Projeto Super-Protetores

Desenvolvida por: Grazie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Prevenção de doenças transmissíveis por microrganismos

O Projeto Super-Protetores é uma atividade pedagógica prática baseada na aprendizagem por projetos, voltada para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, que tem como objetivo sensibilizar e educar sobre a prevenção de doenças causadas por microrganismos, como vírus, bactérias e protozoários. Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão incentivados a realizar uma campanha de conscientização, elaborando materiais informativos, cartazes, apresentações e dramatizações sobre a importância de higiene pessoal e ambiental na prevenção de doenças. Através de atividades mão-na-massa e saída de campo, os alunos terão a oportunidade de explorar e entender melhor o tema, colaborando em grupos para a produção de conteúdos que serão apresentados à comunidade escolar. Este projeto não só contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe, mas também fortalece a compreensão dos estudantes sobre como ações simples podem ter um grande impacto na saúde coletiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade abrangem a aquisição de conhecimento sobre os microrganismos e sua relação com as doenças transmissíveis, além de fomentar a consciência sobre a importância das práticas de higiene como meio de prevenção. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese de informações e comunicação, ao trabalharem em grupo para criar materiais informativos e apresentações. Além disso, o projeto visa promover a criatividade, através do desenvolvimento de cartazes e dramatizações, e a capacidade de mobilização, ao propor uma campanha de conscientização para a comunidade escolar.

  • Compreender a importância da prevenção de doenças transmissíveis por microrganismos
  • Identificar atitudes e hábitos de higiene que contribuem para a prevenção de doenças
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Criar materiais informativos para promover a conscientização sobre a prevenção de doenças

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04CI08: Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do projeto envolve estudos sobre microrganismos, focando em seus modos de transmissão e as doenças associadas a eles, enfatizando a importância de atitudes preventivas como lavagem das mãos, uso de álcool em gel e manutenção da limpeza dos ambientes. Além disso, o projeto inclui a elaboração de materiais de conscientização e a prática de apresentações voltadas para a comunidade, visando a disseminação de práticas de prevenção a um público mais amplo.

  • Conhecimento sobre microrganismos e modos de transmissão
  • Importância da higiene pessoal e ambiental na prevenção de doenças
  • Técnicas de elaboração de materiais informativos e educativos
  • Práticas de apresentação e comunicação para campanhas de conscientização

Metodologia

Este projeto será orientado pela metodologia ativa, incluindo saída de campo para observação e coleta de informações relevantes, atividades mão-na-massa para a criação de materiais informativos e campanhas, além de Aprendizagem Baseada em Projetos, o que permitirá aos alunos a oportunidade de implantação de uma campanha real de conscientização, trabalhando em grupos para atingir um objetivo comum. Essa abordagem promove o engajamento ativo dos estudantes, permitindo que absorvam melhor o conteúdo apresentado.

  • Saída de campo para exploração e observação
  • Trabalho em grupo para planejamento e execução da campanha
  • Criação de materiais informativos e de conscientização
  • Dramatizações e apresentações sobre a prevenção de doenças

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução do projeto, saída de campo e início do trabalho em grupo. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus materiais e prepararão as apresentações para a comunidade escolar.

  • Aula 1: Introdução, saída de campo e início do trabalho em grupo
  • Aula 2: Finalização dos materiais e preparação das apresentações

Avaliação

A avaliação do projeto será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases, na qualidade e criatividade dos materiais informativos produzidos, bem como na eficácia das apresentações e dramatizações. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a compreensão e aplicação dos conceitos relacionados à prevenção de doenças transmissíveis por microrganismos e a habilidade de comunicar eficientemente as informações para a comunidade. A observação direta e os feedbacks durante as apresentações serão essenciais para uma avaliação holística do engajamento dos alunos com o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto, serão necessários materiais para a criação de cartazes e folhetos, como papel, tintas e marcadores, além de recursos audiovisuais para as apresentações. A saída de campo pode requerer o transporte dos alunos para um local específico, o que deve ser planejado antecipadamente. Recursos digitais também podem ser utilizados para pesquisa e elaboração de apresentações mais dinâmicas.

  • Materiais para cartazes (papel, tintas, marcadores)
  • Recursos audiovisuais (projetor, computador)
  • Transporte para saída de campo
  • Recursos digitais para pesquisa e elaboração de apresentações

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