Mapa Conceitual da Balaiada

Desenvolvida por: Walter… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Conflito da Balaiada

Nesta atividade pedagógica, denominada ‘Mapa Conceitual da Balaiada’, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre um dos mais significativos conflitos ocorridos no Brasil durante o período Regencial, a Balaiada. Através do desenvolvimento de um mapa conceitual, os estudantes poderão conectar as principais ideias, eventos e personagens que moldaram este movimento, permitindo uma compreensão integrada das suas causas, seu desenvolvimento, os figures importantes que influenciaram seu curso, além de suas consequências para a sociedade da época. Essa atividade exigirá que os alunos realizem pesquisas em casa, preparando-os para uma apresentação em sala, onde cada um ou grupo compartilhará seu mapa conceitual, elucidando as conexões e o entendimento adquirido acerca das dinâmicas e disputas políticas que caracterizaram esse período histórico. Por meio desse exercício, objetiva-se fomentar habilidades de síntese, compreensão histórica profunda e análise crítica, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos adquiram uma compreensão holística e interconectada do conflito da Balaiada, indo além da memorização de datas e eventos isolados. É fundamental que os estudantes desenvolvam uma compreensão profunda das causas que levaram ao conflito, dos principais eventos e figures que o marcaram, assim como das consequências que dele advieram. O exercício do mapa conceitual visa estimular o pensamento crítico, a habilidade de estabelecer relações complexas entre diferentes elementos históricos e a capacidade de síntese. Essas competências são fundamentais tanto para o desenvolvimento do raciocínio histórico quanto para a formação de um pensamento crítico aplicável a diversas áreas do conhecimento.

  • Compreensão das causas e consequências do conflito da Balaiada.
  • Identificação dos principais eventos e personagens envolvidos no conflito.
  • Desenvolvimento de habilidades de síntese e análise crítica.
  • Fomento do pensamento crítico e da capacidade de estabelecer conexões complexas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08HI15: Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

Conteúdo Programático

O conteúdo a ser trabalhado englobará uma visão global sobre o conflito da Balaiada, destacando seu contexto no período regencial brasileiro. Será abordada a origem do conflito, enfocando as tensões sociais e políticas que caracterizavam o Brasil na época. A análise dos principais eventos e figures do movimento permitirá aos alunos entender as diversas facções e interesses em jogo, bem como o impacto das ações tomadas por esses sujeitos históricos. A discussão se estenderá às consequências da Balaiada para a região e para o país, possibilitando uma compreensão integrada dos efeitos a longo prazo das disputas políticas e sociais.

  • Contexto histórico do Brasil Regencial e origens da Balaiada
  • Principais eventos e figures da Balaiada
  • Análise das causas do conflito
  • Consequências da Balaiada para a sociedade da época
  • Equilíbrio de forças e sujeitos envolvidos nas disputas

Metodologia

A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão o papel central na construção do seu aprendizado. Antes das aulas presenciais, os estudantes serão encorajados a fazer uma pesquisa abrangente sobre o tema em casa, como parte do processo de preparação. Em sala, o tempo será otimizado para discussões, esclarecimentos de dúvidas e, principalmente, para a apresentação dos mapas conceituais produzidos. Essa apresentação será o ponto-chave da metodologia, possibilitando a partilha de conhecimentos entre os alunos e a exploração das diversas perspectivas e conexões feitas por eles a respeito do conflito estudado.

  • Pesquisa individual ou em grupo como tarefa de casa.
  • Desenvolvimento de mapas conceituais para representar o aprendizado.
  • Apresentação dos mapas em sala, com discussão e compartilhamento das descobertas.
  • Uso de recursos digitais para a elaboração e apresentação dos mapas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma breve introdução ao tema pelo professor, seguida pela explicação detalhada da tarefa e metodologia. O restante do tempo da primeira aula, assim como a segunda aula, será dedicado às apresentações dos mapas conceituais pelos alunos e ao debate sobre as conexões identificadas.

  • Aula 1: Introdução ao tema, explicação da atividade e início das apresentações.
  • Aula 2: Continuação das apresentações e realização dos debates.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em diferentes critérios, como a qualidade e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos, a clareza e a corretude das conexões feitas no mapa conceitual, e a habilidade de síntese e análise crítica demonstrada durante as apresentações. Será dado um enfoque especial à capacidade dos alunos de argumentar e defender suas conexões, bem como à originalidade e criatividade na elaboração dos mapas. A participação ativa nas discussões e o engajamento com as apresentações dos colegas também serão considerados. Este processo de avaliação busca não apenas medir o conhecimento adquirido, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais para o aprendizado autônomo e crítico.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a recursos de pesquisa, como livros, artigos e conteúdos digitais confiáveis sobre o conflito da Balaiada. Além disso, serão utilizadas ferramentas digitais e software de mapeamento conceitual para a elaboração dos mapas. Materiais de escrita, tais como marcadores e papeis grandes, podem ser utilizados por aqueles que optarem por fazer o mapa de forma manual. O uso de dispositivos multimídia na sala de aula, como computadores ou tablets e projetores, facilitará as apresentações e a visualização dos mapas por parte de todos os alunos.

  • Acesso a bibliotecas físicas e digitais para pesquisa.
  • Software ou aplicativos de mapeamento conceitual.
  • Materiais básicos de papelaria (papel, canetas, marcadores, etc.).
  • Dispositivos multimídia para apresentações em sala.

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