Mapa Conceitual Literário

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de textos literários

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão trabalhar em duplas para escolher um texto literário previamente lido durante o semestre letivo. A principal tarefa é a criação de um mapa conceitual que evidencie os aspectos mais significativos do texto selecionado. Tais aspectos incluem a identificação explícita de valores sociais, culturais, humanos e as diversas perspectivas de mundo apresentadas pelo autor. O recurso didático do mapa conceitual será enriquecido pelo uso diversificado de cores, símbolos e imagens, objetivando uma maior clareza e estímulo visual para os conceitos abordados. Posteriormente, estes mapas serão utilizados em uma dinâmica interativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, onde as duplas tentarão decifrar os textos literários correspondentes aos mapas conceituais criados pelos colegas. Esta etapa propicia um ambiente rico em debates, trocas de ideias e análises profundas sobre as obras em questão, promovendo um aprendizado colaborativo e dinâmico entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é propiciar aos alunos a oportunidade de refletir criticamente sobre os textos literários estudados, reconhecendo e articulando os valores sociais, culturais e humanos inerentes, assim como identificar as diversas visões de mundo propostas pelos autores. Além disso, visa desenvolver habilidades de síntese e organização do pensamento por meio da elaboração de mapas conceituais, fomentar a criatividade e o uso de recursos visuais na expressão de ideias e promover a interação e o debate crítico entre os estudantes como meio de aprofundar a compreensão das obras literárias.

  • Identificar e analisar valores sociais, culturais e humanos em textos literários
  • Desenvolver mapas conceituais claros e estruturados para síntese de ideias
  • Utilizar criativamente recursos visuais na expressão de análises literárias
  • Promover discussões críticas e interativas sobre obras literárias
  • Potencializar a leitura ativa e crítica de textos diversos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP45: Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a análise de textos literários sob uma perspectiva crítica e reflexiva, a elaboração de mapas conceituais como estratégia de síntese de informações e a promoção de debates interativos entre os alunos. Além disso, propicia o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e crítica literária, estimulando a expressão de pensamentos de maneira organizada e criativa.

  • Análise crítica de textos literários
  • Elaboração e interpretação de mapas conceituais
  • Uso de recursos visuais na expressão de ideias
  • Debate e discussão interativa sobre as obras literárias

Metodologia

A metodologia deste plano de aula incluirá a formação de duplas para a escolha e análise dos textos literários, seguida pela elaboração de mapas conceituais. Estimula-se o uso de diferentes recursos visuais para enriquecer a apresentação dos conceitos. Serão promovidas sessões de Aprendizagem Baseada em Jogos para que as duplas adivinhem os textos literários com base nos mapas conceituais dos colegas, utilizando a Roda de Debate como ferramenta para discussão e troca de ideias.

  • Formação de duplas e escolha de textos literários
  • Elaboração de mapas conceituais
  • Uso de recursos visuais na organização dos mapas
  • Sessão de Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate para troca de ideias e discussões

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a formação de duplas, escolha dos textos e início da criação dos mapas conceituais. A segunda aula será dedicada à finalização dos mapas, realização da Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate.

  • Aula 1: Formação de duplas, escolha dos textos e início da criação dos mapas conceituais.
  • Aula 2: Finalização dos mapas, Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na criatividade, clareza e precisão dos mapas conceituais criados, na capacidade de argumentação e análise crítica durante a Roda de Debate, e na participação efetiva na dinâmica da Aprendizagem Baseada em Jogos. Será valorizada a expressão clara dos valores sociais, culturais e humanos identificados nos textos, bem como a habilidade de inferir diferentes visões de mundo. Exemplos práticos de critérios avaliativos incluem a adequação e riqueza dos recursos visuais utilizados, a coerência e coesão entre os conceitos mapeados e o texto literário em questão, e a participação ativa e construtiva nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel flip chart ou cartolinas grandes para a confecção dos mapas conceituais, marcadores coloridos, adesivos, colas e revistas para recorte. Recursos digitais como computadores ou tablets podem ser úteis para pesquisas adicionais e para o uso de softwares de criação de mapas conceituais. Além disso, é importante ter acesso à uma seleção variada de textos literários discutidos no semestre, fornecendo uma base sólida para as análises e discussões.

  • Papel flip chart ou cartolinas
  • Marcadores coloridos
  • Adesivos e colas
  • Revistas para recorte
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Textos literários estudados no semestre

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo