Esta atividade, intitulada 'Reporteres do Bem: Noticiando Soluções', tem como propósito engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na identificação, pesquisa e notificação de soluções para problemas detectados na comunidade escolar. Por meio da divisão em equipes, os estudantes terão a oportunidade de escolher um tema relevante, realizar entrevistas, coletar dados e, finalmente, produzir uma notícia impressa, além de um vídeo ou podcast. Este projeto utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para fomentar a responsabilidade social e promover o exercício cidadão entre os participantes. Adicionalmente, visa aprimorar as habilidades de escrita e oralidade dos alunos, enquanto introduz conceitos de análise crítica de informações, estimulando a habilidade de trabalhar em equipe, realizar pesquisas de campo e sintetizar dados em formatos jornalísticos.
Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem o desenvolvimento de competências linguísticas, tais como escrita e oralidade, por meio da criação de notícias impressas e digitais. Pretende-se, também, introduzir aos alunos a importância da análise crítica de informações e o papel do jornalismo na sociedade. Além disso, a atividade busca promover a responsabilidade social e o exercício da cidadania, estimulando os estudantes a se envolverem com a comunidade escolar para identificar e propor soluções para problemas reais. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos tenham uma melhor compreensão da importância do trabalho em equipe e da pesquisa de campo na resolução de questões comunitárias.
Ao longo desta atividade, os estudantes serão introduzidos ao processo de produção jornalística, aprendendo a identificar temas de relevância comunitária, conduzir pesquisas e entrevistas, além de desenvolver e formatar notícias para diferentes mídias. A habilidade de sintetizar informações e apresentá-las de maneira clara e objetiva será enfatizada, assim como a importância do trabalho em equipe durante o processo de pesquisa e produção. Esta atividade também visa desenvolver o senso crítico dos alunos e sua capacidade de avaliar a relevância e a veracidade das informações, habilidades cruciais em um mundo repleto de notícias e informações.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade será desenvolvida através de um conjunto de etapas interativas, começando com a identificação de problemas na comunidade escolar, seguida de pesquisas, entrevistas com envolvidos e especialistas, coleta e análise de dados. As equipes serão orientadas na produção de notícias impressas e digitais, incluindo vídeos ou podcasts, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita. O uso de tecnologias da informação será incentivado, incluindo computadores, softwares de edição e plataformas digitais, para a pesquisa e produção dos conteúdos.
Esta atividade será executada em um total de 4 horas, divididas em 5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução à atividade e à formação de equipes. Nas aulas subsequentes, haverá a fase de pesquisa, entrevistas e coleta de dados, seguida pela produção e revisão das notícias impressas e recursos digitais. A última aula será dedicada à apresentação dos trabalhos.
A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a escolha do tema até a produção final das notícias e recursos digitais. Será considerada a capacidade de realizar pesquisas e entrevistas adequadamente, o empenho no trabalho em equipe, a qualidade da escrita e da produção oral, bem como a criatividade e inovação na apresentação dos temas. Além disso, a análise crítica dos dados coletados e a capacidade de relacionar as informações com o contexto da comunidade escolar serão componentes importantes da avaliação.
Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, incluindo acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e produção de conteúdo, aplicativos de edição de texto e vídeo, gravadores ou smartphones para captura de áudio para podcasts, além de materiais de escritório comuns, como papel, canetas e quadro branco. Recursos adicionais podem incluir acesso a bibliotecas e centros de informação para aprofundamento da pesquisa.
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