Os Detetives dos Elementos

Desenvolvida por: Andréa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Os Quatro Elementos da Natureza

Esta atividade proporciona uma jornada educativa onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental se tornam detetives dos elementos da natureza. Através de uma leitura compartilhada inicial de um texto simples e ilustrado sobre os elementos ar, água, fogo e terra, esta atividade estabelece a base para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, escrita colaborativa e apresentação. Posteriormente, os alunos são divididos em pequenos grupos, com cada grupo assumindo a responsabilidade de explorar um dos elementos. Como detetives, eles mergulham em uma missão investigativa para planejar, pesquisar e redigir textos informativos, enfatizando a importância e as curiosidades de seu elemento. A atividade culmina com os alunos ilustrando seus achados e compartilhando-os em uma apresentação de classe, promovendo não só a habilidade de escrita e a expressão artística, mas também fortalecendo competências socioemocionais como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade pedagógica são desenvolver a capacidade dos alunos de planejar e produzir textos em um contexto colaborativo, estimular a pesquisa e a curiosidade intelectual sobre os elementos naturais, e promover habilidades de apresentação e expressão artística. Ao final desta atividade, os alunos terão adquirido não apenas conhecimento sobre os elementos da natureza, mas também experiência prática em trabalho em equipe, pesquisa, redação e comunicação, preparando-os para tarefas futuras tanto na escola quanto na vida cotidiana.

  • Desenvolver habilidades de planejamento e produção textual colaborativa.
  • Estimular a pesquisa e explorar a importância dos elementos naturais.
  • Fomentar habilidades de apresentação e expressão artística através de ilustrações.
  • Promover a colaboração, comunicação e trabalho em equipe entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP05
  • description": "Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas." }, { "code": EF15LP07
  • description": "Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital." }, { "code": EF15LP19
  • description": Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

A atividade explora conteúdos interdisciplinares que envolvem leitura, produção textual, pesquisa, ciências naturais e artes. Ao mergulhar no estudo dos elementos naturais, os alunos ampliam seu conhecimento sobre o mundo ao seu redor, praticam a redação e a oralidade, e desenvolvem habilidades artísticas durante a criação de ilustrações. Esta abordagem integrada assegura uma compreensão mais profunda e significativa dos temas tratados.

  • Leitura e interpretação de textos.
  • Elementos da natureza: ar, água, fogo e terra.
  • Pesquisa e planejamento de texto informativo.
  • Produção de texto e ilustração.
  • Apresentação oral e compartilhamento de conhecimento.

Metodologia

A metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos, complementada pela Aprendizagem Baseada em Jogos, será utilizada para envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem. Através da divisão em grupos e atribuição de missões como 'detetives dos elementos', os alunos terão oportunidades práticas de pesquisa, discussão em equipe, e desenvolvimento de projetos criativos. Essa abordagem promove o aprendizado ativo, permitindo que os alunos apliquem conceitos em situações práticas e desenvolvam habilidades sociais essenciais.

  • Leitura compartilhada inicial para contextualização.
  • Divisão da turma em pequenos grupos por elemento.
  • Missão investigativa para pesquisa e produção do texto.
  • Desenvolvimento de ilustrações para acompanhar o texto.
  • Apresentação dos projetos para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 20 horas, divididas em 7 aulas de aproximadamente 210 minutos cada. Esta estrutura permite uma imersão profunda nos temas, proporcionando tempo adequado para pesquisa, discussão, produção textual e preparação das apresentações finais. Esta distribuição temporal assegura um aprendizado gradual e eficaz, respeitando o ritmo de aprendizado dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

  • Aula 1: Introdução e leitura compartilhada.
  • Aulas 2 e 3: Pesquisa e planejamento do texto.
  • Aulas 4 e 5: Redação do texto e criação das ilustrações.
  • Aula 6: Preparação das apresentações.
  • Aula 7: Apresentações finais e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na observação contínua do envolvimento dos alunos durante as etapas de pesquisa, produção textual e ilustrativa, assim como a qualidade e criatividade das apresentações finais. Serão considerados aspectos como cooperação no grupo, habilidade de comunicação durante a apresentação e a adequação e profundidade das informações incluídas nos textos. Exemplos práticos serão utilizados para fornecer feedback construtivo, incentivando a reflexão sobre o processo de aprendizagem e destacando áreas de sucesso e aquelas que necessitam de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como textos ilustrativos sobre os elementos da natureza, acesso à internet para pesquisa, materiais de escrita e desenho, e um espaço que permita a apresentação dos projetos dos alunos. A combinação desses recursos oferece uma rica plataforma para a exploração criativa, suportando eficazmente o processo de aprendizagem.

  • Textos ilustrativos sobre os quatro elementos.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Material de papelaria (papel, lápis, canetas, tintas).
  • Espaço de apresentação para os projetos finais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo