A Arte de Ilustrar Palavras

Desenvolvida por: Joelma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Interpretação e Expressão Artística

A atividade 'A Arte de Ilustrar Palavras' é projetada para promover a leitura, interpretação e criatividade entre os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta oficina, os estudantes terão a oportunidade de escolher entre diversos textos - incluindo poemas, fábulas ou pequenas histórias - que servirão de base para o desenvolvimento de ilustrações que capturam a essência do conteúdo lido. Explorando a relação simbiótica entre texto e imagem, os alunos serão encorajados a mergulhar profundamente na compreensão leitora e a expressar através da arte suas interpretações, conectando elementos visuais com o texto. Este projeto visa não apenas reforçar a habilidade de leitura e interpretação, mas também estimular a criatividade e habilidades artísticas, incentivando a expressão individual e a apresentação oral. Cada aluno terá a chance de apresentar sua obra, discutindo como suas escolhas ilustrativas se conectam com o texto, promovendo uma rica troca de percepções e fomentando a capacidade de análise crítica e expressão oral.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fortalecer a compreensão leitora dos alunos, incentivando-os a explorar e interpretar textos por meio de uma lente artística. Através da criação de ilustrações que refletem o conteúdo lido, os estudantes desenvolverão habilidades valiosas, como a capacidade de relacionar texto com imagens, o fomento à criatividade e expressão artística, além de aprimorar a oralidade. Espera-se que os alunos sejam capazes de localizar informações explícitas nos textos, interpretá-las e transmiti-las visualmente, bem como verbalmente, promovendo uma compreensão mais profunda do material e incentivando a troca de ideias e percepções entre os participantes da atividade.

  • Estimular a compreensão e interpretação de textos.
  • Desenvolver habilidades de expressão artística e criativa.
  • Promover a capacidade de relacionar o texto lido com representações visuais.
  • Aprimorar habilidades de apresentação e expressão oral.
  • Incentivar a análise crítica e compartilhamento de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a interpretação de textos literários selecionados, técnicas e práticas de ilustração, e a arte da apresentação oral. Inicia-se com a seleção de textos que abrangem variados gêneros literários, seguido pela exploração de métodos de ilustração que permitam transmitir visualmente as ideias e sentimentos evocados pelos textos. Finalmente, a prática de apresentar e discutir as obras criadas contribui para o desenvolvimento de habilidades comunicativas e críticas.

  • Interpretação de textos literários (poemas, fábulas, histórias curtas).
  • Técnicas básicas de ilustração e expressão artística.
  • Relação entre texto e imagem.
  • Comunicação visual: transmitir ideias por meio de ilustrações.
  • Expressão oral: apresentar e explicar as obras criadas.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade estimula a participação ativa dos alunos desde a seleção dos textos até a criação e apresentação de suas ilustrações. Por meio de um ambiente de aprendizado colaborativo, os estudantes são incentivados a discutir suas interpretações dos textos e compartilhar ideias durante o processo de criação. A ênfase na escolha pessoal e na expressão criativa permite que cada aluno explore seu próprio estilo, enquanto a etapa de apresentação oferece uma plataforma para desenvolver habilidades orais e de comunicação.

  • Leitura e discussão em grupo dos textos selecionados.
  • Escolha individual de texto para ilustração.
  • Criação de ilustrações utilizando diversos materiais artísticos.
  • Apresentação e explicação das ilustrações pelo criador.
  • Feedback construtivo entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 4 horas, divididas em quatro aulas de 60 minutos, esta atividade é estruturada para permitir a exploração profunda de textos e o desenvolvimento artístico. Cada aula é destinada a facilitar etapas específicas do processo criativo, proporcionando um ambiente produtivo e dinâmico para os alunos.

  • Aula 1: Seleção e leitura de textos; discussão inicial.
  • Aula 2: Planejamento das ilustrações; início da atividade artística.
  • Aula 3: Continuação e finalização das ilustrações.
  • Aula 4: Apresentação das ilustrações e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, enfocando tanto o processo de aprendizado quanto o produto final. Os critérios incluirão a capacidade do aluno de interpretar o texto escolhido, a originalidade e criatividade das ilustrações, a conexão entre o texto e a imagem, e a eficácia da apresentação oral. Será dada ênfase à progressão do estudante em relação às habilidades de leitura, artísticas e de comunicação. Feedback será fornecido após as apresentações, valorizando o esforço, a melhoria e a capacidade de articular suas ideias verbalmente e visualmente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário disponibilizar uma seleção diversificada de textos literários, materiais de arte como papel, lápis, tintas e pincéis, além de recursos para a apresentação das obras, como espaço para exposição e/ou ferramentas digitais para apresentações online. Esses recursos contribuirão para uma experiência de aprendizado rica e envolvente, onde os alunos podem expressar sua criatividade livremente.

  • Textos literários (poemas, fábulas, histórias curtas).
  • Materiais de arte (papel, lápis, tintas, pincéis).
  • Espaço de exposição das obras criadas.
  • Ferramentas digitais para apresentações (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo