A atividade 'Cruzadas: O Jogo' é uma proposta interativa e dinâmica que busca envolver alunos do 1º ano do Ensino Médio na complexidade das Cruzadas, um dos períodos mais marcantes da História Medieval. Organizados em grupos representativos das diversas facções envolvidas (Cristãos ocidentais, Muçulmanos, Comerciantes Venezianos, entre outros), os estudantes terão a tarefa de assumir os objetivos específicos de cada facção, como a expansão de territórios, a defesa de terras sagradas e a garantia de rotas comerciais vitais. Utilizando um grande mapa que abrange a Europa, o Oriente Médio e o Norte da África, eles serão desafiados a negociar alianças, planejar estratégias de conquista ou defesa, e solucionar desafios baseados em eventos históricos reais. Este jogo de estratégia é pensado para não apenas oferecer uma compreensão aprofundada das dinâmicas políticas, econômicas e sociais que embasaram as Cruzadas, mas também para desenvolver habilidades importantes como negociação, tática, planejamento estratégico e trabalho em equipe, fundamentais para a formação cidadã e acadêmica dos alunos.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão ampla e multifacetada das Cruzadas, através de uma abordagem que estimula o engajamento ativo e o pensamento crítico. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as diferentes motivações das facções envolvidas nas Cruzadas, compreendam a complexidade das relações políticas, econômicas e sociais da época, e reconheçam a importância e as consequências desses eventos históricos. Além disso, espera-se que desenvolvam habilidades importantes como negociação, análise estratégica, trabalho em equipe, e a capacidade de tomar decisões baseadas em informações complexas e muitas vezes limitadas.
O conteúdo programático desta atividade aborda os principais aspectos das Cruzadas, desde suas causas, desenvolvimento e consequências, até a análise das diferentes facções envolvidas. A atividade possibilita uma imersão no período histórico, através da qual os alunos podem visualizar a geografia política da época, entender as motivações religiosas, econômicas e políticas, e avaliar as mudanças culturais e socioeconômicas resultantes. Este conteúdo se alinha com os objetivos de aprendizagem visando não apenas o conhecimento histórico factual, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas.
Esta atividade utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de aprendizado imersivo e colaborativo. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma facção das Cruzadas. Utilizando o mapa disponibilizado, eles terão que tomar decisões estratégicas, negociar alianças e resolver desafios. A dinâmica da atividade permite que os estudantes experimentem, de forma simulada, as complexidades e desafios enfrentados pelas diferentes facções, promovendo uma aprendizagem mais significativa e engajada. O papel do educador será o de facilitador, orientando a discussão, promovendo a reflexão crítica e ajudando os alunos a estabelecer conexões com o contexto histórico e contemporâneo.
A atividade será conduzida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, explicação das regras e formação dos grupos. A segunda aula será dedicada à execução do jogo, negociações entre os grupos e debriefing final para discussão das estratégias utilizadas e lições aprendidas.
A avaliação desta atividade envolverá tanto a participação individual quanto o desempenho do grupo. Será avaliada a capacidade dos alunos de trabalharem em equipe, sua participação ativa durante o jogo, a aplicação de conhecimento histórico nas tomadas de decisão e a eficácia das estratégias desenvolvidas. Além disso, após a conclusão do jogo, cada grupo realizará uma apresentação sobre as escolhas feitas, justificando-as com base no contexto histórico. Essa apresentação também será parte da avaliação, permitindo ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a habilidade de articulação e argumentação.
Para a execução desta atividade, serão necessários alguns materiais e recursos, como um grande mapa da Europa, Oriente Médio e Norte da África, fichas ou marcadores para cada uma das facções, cartas de eventos históricos que influenciarão as decisões dos grupos, e acesso a informações adicionais para pesquisa. A combinação desses recursos permitirá uma experiência imersiva, onde os alunos poderão visualizar geograficamente os territórios em disputa e tomar decisões mais informadas durante o jogo.
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