Caçadores de Arte Renascentista

Desenvolvida por: Keitty… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Renascimento e Humanismo

A atividade 'Caçadores de Arte Renascentista' visa introduzir aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental o período do Renascimento, focando em suas principais características artísticas, culturais e filosóficas, e como esses elementos refletem o pensamento humanista da época. Através de uma visita guiada a um museu, seja ele local ou virtual, que contemple obras renascentistas importantes, os estudantes serão instigados a observar de perto as manifestações artísticas e intelectuais que definiram essa época. Em grupos pequenos, receberão uma lista de elementos característicos do Renascimento que deverão encontrar nas obras expostas. Este processo ativo de descoberta permitirá que, ao invés de apenas receberem informações, os alunos se engajem diretamente com o material e desenvolvam um entendimento mais profundo do período e de seus valores intrínsecos. Após a visita, cada grupo compartilhará suas descobertas através de uma apresentação, seguida de uma roda de debate para discutir as observações de cada grupo, proporcionando uma rica troca de informações e permitindo a análise em conjunto das características do Renascimento e como elas se conectam ao humanismo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão abrangente das principais características do Renascimento e do Humanismo, permitindo-os identificar e analisar esses elementos em obras de arte. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer os ideais renascentistas, como o antropocentrismo, a valorização da antiguidade greco-romana, o realismo e a perspectiva nas artes, e compreender como esses ideais refletem a mudança para uma concepção mais humanista do mundo. Além disso, ao promover a discussão e a análise em grupo, espera-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico.

  • Identificar os principais elementos e características do Renascimento em obras de arte.
  • Analisar como o Renascimento reflete o pensamento e os valores humanistas da época.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação eficaz.
  • Fomentar o pensamento crítico por meio de discussões e análises em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI04: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abordará o Renascimento, um período de profunda renovação cultural e artística que marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna. Os alunos serão introduzidos aos principais conceitos e características do Renascimento, como o Humanismo, o Antropocentrismo, a redescoberta dos valores clássicos da antiguidade greco-romana e os avanços na ciência e nas artes. A atividade prática da visita ao museu proporcionará uma oportunidade única de visualizar e analisar diretamente obras que são emblemas desse período, consolidando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

  • Definição e contexto histórico do Renascimento
  • Características principais do Humanismo
  • Elementos artísticos e científicos do Renascimento
  • Análise de obras renascentistas

Metodologia

A atividade se apoiará em metodologias ativas, como Saída de Campo e Roda de Debate, para fomentar um aprendizado mais engajador. A Saída de Campo ao museu permitirá aos alunos uma imersão cultural e estética nas obras renascentistas, promovendo uma aprendizagem experiencial. Após a visita, a Roda de Debate funcionará como uma plataforma para discussão e troca de ideias, onde os alunos poderão compartilhar suas descobertas e impressões, praticando o respeito às opiniões alheias e o desenvolvimento do discurso argumentativo.

  • Saída de Campo para visita a museu com obras renascentistas.
  • Roda de Debate para discussão e análise das obras observadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 90 minutos, onde a primeira parte será dedicada à Saída de Campo, seja ela uma visita presencial ou virtual ao museu, e a segunda parte enfocará a Roda de Debate, permitindo aos alunos compartilhar suas descobertas e reflexões.

  • 1ª Parte (60 minutos): Visita guiada ao museu.
  • 2ª Parte (30 minutos): Roda de Debate com apresentação dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das observações feitas durante a visita ao museu e na contribuição para a Roda de Debate. Será avaliada a capacidade dos alunos de identificar e analisar os elementos renascentistas nas obras de arte, bem como a qualidade do diálogo estabelecido durante a discussão em grupo. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe e o respeito pelas opiniões dos colegas serão critérios importantes. O professor poderá utilizar rubricas de avaliação para especificar os critérios e facilitar o feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessário acesso a um museu que possua obras renascentistas, seja através de uma visita in loco ou de recursos virtuais fornecidos pelo próprio museu ou plataformas educacionais. Materiais de apoio como guias de visita, folhetos informativos e acesso a internet (para visitas virtuais) serão fundamentais. Para a Roda de Debate, será necessário um espaço que permita a discussão em grupo, podendo ser a própria sala de aula, ajustada para favorecer o diálogo.

  • Acesso a um museu com obras renascentistas.
  • Materiais de apoio e informativos sobre as obras e os artistas.
  • Acesso à internet para visitas virtuais.
  • Espaço apropriado para a realização da Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo