Nesta atividade educativa, proposta para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, os estudantes assumirão o papel de detetives da história com o objetivo de investigar os principais acontecimentos, desafios e figuras políticas do Primeiro Reinado no Brasil. Essa exploração se dará por meio do trabalho em grupo, onde os alunos terão à disposição diversas fontes históricas, incluindo textos, imagens e mapas fornecidos pelo professor. O foco estará em identificar os equilíbrios e desequilíbrios de força, além dos principais sujeitos envolvidos nas disputas políticas da época. A tarefa culminará com a montagem de um 'dossiê', por grupo, sobre este significativo período histórico. Cada grupo será responsável por apresentar suas descobertas, promovendo um rico debate em sala de aula, onde as diversas perspectivas e análises serão discutidas, estimulando assim, a compreensão crítica e multifacetada do Primeiro Reinado entre os alunos.
Esta atividade visa desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos acerca do Primeiro Reinado no Brasil, enfatizando a identificação e análise dos equilíbrios de forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas do período. Espera-se que, ao final, os estudantes consigam comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, além de identificar e discutir as políticas oficiais em relação aos indígenas durante o Império.
O conteúdo programático desta atividade abrange uma análise aprofundada do Primeiro Reinado, focando nas dinâmicas políticas, sociais e econômicas da época. Os alunos serão motivados a investigar as rebeliões, figurando pontos como a Confederação do Equador e a Guerra da Cisplatina, além de discutir o papel de D. Pedro I no cenário político e as políticas em relação aos povos indígenas.
A metodologia a ser aplicada nesta atividade 'mão-na-massa' incentiva o engajamento e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Através do trabalho em grupo, eles utilizarão fontes históricas diversas para investigar e analisar o Primeiro Reinado. As discussões em sala de aula e a apresentação dos dossiês favorecerão um ambiente de debate e reflexão crítica sobre o tema.
A atividade será executada ao longo de três aulas de 50 minutos, totalizando 3 horas de duração. Inicialmente, haverá uma introdução ao tema e distribuição do material. Na sequência, os alunos trabalharão em grupos na pesquisa e montagem dos dossiês. Por fim, as últimas aulas serão destinadas às apresentações e aos debates em sala.
A avaliação será formativa, considerando a participação dos alunos, a qualidade da pesquisa realizada, a coesão e coerência das informações no dossiê, bem como a capacidade de argumentação durante as apresentações e debates. Será valorizada a criatividade e a profundidade da análise das fontes históricas. Exemplos de critérios incluem: clareza na apresentação das informações, argumentação baseada em evidências históricas e contribuição para o debate em sala.
Para a realização desta atividade, serão fornecidos aos alunos diversos materiais e recursos, incluindo textos acadêmicos, mapas históricos e imagens de época. A escolha dos materiais visa incentivar uma imersão no contexto do Primeiro Reinado, permitindo uma investigação rica e fundamentada.
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