O Festival de Leitura Divertida é uma atividade pedagógica planejada para o 2º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura através da escolha autônoma de livros por parte dos alunos. Esta atividade envolve a leitura individual de livros em casa, seguida de momentos de compartilhamento na sala de aula, onde os alunos terão a oportunidade de discutir sobre as histórias, personagens e aprendizados adquiridos. Além disso, serão desenvolvidas atividades lúdicas relacionadas aos conteúdos dos livros, como desenhos, dramatizações e criação de pequenas histórias inspiradas nas leituras. Este festival visa não somente estimular o hábito de leitura, mas também promover a expressão oral, a criatividade e a interatividade entre os alunos, enriquecendo sua experiência educativa de forma prazerosa e significativa.
Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver a habilidade EF02LP26, que se refere à leitura e compreensão autônoma de textos literários de diversos gêneros, incentivando o prazer pela leitura. Almeja-se também promover a expressão oral e a capacidade de interpretação dos alunos, além de estimular a criatividade e a imaginação por meio de atividades lúdicas e de dramatizações. Espera-se que, ao final deste festival, os alunos tenham ampliado seu repertório literário, melhorado sua habilidade de comunicação e fortalecido suas competências socioemocionais, como empatia e trabalho em equipe, essenciais para um desenvolvimento integral.
O programa desta atividade é composto por dinâmicas que permitem aos alunos explorar diferentes gêneros literários e compartilhar suas experiências de leitura em um ambiente acolhedor e estimulante. A metodologia ativa será aplicada para incentivar a participação efetiva dos alunos, através de discussões em grupo, apresentações orais e atividades criativas que façam conexões com as histórias lidas. Integrarão o programa também momentos de reflexão sobre as mensagens e valores transmitidos pelas obras, visando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva perante a leitura.
A metodologia ativa selecionada para esta atividade propõe um papel mais ativo dos alunos no processo de aprendizagem. Eles serão encorajados a compartilhar insights de suas leituras, trazendo para o ambiente escolar suas interpretações e entendimentos. Serão organizados círculos literários onde os estudantes poderão discutir as obras lidas, praticando argumentação e escuta ativa. As atividades lúdicas, como dramatizações e desenhos, oferecerão uma forma dinâmica e divertida de expressar o entendimento dos livros, reforçando o conteúdo abordado de maneira significativa.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Na primeira aula, ocorrerá a escolha dos livros e orientações iniciais. Os alunos terão o intervalo entre as aulas para realizar as leituras em casa. Na segunda aula, dedicaremos o tempo para o compartilhamento das experiências de leitura, discussões em grupo e realização das atividades lúdicas.
A avaliação será formativa, considerando a participação e o engajamento dos alunos durante as discussões e atividades propostas. Serão observados critérios como expressão oral, capacidade de compreensão e interpretação dos textos, criatividade nas atividades lúdicas, e respeito pelas opiniões dos colegas nas discussões em grupo. Feedbacks construtivos serão fornecidos para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos nesses aspectos. Exemplos de atividades a serem avaliadas incluem apresentações orais sobre os livros, contribuições nas discussões e qualidade das criações nas atividades lúdicas.
Para o desenvolvimento desta atividade, será necessário um conjunto diversificado de livros literários adequados à faixa etária dos alunos, materiais para as atividades lúdicas (papel, lápis de cor, tintas, figurinos para dramatizações, etc.), além de equipamentos para apresentações orais, como microfone e caixa de som, se disponíveis. A seleção de livros deverá ser ampla, incluindo diferentes gêneros literários, a fim de atender aos diversos interesses dos alunos e promover uma rica experiência de leitura.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula