Reporteres do Bem: Noticiando Soluções

Desenvolvida por: Felipe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Responsabilidade social e exercício da cidadania

Esta atividade, intitulada 'Reporteres do Bem: Noticiando Soluções', tem como propósito engajar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na identificação, pesquisa e notificação de soluções para problemas detectados na comunidade escolar. Por meio da divisão em equipes, os estudantes terão a oportunidade de escolher um tema relevante, realizar entrevistas, coletar dados e, finalmente, produzir uma notícia impressa, além de um vídeo ou podcast. Este projeto utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos para fomentar a responsabilidade social e promover o exercício cidadão entre os participantes. Adicionalmente, visa aprimorar as habilidades de escrita e oralidade dos alunos, enquanto introduz conceitos de análise crítica de informações, estimulando a habilidade de trabalhar em equipe, realizar pesquisas de campo e sintetizar dados em formatos jornalísticos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade incluem o desenvolvimento de competências linguísticas, tais como escrita e oralidade, por meio da criação de notícias impressas e digitais. Pretende-se, também, introduzir aos alunos a importância da análise crítica de informações e o papel do jornalismo na sociedade. Além disso, a atividade busca promover a responsabilidade social e o exercício da cidadania, estimulando os estudantes a se envolverem com a comunidade escolar para identificar e propor soluções para problemas reais. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos tenham uma melhor compreensão da importância do trabalho em equipe e da pesquisa de campo na resolução de questões comunitárias.

  • Desenvolver habilidades de escrita e oralidade.
  • Promover a análise crítica de informações.
  • Estimular a responsabilidade social e o exercício da cidadania.
  • Introduzir o papel do jornalismo na sociedade.
  • Fomentar habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
  • EF67LP11: Planejar resenhas, vlogs, vídeos e podcasts variados, e textos e vídeos de apresentação e apreciação próprios das culturas juvenis (algumas possibilidades: fanzines, fanclipes, e-zines, gameplay, detonado etc.), dentre outros, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha de uma produção ou evento cultural para analisar – livro, filme, série, game, canção, videoclipe, fanclipe, show, saraus, slams etc. – da busca de informação sobre a produção ou evento escolhido, da síntese de informações sobre a obra/evento e do elenco/seleção de aspectos, elementos ou recursos que possam ser destacados positiva ou negativamente ou da roteirização do passo a passo do game para posterior gravação dos vídeos.
  • EF67LP19: Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.

Conteúdo Programático

Ao longo desta atividade, os estudantes serão introduzidos ao processo de produção jornalística, aprendendo a identificar temas de relevância comunitária, conduzir pesquisas e entrevistas, além de desenvolver e formatar notícias para diferentes mídias. A habilidade de sintetizar informações e apresentá-las de maneira clara e objetiva será enfatizada, assim como a importância do trabalho em equipe durante o processo de pesquisa e produção. Esta atividade também visa desenvolver o senso crítico dos alunos e sua capacidade de avaliar a relevância e a veracidade das informações, habilidades cruciais em um mundo repleto de notícias e informações.

  • Processo de produção jornalística.
  • Técnicas de entrevista e coleta de dados.
  • Desenvolvimento de notícias para impresso e mídias digitais.
  • Análise crítica de informações.
  • Trabalho em equipe e pesquisa de campo.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade será desenvolvida através de um conjunto de etapas interativas, começando com a identificação de problemas na comunidade escolar, seguida de pesquisas, entrevistas com envolvidos e especialistas, coleta e análise de dados. As equipes serão orientadas na produção de notícias impressas e digitais, incluindo vídeos ou podcasts, promovendo assim o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita. O uso de tecnologias da informação será incentivado, incluindo computadores, softwares de edição e plataformas digitais, para a pesquisa e produção dos conteúdos.

  • Identificação de problemas na comunidade escolar.
  • Realização de pesquisas e entrevistas.
  • Coleta e análise de dados.
  • Produção de notícias para diferentes mídias.
  • Uso de tecnologias da informação na produção de conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada em um total de 4 horas, divididas em 5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução à atividade e à formação de equipes. Nas aulas subsequentes, haverá a fase de pesquisa, entrevistas e coleta de dados, seguida pela produção e revisão das notícias impressas e recursos digitais. A última aula será dedicada à apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução e formação das equipes.
  • Aula 2 e 3: Pesquisa, entrevistas e coleta de dados.
  • Aula 4: Produção das notícias e recursos digitais.
  • Aula 5: Revisão e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será baseada no envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a escolha do tema até a produção final das notícias e recursos digitais. Será considerada a capacidade de realizar pesquisas e entrevistas adequadamente, o empenho no trabalho em equipe, a qualidade da escrita e da produção oral, bem como a criatividade e inovação na apresentação dos temas. Além disso, a análise crítica dos dados coletados e a capacidade de relacionar as informações com o contexto da comunidade escolar serão componentes importantes da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, incluindo acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa e produção de conteúdo, aplicativos de edição de texto e vídeo, gravadores ou smartphones para captura de áudio para podcasts, além de materiais de escritório comuns, como papel, canetas e quadro branco. Recursos adicionais podem incluir acesso a bibliotecas e centros de informação para aprofundamento da pesquisa.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Software de edição de texto e vídeo.
  • Gravadores ou smartphones.
  • Materiais de escritório: papel, canetas, quadro branco.
  • Acesso a bibliotecas e centros de informação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo