A atividade 'Caça ao Tesouro Republicano' é uma gincana cultural planejada para envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma jornada de descoberta pela escola, com foco nos principais eventos e características da Era Vargas. Os alunos serão divididos em grupos e receberão pistas para encontrar locais escondidos relacionados aos aspectos sociais, econômicos e políticos deste período histórico. Cada pista revelará parte da história e conduzirá ao próximo desafio, incluindo tarefas como montar um quebra-cabeça cronológico dos eventos ou decifrar códigos que revelam as políticas implantadas por Vargas. A atividade culminará em uma reflexão coletiva, promovendo o entendimento de como a Era Vargas moldou o Brasil moderno, além de estimular as habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico.
Esta atividade tem como objetivo explorar a história da Era Vargas, permitindo que os alunos descubram aspectos importantes desse período de forma prática e interativa. Através da gincana, os alunos poderão contextualizar os eventos históricos, analisar as políticas adotadas e suas repercussões na sociedade brasileira. Desenvolverão habilidades de pesquisa, interpretação de textos históricos e trabalho colaborativo, além de estimular a curiosidade e a capacidade analítica ao conectarem os eventos passados com o presente do Brasil.
O conteúdo programático abordará a Era Vargas em suas diversas facetas, explorando desde o golpe de 1930 até a queda de Vargas em 1945, além de seu retorno ao poder em 1951 até seu suicídio em 1954. Os alunos explorarão a implementação de políticas trabalhistas, a centralização do poder, a constituição de 1934, o Estado Novo, entre outros aspectos. O material proporcionará uma visão integrada dos impactos sociais, econômicos e políticos deste período na história do Brasil.
A metodologia aplicada será a de aprendizagem ativa, por meio da gincana cultural 'Caça ao Tesouro Republicano'. Os estudantes, divididos em grupos, receberão pistas e enfrentarão desafios que os conduzirão a explorar a escola em busca de respostas relacionadas à Era Vargas. Cada desafio encontrado conterá atividades como quebra-cabeças, decifração de códigos e perguntas reflexivas, visando a promover o aprendizado dinâmico, a colaboração entre pares e a construção conjunta do conhecimento.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao contexto histórico da Era Vargas e receberão instruções sobre como a gincana funcionará. Na segunda aula, realizarão a gincana propriamente dita, seguida de uma discussão coletiva para compartilhar experiências, aprendizados e reflexões sobre a atividade.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa, a colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de conectar os desafios resolvidos com os conceitos estudados sobre a Era Vargas. A reflexão coletiva final e a apresentação das descobertas de cada grupo contribuirão para a avaliação do entendimento sobre o tema. Será valorizada a criatividade nas soluções dos desafios, assim como a profundidade das reflexões partilhadas.
Para a realização desta atividade serão necessários mapas da escola com locais das pistas assinalados, quebra-cabeças e códigos a serem decifrados, fichas informativas sobre a Era Vargas para consulta, materiais para anotações e registro de descobertas dos grupos, além de recursos audiovisuais para a introdução do tema e discussão final. Também será utilizada a internet para pesquisas complementares durante a gincana.
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