Diário de Bordo Escolar

Desenvolvida por: Shirle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Expressão pessoal e observação do ambiente escolar

Nesta atividade, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão convidados a criar um 'Diário de Bordo' ao longo de uma semana escolar. O objetivo é que eles registrem não apenas os acontecimentos marcantes, mas também seus sentimentos e aprendizados diários. Esta proposta busca promover não apenas a expressão pessoal dos estudantes, mas também incentivar a observação atenta do ambiente escolar e das dinâmicas que nele ocorrem. Os alunos serão encorajados a utilizar diferentes meios para os registros, como textos, desenhos e fotografia, valorizando assim diversas formas de expressão. Ao término da semana, deverão selecionar os registros que consideram mais significativos para compor o diário final, que poderá ser elaborado em formato digital ou físico. Esta fase do projeto é importante para que os alunos pratiquem a habilidade de sintetizar informações e planejar a organização do texto, considerando a inclusão de recursos multimediais. A atividade possibilitará aos alunos uma reflexão sobre sua rotina escolar, percebendo-se como parte ativa do processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é incentivar os alunos a desenvolverem habilidades de observação e expressão pessoal, além de praticarem a escrita de textos com diferentes propósitos. Ao longo do processo, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de reflexão sobre suas experiências diárias e o contexto em que estão inseridos. A atividade também visa promover a organização de ideias e a seleção de informações relevantes para compor uma narrativa coesa, utilizando recursos multimídia quando aplicável.

  • Desenvolver habilidades de observação e expressão pessoal.
  • Praticar a escrita reflexiva e narrativa.
  • Estimular a capacidade de síntese e escolha de informações relevantes.
  • Aprender a organizar ideias de maneira coesa em um diário.
  • Utilizar recursos multimídia para enriquecer a narrativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF67LP09
  • description": Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolve o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, focando na expressão de ideias, sentimentos e opiniões de forma clara e organizada. Através da criação do diário de bordo, os alunos aprenderão sobre a importância da observação atenta ao seu redor, a expressão autêntica e a capacidade de reportar suas vivências utilizando diferentes mídias.

  • Expressão pessoal e observação ativa
  • Narrativas pessoais e coletivas
  • Seleção e organização de informações
  • Introdução a recursos multimídia na composição textual
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem

Metodologia

A metodologia empregada será baseada em atividades práticas 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Inicialmente, haverá discussões dirigidas para sensibilizar e preparar os alunos sobre a importância de registrar suas observações e sentimentos. Durante a semana, os alunos farão registros em formatos variados, incentivados a serem criativos e a explorarem diferentes meios. A revisão e seleção dos registros finais para o diário fomentarão a reflexão e a síntese. O professor atuará como um facilitador, guiando e fornecendo suporte conforme necessário.

  • Discussão inicial sobre a importância do diário
  • Registro diário de observações e sentimentos
  • Seleção e organização dos registros mais significativos
  • Compartilhamento e discussão dos diários na sala de aula
  • Uso de tecnologias e diferentes formas de expressão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma semana escolar, totalizando 5 aulas de 50 minutos. Inicia-se com uma discussão preparatória e orientações. Nos dias seguintes, os alunos farão os registros diários em casa ou na escola. O último dia será dedicado à seleção e organização dos diários.

  • Aula 1: Discussão inicial e orientações sobre a atividade.
  • Aula 2 a 4: Realização dos registros diários.
  • Aula 5: Seleção, organização e finalização do diário.

Avaliação

A avaliação será qualitativa e baseada na participação, engajamento e reflexão demonstrados pelo aluno ao longo do projeto. Elementos como criatividade, profundidade dos registros, capacidade de observação e expressão pessoal serão considerados. Além disso, a organização e apresentação do diário final, incluindo a seleção e uso adequado de recursos multimídia, também farão parte dos critérios de avaliação. Será incentivado o feedback construtivo entre os alunos e as reflexões sobre o processo de aprendizagem vivenciado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais para registro em papel (cadernos, canetas, lápis de cor), câmeras fotográficas ou smartphones (para registros visuais), e acesso a computadores com internet, caso os diários sejam feitos digitalmente. A utilização destes recursos permitirá a experimentação de diferentes formas de expressão, enriquecendo a experiência de aprendizado.

  • Cadernos e material de escrita
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Computadores com acesso à internet
  • Plataformas de criação de diários digitais
  • Materiais artísticos para ilustração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo