Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão convidados a criar um 'Diário de Bordo' ao longo de uma semana escolar. O objetivo é que eles registrem não apenas os acontecimentos marcantes, mas também seus sentimentos e aprendizados diários. Esta proposta busca promover não apenas a expressão pessoal dos estudantes, mas também incentivar a observação atenta do ambiente escolar e das dinâmicas que nele ocorrem. Os alunos serão encorajados a utilizar diferentes meios para os registros, como textos, desenhos e fotografia, valorizando assim diversas formas de expressão. Ao término da semana, deverão selecionar os registros que consideram mais significativos para compor o diário final, que poderá ser elaborado em formato digital ou físico. Esta fase do projeto é importante para que os alunos pratiquem a habilidade de sintetizar informações e planejar a organização do texto, considerando a inclusão de recursos multimediais. A atividade possibilitará aos alunos uma reflexão sobre sua rotina escolar, percebendo-se como parte ativa do processo de aprendizagem.
O principal objetivo dessa atividade é incentivar os alunos a desenvolverem habilidades de observação e expressão pessoal, além de praticarem a escrita de textos com diferentes propósitos. Ao longo do processo, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de reflexão sobre suas experiências diárias e o contexto em que estão inseridos. A atividade também visa promover a organização de ideias e a seleção de informações relevantes para compor uma narrativa coesa, utilizando recursos multimídia quando aplicável.
O conteúdo programático envolve o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, focando na expressão de ideias, sentimentos e opiniões de forma clara e organizada. Através da criação do diário de bordo, os alunos aprenderão sobre a importância da observação atenta ao seu redor, a expressão autêntica e a capacidade de reportar suas vivências utilizando diferentes mídias.
A metodologia empregada será baseada em atividades práticas 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Inicialmente, haverá discussões dirigidas para sensibilizar e preparar os alunos sobre a importância de registrar suas observações e sentimentos. Durante a semana, os alunos farão registros em formatos variados, incentivados a serem criativos e a explorarem diferentes meios. A revisão e seleção dos registros finais para o diário fomentarão a reflexão e a síntese. O professor atuará como um facilitador, guiando e fornecendo suporte conforme necessário.
A atividade será realizada ao longo de uma semana escolar, totalizando 5 aulas de 50 minutos. Inicia-se com uma discussão preparatória e orientações. Nos dias seguintes, os alunos farão os registros diários em casa ou na escola. O último dia será dedicado à seleção e organização dos diários.
A avaliação será qualitativa e baseada na participação, engajamento e reflexão demonstrados pelo aluno ao longo do projeto. Elementos como criatividade, profundidade dos registros, capacidade de observação e expressão pessoal serão considerados. Além disso, a organização e apresentação do diário final, incluindo a seleção e uso adequado de recursos multimídia, também farão parte dos critérios de avaliação. Será incentivado o feedback construtivo entre os alunos e as reflexões sobre o processo de aprendizagem vivenciado.
Os recursos necessários incluem materiais para registro em papel (cadernos, canetas, lápis de cor), câmeras fotográficas ou smartphones (para registros visuais), e acesso a computadores com internet, caso os diários sejam feitos digitalmente. A utilização destes recursos permitirá a experimentação de diferentes formas de expressão, enriquecendo a experiência de aprendizado.
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