Esta atividade propõe uma imersão no universo da poesia, incentivando os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorarem a musicalidade, rimas e jogos de palavras como forma de expressão pessoal. Iniciando com a leitura de poemas diversos pelo professor, os estudantes serão introduzidos às diversas características poéticas, incluindo rimas, sonoridades e a beleza que reside nas palavras. Posteriormente, aproveitando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, eles serão instigados a criar seus próprios poemas, com ênfase nas correspondências fonéticas exploradas durante a aula. Esta atividade não apenas fortalece o aprendizado das normas gramaticais e ortográficas como também promove a criatividade, a expressão pessoal e a apreciação literária. Ao concluir os poemas, os alunos terão a oportunidade de ilustrar seus trabalhos, enriquecendo a expressão de suas ideias. Finalmente, a compartilhação desses poemas em um mural da sala ou através de uma pequena publicação da turma proporcionará um espaço de valorização do trabalho individual e coletivo, incentivando a leitura e a análise crítica entre pares.
O objetivo desta atividade é habilitar os alunos a apreciar e a criar textos poéticos, reconhecendo e aplicando as características específicas do gênero, como rimas, sonoridades e jogos de palavras. Busca-se, assim, desenvolver habilidades de leitura crítica e expressão escrita, estimulando simultaneamente a criatividade e apreciação artística. A atividade contempla o entendimento das correspondências fonéticas, essenciais para a correta escrita das palavras, além de promover a autonomia dos estudantes no processo de escrita, conforme orientações da Base Nacional Comum Curricular.
Na base desta atividade está o estudo das estruturas linguísticas e expressivas da poesia, contemplando a rima, ritmo e as figuras de linguagem como elementos chave. Além disso, enfatiza-se a compreensão e aplicação das correspondências fonéticas regulares e contextuais, essenciais para a escrita correta no idioma. Este conteúdo programático visa oferecer aos alunos as ferramentas necessárias para a apreciação e criação literária, estendendo o aprendizado para além da sala de aula.
A metodologia deste plano de aula baseia-se na Aprendizagem Baseada em Jogos, transformando a criação poética em uma atividade lúdica e interativa. Esta abordagem encoraja os alunos a experimentar e explorar a língua de maneira divertida e significativa, facilitando a assimilação dos conceitos ensinados. Aulas interativas, que incluem leituras compartilhadas, discussões em grupo e sessões de brainstorming, são complementadas por atividades individuais de criação poética, permitindo que cada aluno expresse sua voz única através das palavras.
A atividade será realizada em três aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana. Esta estrutura permite um equilíbrio entre a introdução teórica dos elementos poéticos, a prática da escrita criativa e o compartilhamento final dos trabalhos, promovendo uma aprendizagem integral e significativa.
A avaliação desta atividade será qualitativa, focando no processo de aprendizagem, criatividade e esforço individual dos alunos na criação de seus poemas. Serão considerados aspectos como aderência às características poéticas estudadas, originalidade, expressão das ideias e qualidade das ilustrações. Adicionalmente, a capacidade de colaboração e participação nas discussões em grupo também será valorizada. Esta forma de avaliação incentiva a autoexpressão e reconhece os variados talentos e modos de aprendizagem dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como livros de poesia para a leitura compartilhada, papel e material de arte para as ilustrações. Além disso, a utilização de um espaço na sala de aula para o mural permite a celebração e compartilhamento das criações poéticas, fortalecendo a comunidade de aprendizagem.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula