Metáforas em Movimento

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Figuras de Linguagem

A atividade 'Metáforas em Movimento' propõe uma abordagem dinâmica e interativa para o estudo das metáforas e de outras figuras de linguagem. Divididos em grupos, os alunos receberão cartas contendo frases que exemplificam metáforas ou seus significados literais. Através de mímicas ou pequenas encenações, cada grupo deverá expressar o conteúdo de sua carta, enquanto os outros tentam adivinhar se se trata de uma metáfora ou do seu significado literal. Após as performances, cada grupo revelará o segredo de sua carta e explicará a relação entre a expressão metafórica utilizada e seu significado concreto. Esta dinâmica visa promover uma compreensão mais aprofundada de como as figuras de linguagem, especialmente as metáforas, enriquecem a expressão de ideias, estimulando a capacidade interpretativa e criativa dos alunos. A atividade se alinha à habilidade da BNCC EM13LGG103, enfatizando a análise crítica e a produção de discursos diversificados.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal ampliar o entendimento e a apreciação dos alunos sobre o uso das figuras de linguagem, especificamente as metáforas, no enriquecimento da expressão de ideias e emoções. Busca-se desenvolver a habilidade dos alunos de reconhecer e interpretar metáforas em diferentes contextos, bem como incentivar a criatividade na criação de suas próprias expressões metafóricas. Além de promover a cooperação e a comunicação entre os alunos, a atividade visa melhorar a capacidade de análise crítica de textos e discursos, preparando-os para compreender e responder de forma mais eficaz às diversas semioses presentes no mundo ao seu redor.

  • Reconhecer metáforas em textos verbais e não verbais.
  • Interpretar o significado de metáforas em diversos contextos.
  • Analisar a função das metáforas na construção de textos e discursos.
  • Expressar criativamente ideias por meio de metáforas.
  • Promover a interação e cooperação entre os alunos.

Conteúdo Programático

Abordaremos a definição de figuras de linguagem, com ênfase especial em metáforas, suas características e funcionalidades dentro da comunicação. Aprofundaremos o estudo sobre a importância das metáforas como instrumentos enriquecedores da expressão individual e coletiva, discutindo exemplos práticos e teóricos para ilustrar como elas operam em diferentes tipos de textos e artes. Além disso, refletiremos sobre a interpretação de metáforas, considerando não somente a diversidade semântica dessas expressões, mas também os contextos culturais, sociais e individuais que influenciam seu entendimento.

  • Definição de figuras de linguagem e especificação das metáforas.
  • Análise de metáforas em diferentes tipos de textos e contextos.
  • A importância das metáforas na expressão de ideias e emoções.
  • Técnicas de criação de metáforas.

Metodologia

Através da metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Jogos', os alunos serão estimulados a participar ativamente do processo de aprendizagem. As encenações e mímicas promoverão um ambiente lúdico, facilitando a compreensão de conceitos complexos de forma mais engajadora e memorável. Este método permite que os alunos se coloquem no papel de intérpretes ativos, não apenas consumidores passivos de informação. Além disso, o trabalho em equipe desenvolverá habilidades sociais e de colaboração, fundamentais para o crescimento pessoal e acadêmico.

  • Atividades de encenação e mímica baseadas em cartas de metáforas.
  • Discussões em grupo para a interpretação e análise de metáforas.
  • Feedback coletivo e reflexão sobre o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em quatro aulas de 60 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução das metáforas e à preparação para a atividade prática. Na segunda e terceira aulas, os alunos realizarão as performances e as discussões de análise. A última aula será reservada para refletir sobre o aprendizado, discutir feedbacks e abordar qualquer conteúdo complementar necessário.

  • Aula 1: Introdução às metáforas e preparação.
  • Aula 2: Realização das encenações de metáforas.
  • Aula 3: Continuação das atividades práticas e início das análises.
  • Aula 4: Reflexão, feedback e encerramento.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Metáforas em Movimento' considerará a participação, a criatividade nas encenações, a capacidade de análise das metáforas apresentadas pelos grupos, bem como a reflexão crítica sobre o uso de metáforas na expressão de ideias. Cada grupo será avaliado pela qualidade e originalidade de suas performances, pela precisão na interpretação das metáforas dos outros grupos e pela contribuição para as discussões coletivas. Feedbacks construtivos serão oferecidos para incentivar a continuidade do desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade 'Metáforas em Movimento' serão necessários cartões ou slides com metáforas e seus significados literais, espaço adequado para as encenações, materiais de escrita para as anotações durante as discussões, e dispositivos de áudio e vídeo para a gravação das performances, caso deseje-se revisitar as atividades. Além disso, será útil ter acesso a exemplos de metáforas em diferentes mídias para ilustrar a discussão.

  • Cartões ou slides com metáforas e significados literais.
  • Espaço físico adequado para a atividade.
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas).
  • Dispositivos de áudio e vídeo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo