Batalha dos Significados

Desenvolvida por: George… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Polissemia e contexto na comunicação

A atividade 'Batalha dos Significados' propõe uma abordagem interativa e colaborativa para o estudo da polissemia, um fenômeno linguístico no qual uma palavra possui múltiplos significados. Primeiramente, os estudantes são organizados em pequenos grupos, aos quais são entregues listas de palavras polissêmicas. O desafio é discutir internamente e identificar diversos significados para cada palavra, considerando diferentes contextos. Posteriormente, as equipes apresentam suas descobertas, servindo de estímulo para um debate acerca das variações de significados, a importância do contexto na interpretação dos significados e o impacto dessas nuances na eficácia da comunicação. Este exercício não apenas fomenta o pensamento crítico e a capacidade analítica dos estudantes no que concerne à linguagem, mas também aperfeiçoa suas habilidades argumentativas e de compreensão sobre o papel fundamental do contexto na comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão mais profunda sobre a natureza polissêmica da linguagem e o papel crucial do contexto na interpretação de significados. Através da análise e discussão de palavras com múltiplos significados, os estudantes são incentivados a desenvolver um olhar crítico sobre a importância da semântica e pragmática na comunicação eficaz. O exercício visa também aprimorar as habilidades de argumentação e debate, promovendo a articulação de ideias de forma clara e coerente, além de estimular a colaboração e o respeito pelas diferentes perspectivas e interpretações.

  • Compreender a polissemia como fenômeno linguístico e sua relevância na comunicação.
  • Identificar e analisar o papel do contexto na determinação dos significados.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Fomentar o pensamento crítico e a análise linguística.
  • Promover a colaboração e o respeito por diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP26 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos da língua, considerando o contexto de produção e de circulação dos textos

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica aborda o estudo da polissemia, destacando a importância do contexto na interpretação de significados. Será explorada a compreensão de que palavras podem ter múltiplos significados dependendo de como, onde e por quem são empregadas. Através de discussões em grupos e debates, os alunos terão a oportunidade de praticar a análise semântica e pragmática da linguagem, elementos fundamentais para a eficácia da comunicação.

  • Polissemia: definição e exemplos
  • O papel do contexto na interpretação dos significados
  • Debate e argumentação: técnicas e práticas
  • Análise semântica e pragmática da linguagem

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Batalha dos Significados' é baseada na interação ativa entre os alunos, utilizando a técnica de Roda de Debate. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para discutir sobre as palavras polissêmicas fornecidas, promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem. Após a discussão interna, cada grupo partilhará suas reflexões, abrindo espaço para um debate enriquecedor sobre as descobertas e interpretações. Este formato metodológico visa não somente ao entendimento conceitual do tema, mas também ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, argumentação e escuta ativa.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Discussão interna sobre palavras polissêmicas
  • Apresentação das descobertas por cada grupo
  • Roda de Debate para discussão e análise das diferentes interpretações

Aulas e Sequências Didáticas

A 'Batalha dos Significados' será realizada ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a formação dos grupos e a discussão interna, seguida da preparação para as apresentações. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à realização do debate sobre as diferentes interpretações apresentadas.

  • Aula 1: Formação dos grupos e discussão interna sobre as listas de palavras polissêmicas.
  • Aula 2: Apresentação das descobertas pelos grupos e realização do debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa, na qualidade das análises realizadas pelos grupos e nas contribuições individuais durante o debate. Será valorizada a capacidade de argumentação, a compreensão dos conceitos de polissemia e contexto, assim como a habilidade de respeitar e incorporar diferentes pontos de vista. Para tal, observar-se-á a profundidade das discussões, a clareza nas apresentações e a efetividade na comunicação de ideias. O feedback será fornecido com enfoque no progresso do pensamento crítico, no aprimoramento das habilidades argumentativas e na capacidade de análise semântica.

Materiais e ferramentas:

Para a eficácia da 'Batalha dos Significados', serão necessários materiais como listas de palavras polissêmicas selecionadas previamente pelo professor, quadro branco ou quadro-negro (com marcadores ou giz, respectivamente), projetor (caso disponível) para as apresentações finais, assim como cópias das regras do debate e critérios de avaliação. O uso de recursos multimídia também pode enriquecer as apresentações e debates.

  • Listas de palavras polissêmicas
  • Quadro branco ou quadro-negro e marcadores ou giz
  • Projetor para apresentações
  • Cópias das regras do debate e critérios de avaliação
  • Computadores ou tablets (se disponível)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo