Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos em uma emocionante caça ao tesouro literário, com o objetivo de estimular o interesse pela leitura e promover a compreensão leitora. A caça será estruturada com pistas que fazem referência a livros e personagens de histórias previamente lidas pela turma, abarcando uma diversidade de gêneros literários. Os estudantes percorrerão diferentes espaços da sala de aula ou da escola a fim de localizar livros escondidos. Ao encontrar cada livro, um trecho será lido em voz alta para o grupo. Após a leitura, será realizada uma roda de debate para discutir o gênero literário, tema, autor e as impressões pessoais, promovendo a leitura autônoma e a interpretação textual. Esta atividade interativa visa não apenas fomentar o amor pelos livros mas também desenvolver habilidades críticas de análise e compreensão, fundamentais para a formação de leitores proficientes.
O principal objetivo desta atividade é incentivar o gosto pela leitura através de uma experiência lúdica, dinâmica e participativa. Busca-se promover a leitura autônoma e compreensiva, estimulando os alunos a explorarem diferentes gêneros literários e a desenvolverem habilidades de interpretação e análise crítica de textos. Através da roda de debates, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas interpretações, ouvir diferentes perspectivas e aprofundar sua compreensão sobre os temas discutidos. Além disso, a atividade pretende fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e comunicação entre os alunos.
A atividade está centrada no eixo de leitura e interpretação textual, abordando diferentes gêneros literários em conformidade com a BNCC para o 3º ano do Ensino Fundamental. Através da caça ao tesouro literário, os alunos serão induzidos a explorar e refletir sobre várias formas literárias, incluindo suas características, temas e autores. A discussão em grupo após a leitura de trechos selecionados promoverá a compreensão crítica, estimulando o debate e a troca de ideias sobre os textos.
A caça ao tesouro literário será realizada sob a metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, permitindo que os alunos atuem como protagonistas no processo de aprendizagem através da participação ativa na busca e leitura dos livros. A Sala de Aula Invertida será aplicada ao promover discussões em rodas de debates após as leituras, incentivando os alunos a se prepararem previamente e trazerem suas contribuições individuais. Estas abordagens pedagógicas enfatizam a aprendizagem baseada na experiência, fomentando a colaboração, comunicação e reflexão crítica entre os alunos.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, apresentação das regras e início da caça ao tesouro. Na segunda aula, os alunos darão continuidade à busca pelos livros, seguida de uma roda de debates para discussão dos temas, autores e impressões sobre os livros encontrados.
A avaliação desta atividade será baseada na participação e engajamento dos alunos durante a caça ao tesouro e nas discussões na roda de debate. Observar-se-á a capacidade de interpretação de pistas, a colaboração entre os membros dos grupos na busca pelos livros, a qualidade da leitura em voz alta, bem como a contribuição individual para a discussão dos textos. A avaliação formativa permitirá ao professor acompanhar o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação, análise crítica e expressão oral dos alunos, fornecendo feedback construtivo para promover o aprimoramento contínuo.
Para a realização da atividade, serão necessários livros literários previamente lidos pela turma, pistas impressas relacionadas aos livros ou personagens, espaços adequados na sala de aula ou na escola para esconder os livros e materiais para anotação. A escolha de uma variedade de gêneros literários assegura a inclusão de diferentes interesses e preferências leitoras, contribuindo para uma experiência mais rica e diversificada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula