Heróis das Histórias em Quadrinhos: Criando e Decifrando Tirinhas

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação e Interpretação de Histórias em Quadrinhos

A atividade proposta busca integrar o lúdico ao educacional, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos junto com a Roda de Debate para incentivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a mergulharem no mundo das histórias em quadrinhos. Neste cenário, os estudantes serão apresentados a diferentes tipos de balões de diálogo, letras e onomatopeias por meio de uma plataforma interativa, objetivando familiarizá-los com os recursos gráficos e visuais que compõem esse gênero textual. Após esta etapa, formar-se-ão grupos que terão o desafio de criar suas próprias tirinhas, aplicando criativamente o conhecimento adquirido sobre esses recursos. O culminar desta atividade será a organização de uma galeria de tirinhas, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra, explicando as escolhas gráficas e estéticas feitas, em uma roda de debate. Este exercício não apenas estimula a criatividade, mas também aprimora a compreensão textual e a habilidade de produção escrita, ao mesmo tempo em que promove uma reflexão crítica sobre as mensagens transmitidas através dos recursos visuais.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade pedagógica, objetiva-se capacitar os alunos a identificar e aplicar os diferentes elementos gráficos e textuais das histórias em quadrinhos, como balões de diálogo, tipos de letras e onomatopeias, para criar narrativas visuais coesas e engajadoras. Além disso, visa-se fomentar nos estudantes uma compreensão aprofundada sobre como esses recursos contribuem para o significado e o impacto de histórias em quadrinhos, estimulando a leitura crítica e a produção criativa. A interação em grupo durante a criação das tirinhas propicia a colaboração e o aprendizado coletivo, enquanto a apresentação das mesmas em uma roda de debate permite desenvolver habilidades de expressão oral e argumentação.

  • Identificar e utilizar diferentes tipos de balões de diálogo, letras e onomatopeias na criação de histórias em quadrinhos.
  • Compreender o papel dos recursos gráficos e visuais na construção do significado e no impacto das histórias em quadrinhos.
  • Estimular a criatividade e a expressão individual por meio da produção de tirinhas.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos multissemióticos.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e expressão oral durante a roda de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para explorar o gênero das histórias em quadrinhos, focando na identificação e aplicação de seus elementos constitutivos, como balões de diálogo, tipos de letras e onomatopeias, e no entendimento de como esses elementos se combinam para criar narrativas visuais ricas e envolventes. Através da análise de exemplos clássicos e contemporâneos e da produção de tirinhas próprias, os alunos desenvolverão uma apreciação mais profunda do valor artístico e comunicativo deste meio.

  • Introdução aos elementos gráficos das histórias em quadrinhos: balões de diálogo, tipos de letras e onomatopeias.
  • Análise de histórias em quadrinhos exemplares para identificar o uso e o efeito desses elementos gráficos.
  • Princípios básicos da narração visual em histórias em quadrinhos.
  • Técnicas de produção de tirinhas em grupo.
  • Organização e participação em uma roda de debate sobre as tirinhas criadas.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaboração. Inicia com uma introdução lúdica aos fundamentos das histórias em quadrinhos por meio de um jogo interativo, seguida pela aplicação prática desse conhecimento na criação de tirinhas em grupo. Esta abordagem enfatiza a experimentação, a reflexão e o feedback coletivo. A roda de debate serve como uma plataforma para os alunos discutirem suas escolhas criativas e analisarem criticamente o trabalho de seus pares, promovendo o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de escuta ativa.

  • Jogo interativo para explorar os elementos gráficos das histórias em quadrinhos.
  • Trabalho em grupo para criação das tirinhas, utilizando materiais artísticos e digitais.
  • Roda de debate para apresentação e discussão das tirinhas criadas.
  • Uso de exemplos de histórias em quadrinhos para análise e inspiração.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está dividida em quatro aulas de uma hora, cada uma focada em uma etapa diferente do processo de aprendizado. A primeira aula será dedicada à introdução dos elementos gráficos das histórias em quadrinhos, a segunda na análise de exemplos e na concepção das tirinhas, a terceira destinada às atividades de criação e finalização das tirinhas em grupo, e a última na organização e realização da roda de debate.

  • Aula 1: Introdução aos elementos gráficos de histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Análise de histórias em quadrinhos e início da criação das tirinhas.
  • Aula 3: Continuação e finalização da produção das tirinhas em grupos.
  • Aula 4: Organização e realização da roda de debate sobre as tirinhas criadas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases do processo, incluindo a contribuição individual para o trabalho em grupo, a criatividade e originalidade das tirinhas produzidas, e a habilidade de expressar e defender ideias durante a roda de debate. Será dada especial atenção ao uso efetivo dos recursos gráficos e textuais aprendidos, e à capacidade de análise crítica demonstrada nas discussões. Exemplos de rubricas de avaliação incluirão critérios como clareza da narração, inovação no uso de elementos gráficos e eficácia na comunicação das ideias.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos diversos, incluindo acesso a plataformas digitais interativas para a introdução dos elementos das histórias em quadrinhos, materiais de arte, como papel, lápis, canetas e marcadores para a criação das tirinhas, assim como exemplares impressos ou digitais de histórias em quadrinhos para análise. É fundamental também a disponibilidade de um espaço adequado para a realização da roda de debate, que estimule a interação entre os alunos e facilite a apresentação de suas criações.

  • Plataforma digital interativa para exploração dos fundamentos das histórias em quadrinhos.
  • Materiais de arte para a criação das tirinhas (papel, lápis, canetas, marcadores, etc.).
  • Exemplares de histórias em quadrinhos para análise.
  • Espaço apropriado para a realização da roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo