Detetives da Revisão

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Revisão Textual

Esta atividade visa estimular a escrita criativa e o desenvolvimento de habilidades de revisão textual em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, cada aluno será incentivado a escrever uma curta história, utilizando técnicas de escrita criativa. Posteriormente, formarão duplas e desempenharão o papel de 'detetives da revisão', onde sua missão é corrigir e aprimorar o texto do parceiro, com foco na ortografia, pontuação e em sugerir reformulações para tornar o texto mais claro e interessante. Esta abordagem promove a leitura crítica, a colaboração entre os alunos e ressalta a importância da revisão no processo de escrita, contribuindo para a formação de escritores mais reflexivos e habilidosos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver competências de escrita, leitura crítica e colaboração entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão estimulados a criar textos originais, praticando a escrita criativa e, posteriormente, a habilidade de revisão textual. O processo de revisão mútua visa não apenas a correção de erros ortográficos e de pontuação, mas também a aprimoração da coesão e coerência textual, tornando a narrativa mais envolvente. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos compreendam o valor da revisão no processo de escrita e estejam mais aptos a oferecer feedback construtivo aos colegas, além de aplicar as críticas recebidas em seus próprios textos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Praticar a revisão textual focando em ortografia, pontuação e coesão.
  • Estimular a leitura crítica e a colaboração entre alunos.
  • Compreender a importância do processo de revisão na escrita.
  • Aprimorar a capacidade de receber e oferecer feedback construtivo.

Conteúdo Programático

A atividade Detetives da Revisão está alinhada aos objetivos de ensino de Língua Portuguesa, focando na produção textual e na capacidade crítica dos alunos em revisar textos. Ao trabalharem em duplas, não apenas praticam a escrita, mas também desenvolvem habilidades sociais e de crítica construtiva, fundamentais para o processo de aprendizagem. Este conteúdo programático aborda desde a concepção da ideia e planejamento textual até a revisão e reescrita, promovendo um entendimento completo sobre o ciclo da escrita.

  • Técnicas de escrita criativa
  • Ortografia e pontuação
  • Revisão textual colaborativa
  • Feedback construtivo
  • Coesão e coerência textual

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', esta atividade promove um aprendizado dinâmico e participativo. Os alunos iniciam com a escrita criativa individual, seguida pela interação em duplas onde aplicam técnicas de revisão textual no trabalho do colega. Este formato estimula o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, permitindo que assumam responsabilidade direta sobre seu desenvolvimento. As etapas práticas de revisão e feedback entre pares reforçam a importância da colaboração e do pensamento crítico na melhoria dos textos.

  • Escrita criativa individual
  • Formação de duplas para revisão mútua
  • Aplicação de técnicas de revisão
  • Feedback constructivo entre pares
  • Reescrita com base no feedback recebido

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 50 minutos. Iniciaremos com uma breve explicação sobre o objetivo e a dinâmica. Em seguida, os alunos terão um tempo dedicado para a escrita criativa. A maior parte da aula será destinada à revisão em duplas e à aplicação do feedback, finalizando com uma discussão coletiva sobre o processo de revisão e seus benefícios.

  • Aula 1: Introdução à atividade e escrita criativa individual (20 minutos)
  • Aula 1: Revisão em duplas, aplicação do feedback e discussão coletiva (30 minutos)

Avaliação

A avaliação da atividade Detetives da Revisão será formativa e baseada na participação, engajamento e aplicação dos conceitos de revisão textual. Observaremos a capacidade dos alunos de identificar erros e sugerir melhorias de forma construtiva, além da disposição em aplicar o feedback recebido em seus próprios textos. O sucesso do aluno será medido pelo aprimoramento do texto original após o processo de revisão, levando em consideração não apenas a correção de erros, mas também a melhoria na clareza, coesão e interessância do texto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais como papel, lápis e borracha para a escrita e revisão dos textos. Recomenda-se também a utilização de um quadro branco ou projetor para a apresentação da dinâmica da atividade e discussão dos pontos chave da revisão textual. O ambiente deve ser preparado de forma que facilite a interação entre os alunos durante a etapa de revisão em duplas.

  • Papel e lápis
  • Borracha
  • Quadro branco ou projetor
  • Cópias de listas de verificação de revisão (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo