Caça-Palavras Narrativo

Desenvolvida por: Itaian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e criatividade

Nesta atividade, 'Caça-Palavras Narrativo', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para participar de um caça-palavras em grande escala. Cada palavra encontrada no caça-palavras será um elemento chave que deverá ser incorporado na história que o grupo irá criar em conjunto. Após a identificação de todas as palavras, os grupos deverão planejar conjuntamente a trama da história, garantindo que cada um dos elementos do caça-palavras esteja adequadamente integrado ao texto narrativo produzido. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a colaboração como também promove o desenvolvimento de habilidades de planejamento textual, alinhando-se às habilidades efetivas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente a habilidade EF15LP05. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos é a pedra angular desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e engajador, essencial para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no processo de planejamento e produção textual de maneira lúdica e colaborativa. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de trabalhar em grupo para construir narrativas criativas, integrando diversos elementos de maneira coesa. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de leitura, interpretação, ortografia e vocabulário, essenciais para a formação dos alunos enquanto leitores e escritores competentes. A habilidade de planejar textos considerando diferentes elementos narrativos e a capacidade de revisar e editar trabalhos em colaboração com colegas e sob orientação do professor são competências fundamentais que esta atividade pretende fortalecer.

  • Promover o trabalho colaborativo na construção de narrativas.
  • Estimular o uso criativo de palavras e elementos narrativos descobertos no caça-palavras.
  • Desenvolver habilidades de planejamento, escrita, revisão e edição textual.
  • Incentivar a leitura crítica e interpretativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça-Palavras Narrativo' situa-se no contexto de práticas de linguagem, envolvendo leitura, escrita e oralidade, além de aspectos gramaticais pertinentes ao 2º ano do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem lúdica, os alunos são estimulados a explorar o universo das palavras, trabalhando a conformação de elementos narrativos de forma criativa e significativa. A escolha deste conteúdo tem por finalidade o fortalecimento das habilidades de leitura e escrita, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e desenvolver narrativas coesas e coerentes.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Produção textual narrativa
  • Revisão e edição de textos
  • Trabalho colaborativo e criatividade

Metodologia

A metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos é aplicada nesta atividade através do uso do caça-palavras como ferramenta pedagógica. Esta abordagem promove a motivação e o envolvimento dos alunos, enquanto desenvolvem habilidades de leitura e escrita de forma divertida. A atividade será guiada pelo professor, que facilitará a organização dos grupos, a explicação das regras e o suporte durante as etapas de planejamento, escrita, revisão e edição das histórias criadas. O trabalho em grupo é essencial, estimulando a troca de ideias, a negociação de significados e a colaboração para a construção coletiva do texto.

  • Uso do caça-palavras para estimular a criatividade
  • Produção textual em grupo
  • Revisão e edição colaborativa do texto

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Inicialmente, serão 10 minutos para a apresentação da atividade e organização dos grupos. Seguirá com 20 minutos dedicados à busca das palavras no caça-palavras e discussão inicial sobre as narrativas possíveis. Os próximos 20 minutos serão destinados à escrita da história, e os últimos 10 minutos utilizados para revisão, edição e preparação para a apresentação das histórias.

  • Aula 1: Introdução, busca de palavras, planejamento e escrita da história, revisão e edição.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação do desempenho dos alunos durante as etapas do caça-palavras, planejamento e escrita da história, além da participação efetiva no grupo. O professor avaliará a criatividade, a capacidade de incluir todos os elementos encontrados no caça-palavras na história, a coesão e coerência textual, e o envolvimento na revisão e edição do texto. A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizado e no desenvolvimento de habilidades colaborativas, de planejamento textual e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem um quadro negro ou lousa digital para apresentações iniciais, folhas de papel em tamanho grande com o caça-palavras impresso para cada grupo, lápis ou canetas e papel para a escrita da história. Também pode ser interessante o uso de dispositivos digitais para a pesquisa de palavras desconhecidas e a construção de ilustrações, caso a edição das histórias seja realizada em formato digital.

  • Lousa ou quadro negro
  • Caça-palavras impresso em tamanho grande
  • Lápis, canetas e papel
  • Dispositivos digitais para pesquisa e ilustração (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo