Esculturas Recicladas

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Reciclagem e Arte

A atividade 'Esculturas Recicladas' se propõe a introduzir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao conceito de sustentabilidade por meio da arte, incentivando a reutilização de materiais recicláveis para a criação de esculturas. Esta atividade enfatiza a importância da reciclagem e como objetos do cotidiano, muitas vezes descartados, podem ser transformados em obras de arte, promovendo assim uma reflexão sobre o consumo consciente e o impacto ambiental do descarte inadequado. Iniciando com uma discussão sobre a relevância da reciclagem, os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão uma diversidade de materiais recicláveis, como caixas, garrafas plásticas e jornais, além de cola, para construírem suas esculturas. O tema será livre, encorajando-os a explorar plenamente sua criatividade. Ao finalizar, as obras serão expostas, proporcionando uma oportunidade para os alunos compartilharem os processos criativos envolvidos e refletirem sobre as novas perspectivas adquiridas a respeito do uso de materiais reciclados na arte.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo fomentar nos alunos a consciência sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais na construção de um futuro mais sustentável. Visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico, estimulando-os a enxergar objetos do seu cotidiano sob novas perspectivas e transformá-los em expressões artísticas. Além disso, pretende-se explorar o potencial dos materiais recicláveis como meio de expressão na arte, incentivando a experimentação e a análise crítica sobre o processo de criação e a mensagem que suas obras podem transmitir acerca da sustentabilidade e consumo consciente.

  • Conscientizar sobre a importância da reciclagem e sustentabilidade.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.
  • Estimular a percepção e reutilização criativa de objetos recicláveis.
  • Promover a experimentação artística com materiais não convencionais.
  • Encorajar a reflexão sobre o consumo consciente e o impacto ambiental.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

Conteúdo Programático

A abordagem multidisciplinar desta atividade envolve conhecimentos da área de Artes, com foco na experimentação e criação artística utilizando materiais recicláveis. Além de explorar conceitos de sustentabilidade, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe e reflexão crítica, fundamentais para a formação integral do indivíduo. Este conteúdo propõe-se a ir além do aprendizado teórico, promovendo uma experiência mão-na-massa que destaca a importância da reciclagem e do pensamento ecológico no contexto contemporâneo.

  • Conceitos de reciclagem e sustentabilidade
  • A arte como meio de expressão e reflexão social
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de projetos colaborativos
  • Processos criativos e experimentação com materiais recicláveis
  • Crítica e interpretação de obras artísticas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', esta atividade envolve os alunos em um processo ativo de aprendizado, onde serão os protagonistas na criação de suas esculturas. Iniciando com uma discussão conceitual sobre reciclagem e sustentabilidade, segue-se a divisão em grupos para a fase de construção, estimulando a colaboração, criatividade e solução de problemas na transformação de materiais reciclados em expressões artísticas. Conclui-se com uma exposição coletiva das obras, promovendo reflexão e debate sobre os processos criativos e a temática ambiental.

  • Discussão inicial sobre reciclagem e impacto ambiental
  • Divisão em grupos para fomentar o trabalho colaborativo
  • Seleção e preparação dos materiais recicláveis para as esculturas
  • Construção das esculturas com foco na expressão criativa
  • Apresentação das obras e reflexão coletiva sobre o processo criativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a discussão introdutória e o início da seleção de materiais e esboço das ideias. Na segunda aula, os alunos finalizarão as esculturas e prepararão a exposição das obras, seguida da reflexão e discussão coletiva.

  • Aula 1: Discussão inicial, seleção de materiais e início da criação.
  • Aula 2: Finalização das esculturas, exposição e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração em grupo, criatividade e reflexão sobre o processo criativo e a mensagem transmitida pela obra. Observar-se-á a capacidade de utilizar de forma inovadora e consciente os materiais reciclados, bem como a habilidade em comunicar ideias relacionadas à reciclagem e sustentabilidade por meio da arte. Será valorizado o esforço em explorar novas formas de expressão e o engajamento na discussão coletiva ao final da atividade. Exemplos específicos de critérios incluirão originalidade, coesão de grupo e profundidade da reflexão apresentada.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários materiais como caixas de papelão, garrafas plásticas, jornais, revistas, cola, tesouras e tintas. Esses recursos permitirão aos alunos experimentar diversas técnicas artísticas e explorar a reutilização de objetos do cotidiano, enfatizando a importância da reciclagem e do pensamento sustentável.

  • Caixas de papelão
  • Garrafas plásticas
  • Jornais e revistas velhos
  • Cola, tesouras e tintas
  • Espaço para exposição das esculturas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo