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos durante a saída.

  • Câmeras digitais ou celulares com câmera.
  • Cadernos ou folhas de papel.
  • Canetas ou lápis.
  • Espaço para roda de debate.
  • Transporte e supervisão para a visita ao parque.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo