Debates Químicos: Substâncias do Cotidiano

Desenvolvida por: Robson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Química no Cotidiano

A atividade 'Debates Químicos: Substâncias do Cotidiano' é uma proposta pedagógica que visa inserir os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no estudo das substâncias químicas presentes em nosso dia a dia, por meio de uma metodologia ativa que inclui a Roda de Debate e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Nesta atividade, os estudantes serão incentivados a formar grupos de pesquisa para explorar e identificar diferentes substâncias químicas contidas em objetos do cotidiano. A partir dessa descoberta inicial, deverão investigar a importância, o uso e os impactos ambientais e sociais dessas substâncias. Este processo culminará na organização de uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas e argumentará sobre as implicações de seu uso. O objetivo é desenvolver não somente o conhecimento científico, mas também habilidades de pesquisa, argumentação e pensamento crítico, além de fomentar a conscientização ambiental. A atividade é estruturada para ser realizada em duas sessões de uma hora, promovendo uma abordagem interativa e colaborativa do ensino de química.

Objetivos de Aprendizagem

O foco desta atividade é proporcionar uma compreensão ampla sobre as substâncias químicas que nos cercam, estimulando a curiosidade científica e a conscientização dos alunos sobre os efeitos dessas substâncias no meio ambiente e na saúde. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, incentivando a busca por informações confiáveis e a construção de argumentos bem fundamentados. Além disso, a atividade busca promover a colaboração e comunicação efetiva entre os estudantes, habilidades essenciais para o século XXI. A participação na Roda de Debate visa ainda refinar a capacidade dos alunos de ouvir ativamente e responder de forma construtiva aos pontos de vista divergentes, preparando-os para discutir assuntos complexos de maneira respeitosa e informada.

  • Explorar e identificar substâncias químicas presentes em objetos do cotidiano.
  • Investigar a importância, o uso e os impactos ambientais e sociais dessas substâncias.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de argumentação baseadas em evidências.
  • Promover a conscientização ambiental através do conhecimento científico.
  • Incentivar a colaboração, comunicação e respeito por diferentes opiniões.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade compreende o estudo das propriedades das substâncias químicas, seus usos e relevância na vida cotidiana, bem como os possíveis impactos ambientais e na saúde pública decorrentes de seu uso indiscriminado. Será abordada a importância da pesquisa científica na compreensão dos materiais e na busca por alternativas sustentáveis. Os alunos irão aprender como acessar e analisar informações científicas e como apresentá-las em um debate, práticas fundamentais na formação do pensamento crítico e científico. A atividade também inclui uma discussão sobre a responsabilidade individual e coletiva na preservação ambiental e promoção da saúde social.

  • Substâncias químicas comuns e sua presença no cotidiano.
  • Impacto ambiental e na saúde do uso de determinadas substâncias.
  • Metodologias de pesquisa e fontes confiáveis de informação.
  • Técnicas para a construção de argumentos em um debate.
  • Conscientização sobre a importância da sustentabilidade e saúde pública.

Metodologia

Esta atividade adota uma metodologia ativa, mesclando técnicas de Aprendizagem Baseada em Projetos com a dinâmica participativa da Roda de Debate. Inicialmente, alunos, organizados em grupos, serão orientados a selecionar objetos do cotidiano e pesquisar sobre as substâncias químicas neles presentes, focando em entender seus usos, importância e impactos. Posteriormente, os resultados das pesquisas serão compartilhados na Roda de Debate, fazendo com que os alunos não apenas exponham suas descobertas, mas também engajem-se em uma discussão crítica sobre as implicações das informações encontradas, sempre fundamentando suas contribuições em dados científicos confiáveis. Através do debate, os alunos exercitarão a argumentação, a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista.

  • Formação de grupos para pesquisa colaborativa.
  • Seleção e análise de objetos do cotidiano para identificação de substâncias químicas.
  • Preparação e realização da Roda de Debate.
  • Disciplina e respeito às regras do debate para garantir uma comunicação efetiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e à metodologia de trabalho, formarão os grupos e iniciarão a pesquisa sobre as substâncias químicas. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas descobertas e participarão da discussão. Essa estrutura visa proporcionar um tempo adequado tanto para a pesquisa quanto para o debate, permitindo uma imersão profunda no tema proposto.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate e discussões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada levando em consideração a participação e o engajamento dos alunos durante todas as fases do projeto. Será avaliada a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, a habilidade de apresentar as informações de maneira coesa e fundamentada durante o debate, bem como a capacidade de argumentar e interagir respeitosamente com os colegas. A postura crítica e a utilização de fontes confiáveis também serão critérios importantes. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo do processo para incentivar o desenvolvimento contínuo dos estudantes em suas habilidades de pesquisa, comunicação e pensamento crítico.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets, material para anotações, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Recomenda-se também a utilização de softwares de apresentação para que os alunos possam organizar e exibir suas descobertas de forma clara durante o debate. Os professores podem preparar uma lista de fontes confiáveis de informação em ciências para orientar as pesquisas dos alunos, além de disponibilizar materiais sobre técnicas de debate e construção de argumentos.

  • Acesso à internet e computadores ou tablets.
  • Material para anotações (cadernos, canetas).
  • Software de apresentação (Microsoft PowerPoint, Google Slides).
  • Lista de fontes confiáveis de informação em ciências.
  • Materiais sobre técnicas de debate e construção de argumentos.

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