Esta atividade propõe transformar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em professores por um dia, encorajando-os a desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação de texto de uma forma lúdica e interativa. Os alunos serão desafiados a escrever instruções claras e concisas para uma atividade simples de sua escolha, como fazer um origami, resolver um problema matemático específico, entre outras possibilidades. Eles deverão seguir a estrutura dos textos instrucionais, utilizando verbos no imperativo e listando os passos de maneira ordenada e lógica. Posteriormente, estas instruções serão trocadas aleatoriamente entre os alunos, que tentarão seguir os passos escritos para executar a tarefa. O exercício culminará numa discussão coletiva sobre as experiências vivenciadas, destacando a importância da clareza, da objetividade e da sequência lógica na redação de instruções para a eficácia da comunicação e compreensão dos procedimentos descritos.
O objetivo principal desta atividade é promover a compreensão e a capacidade de elaboração de textos instrucionais entre os alunos do 4º ano. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar as principais características dos textos injuntivos-instrucionais, utilizando adequadamente verbos no imperativo e organizando as informações de forma lógica e sequencial. Espera-se também o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e escrita, além da promoção da empatia e colaboração, uma vez que os alunos terão que se colocar no lugar dos colegas ao tentar executar as tarefas seguindo as instruções recebidas.
Nesta atividade, será abordada a importância dos textos instrucionais no cotidiano e a necessidade de clareza na comunicação escrita para instruir corretamente o leitor. Será dada ênfase na estrutura desse tipo de texto, que inclui a apresentação do objetivo, materiais necessários e, principalmente, o passo a passo para realização da tarefa proposta, utilizando verbos no imperativo. Haverá também uma reflexão sobre o papel do autor e do leitor para a eficácia no entendimento e execução das instruções.
A metodologia ativa será a base desta atividade, com os alunos tomando um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Através da escrita, leitura e execução de instruções, eles serão estimulados a refletir sobre sua própria prática e a dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. O diálogo e a troca de experiências serão fundamentais para o êxito da atividade, permitindo que os alunos entendam os desafios e aprendizados inerentes ao processo de escrever e seguir instruções.
A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução do conceito de textos instrucionais e a construção coletiva de um exemplo. A segunda aula será dedicada à escrita, troca e execução das instruções pelos alunos, finalizando com a discussão sobre as experiências vividas.
A avaliação será formativa, observando-se o engajamento dos alunos na execução da atividade, a clareza e a precisão na elaboração das instruções escritas, bem como a capacidade de reflexão sobre o processo de escrita e execução das instruções. Serão considerados os esforços individuais para compreender e aplicar adequadamente a estrutura dos textos instrucionais, além da participação ativa nas discussões coletivas. A avaliação também contemplará a capacidade dos alunos de trabalharem colaborativamente e de se colocarem no lugar dos outros ao executarem as tarefas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, caneta, lápis e borracha para a escrita das instruções. Opcionalmente, pode-se utilizar materiais específicos para algumas das tarefas propostas pelos alunos, como papel para origami ou materiais recicláveis. Também será importante o acesso a um espaço adequado que permita a execução das tarefas de forma confortável e segura, além do uso de quadro e giz (ou lousa digital) para as explicação iniciais e para a discussão coletiva final.
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