Nesta atividade, denominada 'Cantinho da Arte com C', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a criatividade e habilidades motoras, juntamente com a alfabetização e o letramento. Utilizando materiais diversificados como papel, cola, tesoura e tintas, criarão obras de arte que representem palavras iniciadas com a letra 'C'. Exemplos destes podem ser casa, cachorro, cenoura, entre outros. Após a finalização de suas artes, os estudantes irão apresentá-las para a turma, explicando o processo criativo e a relação da obra com a palavra escolhida, promovendo assim a relação entre escrita e oralidade. Este plano pretende não apenas engajar os alunos em uma atividade lúdica e educativa, mas também consolidar conhecimentos básicos da língua portuguesa, contribuindo para o processo de alfabetização e desenvolvimento de habilidades motoras finas.
O objetivo desta atividade centra-se no estímulo e desenvolvimento das competências linguísticas e motoras dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Ao realizar a criação artística baseada em palavras que iniciam com a letra 'C', busca-se não apenas a familiarização com esta letra e as palavras associadas, mas também a promoção da expressão criativa e da capacidade de narração oral. Este trabalho visa fortalecer o processo de alfabetização e letramento, incentivando a identificação de letras, a formação de palavras e o reconhecimento de seus significados e contextos. Além disso, ao manusear diferentes materiais para a elaboração de seus trabalhos artísticos, os alunos praticarão e desenvolverão suas habilidades motoras finas, essenciais para a escrita e outras atividades acadêmicas.
Neste módulo, exploraremos dois eixos centrais: a prática artística como meio de expressão e aprendizado, e a alfabetização inicial, com ênfase na letra 'C'. Os alunos serão introduzidos a várias palavras que começam com esta letra, aprendendo não apenas a pronunciá-las, mas também a identificar suas características gráficas e associá-las a objetos ou conceitos representados artisticamente. Ao criar artes que personificam essas palavras, os alunos consolidarão seu entendimento de forma lúdica e prática, proporcionando assim uma base sólida para a leitura e escrita iniciais, bem como para o desenvolvimento de habilidades motoras finas.
Adotaremos uma metodologia ativa, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem. Eles serão incentivados a explorar materiais, ideias e a colaborar com colegas na realização de suas obras de arte. Esta abordagem prática visa estimular a autoexpressão, a investigação e a reflexão crítica sobre o uso da linguagem, tanto escrita quanto oral. Além disso, as apresentações em classe promoverão a oratória e a escuta ativa, habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, os alunos são introduzidos ao projeto e iniciam a criação de suas obras de arte. A segunda sessão será dedicada à finalização das artes e às apresentações orais. Esta divisão assegura um equilíbrio entre a produção artística e o desenvolvimento das habilidades de comunicação.
A avaliação será formativa e contínua, considerando o engajamento dos alunos na criação de suas obras de arte, bem como na qualidade e clareza de suas apresentações orais. Serão valorizados a originalidade, o esforço e a capacidade de relacionar a arte com a palavra escolhida. O feedback será dado de forma construtiva, visando o reconhecimento dos esforços e a orientação para o desenvolvimento de habilidades.
Para a realização desta atividade, será necessário dispor de uma variedade de materiais artísticos como papéis de diferentes texturas e cores, tintas, pincéis, cola, tesouras sem ponta e materiais recicláveis. Estes recursos permitirão que os alunos expressem sua criatividade de forma ampla, além de praticarem o manuseio de diferentes ferramentas, essencial para o desenvolvimento de suas habilidades motoras.
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