A atividade 'Minha Pequena Cidade' é uma proposta prática e lúdica para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a compreensão do espaço vivido e a valorização do patrimônio local. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a observar e refletir sobre os diferentes espaços e elementos que compõem sua cidade ou bairro, como escolas, casas, parques e outros locais de importância. Utilizando materiais recicláveis, cada aluno irá construir um pedaço de sua 'pequena cidade', trabalhando tanto habilidades artísticas quanto de raciocínio espacial. Ao final, as maquetes individuais serão unidas para formar uma grande representação coletiva, permitindo a discussão sobre a diversidade do ambiente urbano e a importância de cada elemento para a comunidade. Além de estimular o trabalho em equipe, essa atividade propõe uma reflexão sobre sustentabilidade ao utilizar materiais reciclados, integrando conceitos de educação ambiental de forma prática.
O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre o ambiente em que vivem, desenvolvendo habilidades como observação, análise crítica e representação espacial. Busca-se também fomentar a criatividade e o trabalho em equipe ao convidar os alunos a construir maquetes que representem sua visão do bairro ou cidade. Além disso, a atividade visa inserir noções de sustentabilidade e cidadania, ao enfatizar a importância do patrimônio comunitário e o uso de materiais recicláveis.
A combinação da Geografia com a Arte é essencial nesta atividade, uma vez que ela envolve a compreensão do espaço geográfico e sua representação através de maquetes. Assim, os conteúdos abrangem a leitura do espaço através de mapas conceituais criados pelos próprios alunos, a introdução a conceitos básicos de geografia urbana e a expressão artística por meio da criação das maquetes.
Utilizando uma abordagem de metodologia ativa, a atividade será conduzida de forma a estimular a participação ativa dos alunos em todo o processo de aprendizagem. Serão incentivadas a observação direta, a discussão em grupo e a construção manual como estratégias para aprofundar o entendimento sobre os conteúdos abordados.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo adequado para exploração do tema, construção das maquetes e discussão final.
A avaliação será processual e formativa, considerando a participação e engajamento do aluno durante todas as etapas da atividade. Será avaliado o entendimento sobre os conceitos de geografia e patrimônio local, a criatividade e a qualidade técnica das maquetes, além da capacidade de trabalhar em equipe e discutir suas ideias. A apresentação oral das maquetes servirá como forma de avaliar a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos, como caixas de papelão, tampinhas de garrafa, rolos de papel higiênico, além de cola, tesoura e tintas. Também são recomendados mapas locais ou imagens do bairro/cidade para inspiração e referência durante a construção das maquetes.
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