Esta atividade propõe a utilização de um software de quizzing, como Kahoot! ou similar, para revisar de maneira dinâmica e interativa conteúdos referentes à Crise de 1929 e ao período entre guerras. Através de um game show, os alunos serão incentivados a distinguir entre fatos históricos e opiniões, engajando-se ativamente na identificação de informações corretas. Em cada pergunta do quiz, será aberta a oportunidade para discussão e aprofundamento dos temas, com o professor orientando o diálogo para esclarecer dúvidas e expandir o conhecimento dos estudantes. Além de promover a revisão de conteúdo, a atividade visa fomentar habilidades críticas de análise e argumentação entre os alunos, em um ambiente colaborativo e competitivo.
O principal objetivo desta atividade é revisar de maneira intensiva e interativa os conhecimentos sobre a Crise de 1929 e o período entre guerras, destacando a distinção entre fatos históricos e interpretações. Pretende-se, também, fomentar habilidades analíticas, críticas e de argumentação, essenciais para a compreensão da complexidade dos eventos históricos. Ao engajar os alunos numa dinâmica de game show, busca-se estimular o pensamento rápido, a capacidade de análise sob pressão e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem coletiva e individual.
Neste módulo, abordaremos o contexto econômico, político e social da Crise de 1929, detalhando suas causas e consequências globais, bem como os desdobramentos políticos e sociais durante o período entre guerras. O foco estará na habilidade dos alunos de identificar, analisar e diferenciar entre fatos e perspectivas históricas variadas, compreendendo a importância de tais eventos no panorama mundial.
A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada nesta atividade através do uso de um software de quizzing. Por meio de um ambiente lúdico, queremos promover engajamento, colaboração e reflexão crítica entre os alunos. Cada pergunta do quiz servirá não apenas como um teste de conhecimento, mas como ponto de partida para discussões guiadas pelo professor, permitindo um aprofundamento conceitual em tempo real e favorecendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade e o início do quiz interativo, abrangendo as primeiras temáticas. Na segunda aula, o quiz será concluído, seguido de discussões e esclarecimentos finais sobre os temas abordados.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa, correção das respostas no quiz e na qualidade das contribuições durante as discussões em grupo. Uma rubrica com critérios claros, como engajamento, compreensão dos temas, habilidade de argumentação e colaboração, será utilizada para garantir uma avaliação justa e abrangente. Além da performance individual, a capacidade de trabalho em equipe e a contribuição para o aprendizado coletivo também serão valorizadas.
Os recursos necessários para esta atividade incluem o uso de um computador com acesso à internet e projetor para visualização coletiva do quiz. O software de quizzing, como Kahoot! ou similar, deverá ser configurado previamente com as questões relacionadas aos temas abordados. Será útil também a preparação de um guia de estudo ou resumo dos conteúdos para auxiliar nas discussões e esclarecimentos pós-quiz.
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