Construtores de Histórias Matemáticas

Desenvolvida por: Débora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Adição e Subtração no Cotidiano

A atividade 'Construtores de Histórias Matemáticas' é projetada para engajar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental no aprendizado dos conceitos de adição e subtração de uma forma lúdica e significativa. Através da criação de histórias que incorporam situações cotidianas, os alunos serão incentivados a aplicar seus conhecimentos matemáticos em contextos reais, além de desenvolver habilidades de escrita, ilustração e apresentação. Trabalhando em grupos, os estudantes terão a oportunidade de discutir e aplicar estratégias de resolução de problemas matemáticos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração. Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua história para a turma, explicando as estratégias matemáticas utilizadas, o que permitirá a troca de conhecimentos e o reforço da aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e profunda dos conceitos de adição e subtração, estimulando o raciocínio lógico-matemático de maneira criativa. Além disso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades em leitura e interpretação textual, escrita criativa, ilustração e fala em público. Ao trabalhar em grupos, os alunos também praticarão habilidades socioemocionais importantes, como cooperação, respeito pelas ideias dos colegas e resolução conjunta de problemas.

  • Compreender e aplicar os conceitos de adição e subtração em situações cotidianas.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e ilustração.
  • Praticar a apresentação oral de ideias e soluções matemáticas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.
  • Fortalecer o raciocínio lógico e a capacidade de interpretação textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02MA05: Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
  • EF02MA06: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Conteúdo Programático

O plano de aula abordará conceitos fundamentais da matemática dentro do contexto do Ensino Fundamental I, centrando-se em adição e subtração. Através da metodologia ativa, os alunos serão agentes de seu próprio aprendizado, aplicando conceitos matemáticos em criações literárias. A interdisciplinaridade entre matemática, artes visuais e linguagem escrita será um pilar fundamental, permitindo aos estudantes desenvolver uma visão integrada dos saberes.

  • Adição e Subtração no contexto cotidiano
  • Criação de histórias baseadas em problemas matemáticos
  • Resolução de problemas em grupo
  • Apresentação e discussão das soluções encontradas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão divididos em grupos para discutir, planejar e executar suas histórias matemáticas. A atividade será orientada por questionamentos que promovam a investigação e a reflexão. Os professores agirão como facilitadores, provendo recursos e apoio conforme necessário. A colaboração, a criatividade e o pensamento crítico serão encorajados durante todo o processo.

  • Formação de grupos para a discussão de ideias
  • Desenvolvimento de histórias que envolvam adição e subtração
  • Ilustração das histórias criadas
  • Preparação e apresentação das histórias para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos, divididos em grupos e começarão a criar suas histórias. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão suas histórias, seguidos de uma discussão em turma sobre as estratégias matemáticas empregadas.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos, formação dos grupos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e suas apresentações para a classe.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Avaliar-se-á a criatividade e originalidade das histórias, a correta aplicação dos conceitos matemáticos de adição e subtração, a habilidade em trabalhar em equipe, e a qualidade das apresentações. Feedback construtivo será fornecido, destacando pontos positivos e áreas para desenvolvimento futuro.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluirão papel, lápis, lápis de cor, canetas hidrocor, borrachas, e régua. Será incentivado o uso de recursos digitais, como tablets ou computadores, se disponíveis, para a pesquisa de imagens ou a criação de ilustrações. Um quadro branco ou flip chart também será utilizado para as apresentações finais.

  • Papel e material para escrita e desenho
  • Lápis de cor e canetas hidrocor
  • Tablets ou computadores (se disponível)
  • Quadro branco ou flip chart

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo