Minha Linha do Tempo

Desenvolvida por: Emili … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Conhecimento pessoal e temporalidade

A atividade 'Minha Linha do Tempo' visa aprofundar a compreensão dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental sobre a noção de tempo e sequência de eventos em suas vidas. Utilizando fotos, desenhos ou colagens, cada aluno criará uma linha do tempo pessoal, destacando momentos importantes que marcaram seu crescimento e experiências vivenciadas. Esta atividade ajudará os estudantes a entenderem melhor a noção de passado, presente e futuro, além de desenvolver habilidades de expressão oral e escrita ao apresentarem suas linhas do tempo para a turma. Através de rodas de debate, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, aprender com as experiências dos colegas e entender as diversas perspectivas temporais, fomentando a empatia e o respeito às diferenças individuais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal fazer com que os alunos reconheçam e articulem seus próprios processos de crescimento e mudanças ao longo do tempo, utilizando a linha do tempo como ferramenta de visualização do seu desenvolvimento. Espera-se que, ao final, consigam identificar a sequência dos eventos importantes em suas vidas, compreendendo a noção de antes e depois e como eventos no passado podem influenciar o presente e projetar futuras expectativas. Além disso, ao compartilhar suas linhas do tempo, os alunos praticam habilidades de comunicação e fomentam habilidades socioemocionais como empatia e respeito às histórias de vida dos colegas.

  • Compreender a sequência temporal de eventos importantes da própria vida.
  • Desenvolver a habilidade de expressar oralmente experiências pessoais.
  • Promover o respeito e a empatia pelas experiências de vida dos colegas.
  • Entender a relação entre passado, presente e futuro.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
  • EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo de conceitos de temporalidade e identidade pessoal. Através da construção de linhas do tempo, os alunos serão introduzidos à importância de registrar e refletir sobre eventos marcantes, capacitando-os a visualizar o fluxo de tempo e sua própria evolução dentro desse contexto. Serão abordadas, de forma lúdica e reflexiva, noções de passado, presente e futuro, e como estas se interligam com a história pessoal e coletiva, promovendo uma consciência sobre o crescimento pessoal e o papel de cada um na construção da história.

  • Noção de tempo: passado, presente e futuro
  • Construção de linhas do tempo pessoais
  • Expressão e compartilhamento de experiências pessoais
  • Respeito e empatia pelas histórias dos outros

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na abordagem mão-na-massa e na roda de debate. Inicialmente, os alunos receberão uma breve introdução sobre o que é uma linha do tempo e sua importância para compreender eventos históricos, incluindo aqueles de suas vidas. Posteriormente, os alunos serão instigados a construir suas próprias linhas do tempo com fotos, desenhos ou colagens. Após a construção, haverá uma apresentação das linhas do tempo para a turma, seguida de uma roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas histórias, ouvir as dos colegas e discutir as semelhanças e diferenças entre suas experiências.

  • Introdução ao conceito de linha do tempo
  • Construção da linha do tempo individual
  • Apresentação das linhas do tempo para a turma
  • Roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de 4 aulas, totalizando 4 horas de atividade. Na primeira aula, introduziremos o conceito de linha do tempo e discutiremos sua importância. Nas duas aulas seguintes, os alunos trabalharão na construção de suas linhas do tempo. A última aula será dedicada à apresentação das linhas do tempo e à roda de debate, focando no compartilhamento e discussão das experiências individuais.

  • Aula 1: Introdução à linha do tempo e discussão sobre significados e importâncias.
  • Aula 2 e 3: Construção das linhas do tempo pelos alunos.
  • Aula 4: Apresentação das linhas do tempo e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, focando no envolvimento dos alunos ao longo de todas as etapas da atividade. Será dada especial atenção à capacidade de reflexão sobre os momentos importantes da própria vida, à habilidade de articulação dessas memórias durante a apresentação e ao comportamento durante a roda de debate, valorizando o respeito pelas histórias dos colegas e a capacidade de ouvir e compartilhar. A criatividade na elaboração das linhas do tempo e a participação ativa nos debates também serão considerados. O processo será mais valorizado do que o produto final, buscando estimular a reflexão pessoal e a expressão individual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de arte como papel, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura e revistas para recortes. Além disso, se possível, os alunos podem trazer fotos de casa que gostariam de incluir em suas linhas do tempo. O recurso mais valioso, no entanto, será a contribuição pessoal de cada aluno, seja através de desenhos, escrita ou qualquer outro meio escolhido para representar os eventos significativos de suas vidas.

  • Papel de vários tamanhos
  • Lápis de cor e canetinhas
  • Tesoura e cola
  • Revistas para recortes
  • Fotos pessoais (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo