Recriando o Sertão

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Literatura Brasileira e Artes Visuais
Temática: Vidas Secas de Graciliano Ramos

Esta atividade prática intitulada 'Recriando o Sertão' propõe uma imersão no universo literário de 'Vidas Secas', obra de Graciliano Ramos, fomentando a análise crítica e criativa dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os alunos são convidados a construir coletivamente um painel que represente os diversos aspectos do universo narrativo presente no livro, desde a ambientação árida do sertão até as complexidades dos personagens e suas vivências. Para a realização do painel, será utilizado um leque de materiais, incluindo tecido, papel, argila e objetos recicláveis, incentivando a exploração de diferentes texturas e formas de expressão. A atividade será realizada em grupos, promovendo a colaboração e o compartilhamento de ideias. Antes da parte prática, haverá uma roda de debate para discutir os temas, simbolismos e contexto histórico-social da obra, preparando o terreno para uma abordagem mais profunda e informada. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu painel ao final, discutindo o processo criativo envolvido e as escolhas artísticas feitas, proporcionando uma rica troca de interpretações e insights sobre o texto literário.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Recriando o Sertão' visa proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada da obra 'Vidas Secas', abarcando não somente seus aspectos literários, mas também seus contextos histórico, social e cultural. Através da criação de um painel coletivo, os estudantes serão capazes de explorar e expressar interpretações criativas e críticas sobre o livro, fomentando habilidades de análise literária e sensibilidade artística. Este projeto também tem como objetivo promover a colaboração e a comunicação entre os alunos, estimulando o respeito por diversas perspectivas e formas de expressão. O engajamento com diferentes materiais e técnicas artísticas visa enriquecer a experiência educacional dos alunos, incentivando a experimentação e a expressão individual dentro de um contexto coletivo.

  • Compreensão aprofundada dos principais temas, personagens e configurações de 'Vidas Secas'.
  • Desenvolver habilidades de análise literária e expressão artística.
  • Fomentar a colaboração, comunicação e respeito por diversas perspectivas e formas de expressão entre os alunos.
  • Promover a capacidade de conectar textos literários com seus contextos históricos e culturais.
  • Incentivar a experimentação com diferentes materiais e técnicas artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma análise detalhada de 'Vidas Secas', enfatizando a importância dos contextos histórico, social e cultural em sua compreensão. Os alunos explorarão os temas principais, a ambientação e a profundidade dos personagens, analisando como estes elementos contribuem para a complexidade e o impacto do texto. A discussão prévia à atividade prática permitirá que os alunos relacionem a obra com seu contexto de produção e circulação, enriquecendo sua leitura e interpretação. A parte prática da atividade, a construção de um painel coletivo, fornecerá uma oportunidade única de expressão criativa e análise crítica, aplicando os conceitos discutidos de forma tangível.

  • Discussão sobre o contexto histórico, social e cultural de 'Vidas Secas'.
  • Análise dos temas, personagens e ambientação do livro.
  • Relação entre a literatura e a realidade sócio-histórica.
  • Exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas para a criação do painel.
  • Apresentação e discussão dos painéis criados pelos grupos.

Metodologia

A atividade se iniciará com uma roda de debate, onde os alunos poderão discutir e compartilhar suas percepções sobre 'Vidas Secas', criando um ambiente propício para o diálogo crítico e a troca de ideias. Segue-se a metodologia 'Mão-na-massa', onde os grupos irão trabalhar na construção do painel coletivo, permitindo que explorem diferentes formas de representação visual e material para expressar suas interpretações da obra. Esta estratégia metodológica visa promover não apenas o conhecimento teórico, mas também a aplicação prática desse conhecimento, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de apresentação e argumentação.

  • Roda de debate para discussão dos aspectos centrais de 'Vidas Secas'.
  • Trabalho em grupo na criação dos painéis com base na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados.
  • Apresentação dos painéis pelos grupos, promovendo a argumentação e debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será conduzida a roda de debate, focando na discussão da obra e preparação para a atividade prática. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação dos painéis, culminando com as apresentações dos grupos no final da sessão.

  • Aula 1: Discussão sobre 'Vidas Secas' e preparação para a atividade prática.
  • Aula 2: Construção dos painéis e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa nas discussões, na colaboração efetiva dentro dos grupos, na criatividade e originalidade dos painéis, e na capacidade de articulação durante a apresentação final. Será considerada a capacidade dos alunos de relacionar aspectos da obra com os materiais escolhidos e a maneira como representam visualmente o conteúdo discutido. Os critérios de avaliação incluem: compreensão e interpretação da obra; uso inovador e criativo dos materiais; colaboração e trabalho em equipe; clareza e proficiência na apresentação. Cada grupo receberá feedback construtivo, enfatizando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos materiais, como tecido, papel, argila, itens recicláveis, entre outros, visando proporcionar uma ampla liberdade de expressão aos alunos. Além dos materiais físicos, serão disponibilizados textos de apoio sobre a obra e seu contexto, bem como orientações para a condução da roda de debate e das técnicas de construção dos painéis. O ambiente da sala será preparado para facilitar a discussão e a parte prática, incluindo arranjo dos assentos para a roda de debate e espaços adequados para a criação artística.

  • Tecido, papel, argila, itens recicláveis para a construção dos painéis.
  • Textos de apoio sobre 'Vidas Secas' e seu contexto histórico-social.
  • Orientações para condução da roda de debate e técnicas artísticas.
  • Espaço adequado na sala de aula para discussão e atividade prática.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo