Nesta atividade pedagógica, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão trabalhar em duplas para escolher um texto literário previamente lido durante o semestre letivo. A principal tarefa é a criação de um mapa conceitual que evidencie os aspectos mais significativos do texto selecionado. Tais aspectos incluem a identificação explícita de valores sociais, culturais, humanos e as diversas perspectivas de mundo apresentadas pelo autor. O recurso didático do mapa conceitual será enriquecido pelo uso diversificado de cores, símbolos e imagens, objetivando uma maior clareza e estímulo visual para os conceitos abordados. Posteriormente, estes mapas serão utilizados em uma dinâmica interativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, onde as duplas tentarão decifrar os textos literários correspondentes aos mapas conceituais criados pelos colegas. Esta etapa propicia um ambiente rico em debates, trocas de ideias e análises profundas sobre as obras em questão, promovendo um aprendizado colaborativo e dinâmico entre os alunos.
O intuito desta atividade é propiciar aos alunos a oportunidade de refletir criticamente sobre os textos literários estudados, reconhecendo e articulando os valores sociais, culturais e humanos inerentes, assim como identificar as diversas visões de mundo propostas pelos autores. Além disso, visa desenvolver habilidades de síntese e organização do pensamento por meio da elaboração de mapas conceituais, fomentar a criatividade e o uso de recursos visuais na expressão de ideias e promover a interação e o debate crítico entre os estudantes como meio de aprofundar a compreensão das obras literárias.
O conteúdo programático desta atividade envolve a análise de textos literários sob uma perspectiva crítica e reflexiva, a elaboração de mapas conceituais como estratégia de síntese de informações e a promoção de debates interativos entre os alunos. Além disso, propicia o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e crítica literária, estimulando a expressão de pensamentos de maneira organizada e criativa.
A metodologia deste plano de aula incluirá a formação de duplas para a escolha e análise dos textos literários, seguida pela elaboração de mapas conceituais. Estimula-se o uso de diferentes recursos visuais para enriquecer a apresentação dos conceitos. Serão promovidas sessões de Aprendizagem Baseada em Jogos para que as duplas adivinhem os textos literários com base nos mapas conceituais dos colegas, utilizando a Roda de Debate como ferramenta para discussão e troca de ideias.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a formação de duplas, escolha dos textos e início da criação dos mapas conceituais. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas, realização da Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate.
A avaliação dessa atividade será baseada na criatividade, clareza e precisão dos mapas conceituais criados, na capacidade de argumentação e análise crítica durante a Roda de Debate, e na participação efetiva na dinâmica da Aprendizagem Baseada em Jogos. Será valorizada a expressão clara dos valores sociais, culturais e humanos identificados nos textos, bem como a habilidade de inferir diferentes visões de mundo. Exemplos práticos de critérios avaliativos incluem a adequação e riqueza dos recursos visuais utilizados, a coerência e coesão entre os conceitos mapeados e o texto literário em questão, e a participação ativa e construtiva nas discussões.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel flip chart ou cartolinas grandes para a confecção dos mapas conceituais, marcadores coloridos, adesivos, colas e revistas para recorte. Recursos digitais como computadores ou tablets podem ser úteis para pesquisas adicionais e para o uso de softwares de criação de mapas conceituais. Além disso, é importante ter acesso à uma seleção variada de textos literários discutidos no semestre, fornecendo uma base sólida para as análises e discussões.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula