Desvendando a Pré-História

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Pré-História

A atividade 'Desvendando a Pré-História' tem como propósito estimular a autonomia e o interesse dos alunos do 1º ano do Ensino Médio pelo estudo da Pré-História, abordando aspectos fundamentais como a evolução humana, o desenvolvimento das primeiras ferramentas e a manifestação da arte rupestre. A estratégia pedagógica central é a aplicação da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, onde os alunos serão encarregados de realizar pesquisas preliminares em casa e, posteriormente, aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de representações artísticas. Essas representações poderão ser expressas por meio de desenhos, modelagens em argila, ou montagens digitais, incentivando a criatividade e a aplicação prática do saber. Culminando a atividade, será organizada uma galeria para exposição das criações dos alunos, seguida de uma discussão guiada que enfocará as descobertas, reflexões e a importante conexão dos estudos pré-históricos com o entendimento das sociedades humanas ao longo da história.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre a Pré-História, enfatizando a evolução humana, o desenvolvimento de ferramentas e a arte rupestre. Pretende-se que, por meio da pesquisa individual e do trabalho colaborativo, os alunos desenvolvam habilidades críticas e criativas, além de uma apreciação pela investigação científica e artística como ferramentas para compreender o passado. A metodologia Sala de Aula Invertida é essencial neste processo, pois promove a autonomia do aluno, torna o aprendizado mais significativo e estimula a participação ativa em todas as etapas da construção do conhecimento.

  • Compreender os principais aspectos e eventos da Pré-História.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre o período pré-histórico.
  • Estimular a criatividade por meio da criação artística baseada nos temas estudados.
  • Fomentar a habilidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Valorizar a arte e a ciência como meios de compreensão da evolução humana e suas sociedades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo da evolução humana, abordando desde os primeiros hominídeos até o Homo sapiens, a invenção e uso das primeiras ferramentas, além da arte rupestre como expressão cultural e meio de comunicação dos nossos ancestrais. Esses tópicos serão explorados de forma a conectar conhecimentos científicos, históricos e artísticos, proporcionando uma visão integrada da vida na Pré-História e suas contribuições para a compreensão do presente e futuro da humanidade.

  • Evolução humana: dos primeiros hominídeos ao Homo sapiens.
  • Desenvolvimento das primeiras ferramentas e sua importância para a sobrevivência.
  • A arte rupestre e seu papel na comunicação e expressão cultural da Pré-História.

Metodologia

A abordagem metodológica para a atividade 'Desvendando a Pré-História' inclui a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão pesquisas em casa antes da discussão em sala de aula. Em grupos, eles criarão representações artísticas baseadas nas pesquisas realizadas, favorecendo um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo. A utilização de diferentes meios para as criações artísticas permite aos alunos explorar e expressar seu entendimento sobre a Pré-História de maneira criativa e diversificada.

  • Pesquisa individual prévia sobre a Pré-História.
  • Formação de grupos para discussão e planejamento das criações artísticas.
  • Criação de obras artísticas (desenhos, modelagens em argila, montagens digitais).
  • Organização de uma galeria para exposição das obras.
  • Discussão guiada pós-exposição para compartilhar descobertas e reflexões.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Desvendando a Pré-História' será realizada em uma sessão de 1.5 aulas de 40 minutos cada. A primeira parte será dedicada à apresentação dos trabalhos e organização da galeria. Na sequência, a segunda parte focará na discussão guiada sobre as criações e percepções dos alunos, abrangendo os temas de evolução humana, ferramentas e arte rupestre.

  • Aula 1: Apresentação dos projetos artísticos e organização da galeria.
  • Aula 2: Discussão guiada sobre as obras e temáticas da Pré-História.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e criatividade das pesquisas e das representações artísticas criadas pelos alunos, bem como na participação ativa na discussão final. Considerará o empenho individual na pesquisa inicial e o trabalho colaborativo na criação dos projetos artísticos. A capacidade de reflexão sobre os temas estudados e sua expressão durante a discussão em grupo também será um critério essencial. Será valorizada a demonstração de compreensão integrada dos aspectos científicos, históricos e artísticos da Pré-História.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem acesso à internet para as pesquisas em casa, materiais para as representações artísticas como papel, argila e ferramentas digitais (caso optem por montagens digitais). Além disso, será preciso espaço para a montagem da galeria e materiais de apoio para a exposição das criações.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Papel, lápis e demais materiais para desenho.
  • Argila e ferramentas de modelagem.
  • Softwares de edição de imagens para montagens digitais.
  • Espaço físico para montagem da galeria.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo