Nesta atividade, 'Caça-Palavras Narrativo', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para participar de um caça-palavras em grande escala. Cada palavra encontrada no caça-palavras será um elemento chave que deverá ser incorporado na história que o grupo irá criar em conjunto. Após a identificação de todas as palavras, os grupos deverão planejar conjuntamente a trama da história, garantindo que cada um dos elementos do caça-palavras esteja adequadamente integrado ao texto narrativo produzido. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a colaboração como também promove o desenvolvimento de habilidades de planejamento textual, alinhando-se às habilidades efetivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente a habilidade EF15LP05. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos é a pedra angular desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador, essencial para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no processo de planejamento e produção textual de maneira lúdica e colaborativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de trabalhar em grupo para construir narrativas criativas, integrando diversos elementos de maneira coesa. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de leitura, interpretação, ortografia e vocabulário, essenciais para a formação dos alunos enquanto leitores e escritores competentes. A habilidade de planejar textos considerando diferentes elementos narrativos e a capacidade de revisar e editar trabalhos em colaboração com colegas e sob orientação do professor são competências fundamentais que esta atividade pretende fortalecer.
A atividade 'Caça-Palavras Narrativo' situa-se no contexto de práticas de linguagem, envolvendo leitura, escrita e oralidade, além de aspectos gramaticais pertinentes ao 2º ano do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem lúdica, os alunos são estimulados a explorar o universo das palavras, trabalhando a conformação de elementos narrativos de forma criativa e significativa. A escolha deste conteúdo tem por finalidade o fortalecimento das habilidades de leitura e escrita, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e desenvolver narrativas coesas e coerentes.
A metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos é aplicada nesta atividade através do uso do caça-palavras como ferramenta pedagógica. Esta abordagem promove a motivação e o envolvimento dos alunos, enquanto desenvolvem habilidades de leitura e escrita de forma divertida. A atividade será guiada pelo professor, que facilitará a organização dos grupos, a explicação das regras e o suporte durante as etapas de planejamento, escrita, revisão e edição das histórias criadas. O trabalho em grupo é essencial, estimulando a troca de ideias, a negociação de significados e a colaboração para a construção coletiva do texto.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Inicialmente, serão 10 minutos para a apresentação da atividade e organização dos grupos. Seguirá com 20 minutos dedicados à busca das palavras no caça-palavras e discussão inicial sobre as narrativas possíveis. Os próximos 20 minutos serão destinados à escrita da história, e os últimos 10 minutos utilizados para revisão, edição e preparação para a apresentação das histórias.
A avaliação desta atividade será realizada através da observação do desempenho dos alunos durante as etapas do caça-palavras, planejamento e escrita da história, além da participação efetiva no grupo. O professor avaliará a criatividade, a capacidade de incluir todos os elementos encontrados no caça-palavras na história, a coesão e coerência textual, e o envolvimento na revisão e edição do texto. A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizado e no desenvolvimento de habilidades colaborativas, de planejamento textual e criatividade.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um quadro negro ou lousa digital para apresentações iniciais, folhas de papel em tamanho grande com o caça-palavras impresso para cada grupo, lápis ou canetas e papel para a escrita da história. Também pode ser interessante o uso de dispositivos digitais para a pesquisa de palavras desconhecidas e a construção de ilustrações, caso a edição das histórias seja realizada em formato digital.
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