Aventura das Cores

Desenvolvida por: Tamire… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Cores Primárias e Secundárias

A atividade 'Aventura das Cores' é projetada para engajar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental no mundo fascinante das cores, utilizando uma abordagem prática e sustentável. Através da exploração das cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e experimentação com a mistura dessas cores para criar cores secundárias, esta atividade visa desenvolver o reconhecimento de cores e a compreensão de como as cores podem ser utilizadas para expressar criatividade. Usando materiais recicláveis como papelão, pratos descartáveis e garrafas PET como ferramentas e superfícies de pintura, os alunos serão incentivados a explorar suas habilidades artísticas de maneira inovadora, enquanto aprendem sobre a importância da sustentabilidade. Esta atividade não apenas ensinará sobre as artes visuais, mas também incorporará lições valiosas sobre reciclagem e reutilização de materiais, demonstrando como a arte pode ser um veículo para a conscientização ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade abrangem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de reconhecer e nomear cores primárias e secundárias, compreender o processo de mistura de cores para criar novas tonalidades e aplicar este conhecimento em criações artísticas. Pretende-se, ainda, que os alunos desenvolvam habilidades de observação, ao notar como as cores interagem entre si, e de experimentação, ao testarem suas hipóteses sobre o resultado das misturas de cores. Além disso, a atividade visa incentivar a criatividade e a expressão individual dos alunos através da arte, bem como promover a conscientização sobre a sustentabilidade e o uso responsável de materiais recicláveis.

  • Reconhecer e nomear cores primárias e secundárias.
  • Explorar o processo de mistura de cores para criar novas tonalidades.
  • Desenvolver habilidades de observação e experimentação com cores.
  • Estimular a criatividade e expressão artística individual.
  • Promover a conscientização sobre sustentabilidade e reciclagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se na introdução das cores primárias e secundárias e no processo de mistura de cores. Os alunos aprenderão sobre a importância das cores no mundo visual e nas artes, desenvolvendo habilidades de observação para identificar e combinar cores de maneira eficaz. Além disso, o conteúdo abordará o uso sustentável de materiais recicláveis na criação artística, incentivando os alunos a pensar sobre a reutilização de recursos de maneira criativa e responsável.

  • Cores primárias e secundárias
  • Processo de mistura de cores
  • Observação e identificação de cores
  • Expressão artística usando cores
  • Sustentabilidade e reciclagem na arte

Metodologia

A metodologia da 'Aventura das Cores' enfatiza a aprendizagem ativa e a experiência prática através da abordagem Mão-na-massa. Os alunos serão encorajados a explorar e experimentar com cores, utilizando materiais recicláveis para criar suas obras de arte. As atividades serão estruturadas de forma a incentivar a observação, hipótese, experimentação e reflexão, permitindo que os alunos aprendam fazendo. Esta abordagem hands-on será complementada por discussões em grupo e reflexões individuais, facilitando a compreensão conceitual e a expressão pessoal.

  • Exploração prática das cores primárias e secundárias
  • Atividades de mistura de cores com materiais recicláveis
  • Criação de obras de arte individuais e coletivas
  • Discussões em grupo sobre a experiência e descobertas
  • Reflexões individuais sobre o processo criativo e a sustentabilidade

Aulas e Sequências Didáticas

Ao longo de 15 aulas de 40 minutos cada, distribuídas em uma carga horária total de 10 horas, os alunos estarão imersos na 'Aventura das Cores'. As aulas serão divididas entre exploração teórica das cores, atividades práticas de pintura e mistura de cores com materiais recicláveis, análise e discussão das criações artísticas, e reflexões sobre sustentabilidade e a importância da reciclagem.

  • Aula 1: Introdução ao mundo das cores
  • Aula 2-4: Exploração das cores primárias
  • Aula 5-7: Experimentação com mistura de cores
  • Aula 8-10: Criação de arte com materiais recicláveis
  • Aula 11-13: Apresentação e análise das obras de arte
  • Aula 14: Discussão sobre sustentabilidade na arte
  • Aula 15: Reflexão individual e coletiva

Avaliação

A avaliação da 'Aventura das Cores' focará no processo de aprendizagem dos alunos tanto quanto no resultado final de suas criações artísticas. Será considerada a participação ativa, a capacidade de experimentação com as cores, a criatividade na utilização dos materiais recicláveis e a reflexão sobre o aprendizado. Os alunos serão incentivados a discutir suas obras, explicando suas escolhas criativas e o que aprenderam sobre cores e sustentabilidade. Esta avaliação formativa permitirá aos professores adaptar o ensino às necessidades de cada aluno, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e propício à criatividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da 'Aventura das Cores', serão necessários materiais básicos de pintura, como tintas nas cores primárias (vermelho, amarelo, azul) e pincéis, além de uma variedade de materiais recicláveis incluindo papelão, pratos descartáveis e garrafas PET. Esses materiais servirão tanto como superfícies para pintura quanto como ferramentas criativas para aplicação da tinta, promovendo uma experiência artística rica e sustentável. A escolha de materiais recicláveis não apenas reforça a importância da sustentabilidade, mas também estimula a criatividade dos alunos ao transformar objetos do cotidiano em arte.

  • Tintas nas cores primárias
  • Pincéis
  • Papelão
  • Pratos descartáveis
  • Garrafas PET
  • Lona plástica ou jornais para proteger o espaço de trabalho

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo