A atividade 'Feira Medieval: Entre Culturas e Conhecimentos' é uma proposta educativa que visa transportar os alunos do 1º ano do Ensino Médio para a Idade Média, através de uma experiência imersiva e interativa, transformando a sala de aula em uma verdadeira feira medieval. Os alunos serão encarregados de pesquisar profundamente sobre variados aspectos da época, como alimentação, vestimentas, música, literatura, tecnologias e práticas comerciais. Cada grupo de estudantes ficará responsável por uma 'banca', onde apresentarão os resultados de suas pesquisas, incorporando representações, maquetes, vestimentas, e até amostras de alimentos. A intenção é que, através dessas bancas, eles consigam oferecer uma visão ampla sobre como esses distintos aspectos influenciavam e eram influenciados pelas circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, ambientais, e culturais da época. Além disso, a atividade culminará em uma discussão coletiva, visando conectar o passado ao presente, explorando a trajetória da evolução e modernidade e como as matrizes conceituais daquela época influenciam até hoje nossas visões de mundo.
A realização desta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e multifacetada da Idade Média, a partir de uma abordagem prática que estimula a pesquisa, o trabalho em equipe e a expressão criativa. Espera-se que, ao final da tarefa, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as diversas circunstâncias que moldavam a sociedade medieval em seus vários aspectos, comparando-as a narrativas contemporâneas e reconhecendo a influência de conceitos históricos em nosso contexto atual. Além disso, mira-se que os discentes apliquem conceitos políticos básicos na análise das estruturas sociais e governamentais da Idade Média, promovendo uma compreensão crítica sobre a formação de países, povos e nações, bem como suas experiências políticas e de exercício da cidadania.
A atividade abordará um espectro amplo de conteúdos, direcionando o olhar dos estudantes para os múltiplos aspectos que definiam a vida na Idade Média. Será dada especial atenção aos sistemas políticos e governamentais, aos costumes sociais, às expressões culturais como música e literatura, às inovações tecnológicas do período, além das práticas comerciais vigentes. Com isso, pretende-se não apenas ensinar sobre a Idade Média, mas também desenvolver habilidades de análise crítica, comparação cultural e entendimento das continuidades e mudanças históricas.
A metodologia empregada será a da aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos terão a oportunidade de mergulhar na pesquisa, colaboração e criação para montar as bancas da feira medieval, representando diversos aspectos da Idade Média. A atividade será guiada por etapas, incluindo pesquisa inicial, planejamento e design da banca, preparação de materiais e, por fim, apresentação. Este processo será enriquecido com sessões de brainstorming, discussões em grupo para a troca de informações e ideias, e momentos dedicados à construção coletiva do conhecimento.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade e distribuição dos temas, seguida por uma fase de pesquisa e planejamento. A segunda aula será dedicada à montagem das bancas e apresentação dos projetos. Por fim, uma discussão coletiva encerrará a atividade, promovendo reflexões sobre o aprendizado.
A avaliação será baseada em critérios como profundidade e correção da pesquisa, criatividade e originalidade na apresentação, capacidade de trabalhar em equipe, e eficácia da comunicação dos conceitos pesquisados. Será aplicada uma rubrica para avaliar individualmente e coletivamente os trabalhos, considerando aspectos como aderência ao tema, qualidade das informações apresentadas, engajamento com o público e demonstração de entendimento crítico dos temas abordados. Além disso, a participação ativa na discussão coletiva será um critério importante, avaliando a capacidade de conectar os aprendizados da atividade com contextos mais amplos e contemporâneos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais diversos, que vão desde recursos digitais para pesquisa, como acesso à internet e uso de computadores ou tablets, até materiais físicos para a montagem das bancas, incluindo papelão, tecidos, tintas, e material de escritório básico (papel, canetas, tesouras, etc.). Além disso, recursos audiovisuais podem ser utilizados para enriquecer as apresentações, tais como projetores, caixas de som e, se possível, acessos a plataformas de música e vídeo.
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