Exploradores do Universo

Desenvolvida por: Analiz… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Astronomia

A atividade 'Exploradores do Universo' conduz os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de descoberta pelo Sistema Solar. Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, essa atividade prática envolve pesquisa, criatividade e trabalho em equipe para construir uma maquete representativa do Sistema Solar. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada um deverá pesquisar sobre um planeta, o Sol ou outro corpo celeste, usando materiais recicláveis e artísticos para a construção das maquetes. Durante o processo, serão estimuladas discussões, trocas de ideias e colaboração, explorando a metologia ativa através de Saída de Campo (para pesquisa e coleta de materiais), Atividade 'Mão-na-massa' (construção da maquete), Roda de Debate (discussão sobre as características dos corpos celestes), seguidas de uma Sala de Aula Invertida, onde os alunos apresentarão suas maquetes, compartilhando conhecimentos adquiridos, enriquecendo o aprendizado coletivo e estimulando a curiosidade astronômica. Ao final, todos terão uma visão integral e detalhada do nosso Sistema Solar, além de desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Exploradores do Universo' é promover a compreensão do Sistema Solar pelos alunos, identificando não apenas os planetas e o Sol, mas também os demais corpos celestes que o compõem. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e criatividade, através da construção de uma maquete do Sistema Solar. A interdisciplinaridade será explorada, relacionando conhecimento científico, geografia, arte e ecologia (uso de materiais recicláveis). Também visa estimular a curiosidade científica dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa e ativa.

  • Compreender a estrutura e os componentes do Sistema Solar
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe
  • Promover a consciência ecológica através do uso de materiais recicláveis
  • Praticar a apresentação oral e a comunicação de ideias

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF04CI02) Identificar as principais características dos planetas do Sistema Solar e de outros corpos celestes, como asteroides, cometas e satélites naturais.
  • (EF04CI03) Explicar movimentos da Terra e da Lua que causam fenômenos observáveis na Terra, relacionando-os com as explicações oferecidas em diferentes culturas.

Conteúdo Programático

A estrutura da atividade 'Exploradores do Universo' foi concebida para proporcionar uma compreensão ampla do Sistema Solar e a importância de cada componente que o integra. Ao pesquisar, criar e discutir, os alunos explorarão conceitos astronômicos fundamentais, o movimento dos corpos celestes, além de reconhecer a riqueza cultural em interpretações astronômicas, promovendo uma abordagem interdisciplinar e a valorização da perspectiva científica e cultural sobre o espaço.

  • Estrutura e componentes do Sistema Solar
  • Movimentos da Terra e da Lua
  • Fenômenos observáveis na Terra
  • A importância da reciclagem e reuso de materiais
  • Técnicas de apresentação e oratória

Metodologia

A metodologia proposta envolve várias abordagens ativas de aprendizagem: Saída de Campo para pesquisa e coleta de materiais, Atividade 'Mão-na-massa' com a construção da maquete, Roda de Debate sobre o Sistema Solar, e Sala de Aula Invertida nas apresentações dos grupos. Esta combinação promove uma imersão dos alunos no conteúdo, encorajando a pesquisa, o diálogo, a criatividade e a colaboração, elementos fundamentais para uma aprendizagem significativa e engajadora.

  • Saída de Campo
  • Atividade 'Mão-na-massa'
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será desenvolvida em 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerão a introdução ao projeto, formação dos grupos, pesquisa e início da construção das maquetes. A segunda aula será destinada à finalização das maquetes, preparação e realização das apresentações, seguida de uma Roda de Debate para trocas finais de aprendizado.

  • Aula 1: Introdução, pesquisa e início da construção da maquete.
  • Aula 2: Finalização da maquete e apresentações.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo, o processo de pesquisa e construção da maquete, além da efetividade e criatividade da apresentação. Será avaliado o uso de materiais recicláveis, a precisão das informações astronômicas e a capacidade de comunicação. Através de rubricas, o professor poderá pontuar aspectos como engajamento, colaboração, originalidade e profundidade no tratamento das informações, oferecendo feedback construtivo para estimular o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet e biblioteca para pesquisa, materiais recicláveis (papelão, plásticos, metais), materiais artísticos (tintas, pincéis, colas), ferramentas para modelagem e corte, espaço adequado para a construção das maquetes e dispositivos para apresentação oral (microfone, caixas de som). Esse conjunto de recursos visa facilitar a pesquisa, criação e compartilhamento de conhecimento, promovendo uma experiência de aprendizagem rica e diversa.

  • Acesso à internet
  • Materiais recicláveis
  • Materiais artísticos
  • Ferramentas para modelagem
  • Dispositivos para apresentação oral

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo